quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 604

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 604

Dia 17/12/2021 | 1º dia da Novena de Preparação ao Natal

Evangelho segundo Mateus (1,1-17)

(1)    Coloque-se em atitude de oração  

·          Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·          Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·          Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·          Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·          Tome consciência de si mesmo/a e do tempo do Advento

·          Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·          Prepare-se cantando: Ó vem, Senhor, não tardes mais!” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GV-waMJLivY)

 

(2)  Leia o texto da Palavra de Deus

·          Leia com toda a atenção o texto de Mateus 1,1-17

·          Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·          As genealogias servem para assegurar a pertença de uma pessoa a uma família ou a um povo, e garantir uma origem legítima

·          Na genealogia de Jesus, Mateus rompe com a tradição e inclui nela figura de mulheres, todas humilhadas e marginalizadas

·          Com isso, sublinha que o nascimento de Jesus e a irrupção do Reino de Deus rejeita também o poder patriarcal

·          Tanto Jesus como Maria têm suas raízes no pai do povo hebreu, do qual são legítimos herdeiros

·          O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

(3)  Medite a Palavra de Deus

·          Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, nesse momento?

·          Retome a genealogia, prestando atenção na inserção das figuras femininas e em algumas omissões (Moisés, os Profetas...)

·          Perceba a mudança da lógica narrativa quando fala da geração de Jesus em Maria: “Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu o Cristo”

·          Qual é a relevância, e o que significa, para você, lembrar que Maria pertence a um povo que tem líderes exemplares e outros tantos medíocres e violentos?

·          O que significa o fato de Maria ser citada entre mulheres desprezadas?

·          Procure identificar, entre seus antepassados, as pessoas que a família não gosta de citar como parentes

·          Se achar oportuno e possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)  Reze com o texto lido e meditado

·          Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·          Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·          Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·          Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·          Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·          Recorde a carente das gerações que antecederam você, e bendiga a Deus pela herança genética, cultural e espiritual que você recebeu delas

·          Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra

·          Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·          Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·          Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·          O que fazer para que nossas comunidades cristãs sejam um lugar especial de acolhida e proteção às pessoas marginalizadas?

·          Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)  Retorne à vida cotidiana

·          Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·          Recite ou cante a invocação: “Jesus, que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa comunidade desperta e em pé!”

·          Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·          Medite e reze com a canção “Vem, Senhor, vem salvar teu povo...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=w_m8tqzljkA)

·          Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·          Apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Pistas sobre Mateus 1,1-17

As genealogias bíblicas nos parecem hoje enfadonhos e inúteis. Mas, para a cultura de então, era um modo de assegurar a pertença a um povo. No caso do evangelho de hoje, Mateus, mesmo sem apresentar uma genealogia completa (Moisés e os profetas não são citados), demonstra que Jesus pertence ao povo hebreu, é um israelita legítimo, um descendente de Davi.

As genealogias são tradições patriarcais, centradas nas figuras masculinas. Mas Mateus incluiu cinco mulheres na genealogia de Jesus: Tamar (filha de prostituta), Raab (prostituta cananéia), Rute (estrangeira, pertencente a um povo acusado de ter se originado de um incesto), a “mulher de Urias” (mulher sem nome, abusada sexualmente pelo rei Davi) e Maria de Nazaré.

Incluindo estas mulheres nas origens de Jesus, Mateus deslegitima o patriarcado, sublinha a providência de Deus e destaca a inclusão de pessoas e povos marginalizados nos seus planos e intervenções. Silenciando sobre o pai biológico de Jesus (“José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus”, Mateus deslegitima mais uma vez a ideologia e o domínio patriarcal

Maria é incluída no grupo das outras quatro mulheres (ela é filha da humanidade e, como Jesus, descendente de Abraão, o pai do povo hebreu). Ao mesmo tempo, Maria expressa uma novidade: nela se manifesta a encarnação de um Deus que intervém na história elevando os humilhados e relativizando os poderes e ideologias, inclusive o patriarcado. E Jesus, compartilhando conosco as raízes humanas, é o Filho de Deus, enviado para que sejamos plenamente humanos.

O evangelho de hoje ilumina o primeiro dia da do Natal. Ele nos convoca a acolher Jesus como Filho enviado por Deus, como irmão da humanidade. Como ele, somos acolhidos pelo Pai e por ele enviados/as para levar todas as pessoas a serem a grande família de Deus, sem exclusões. “Fratelli tutti”, como diz o Papa.

 (Itacir Brassiani msf)

Reflexão do Papa Francisco

Como fez com Maria, manifestando-Lhe o seu plano de salvação, Deus também revelou a José os seus desígnios por meio de sonhos. No segundo sonho, o anjo ordena a José: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e fica lá até que eu te avise, pois Herodes procurará o menino para o matar” (Mt 2, 13). José não hesitou em obedecer, sem se questionar sobre as dificuldades que encontraria: “E ele levantou-se de noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito, permanecendo ali até à morte de Herodes” (Mt 2, 14-15).” (Patris Corde, 2)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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