sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 619

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 619

Dia 01/01/2022 | Santa Maria, Mãe de Deus | Ano Novo

Evangelho segundo Lucas (2,16-21)

(1)    Coloque-se em atitude de oração  

·          Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·          Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·          Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·          Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·          Tome consciência de si mesmo/a e do tempo do Advento

·          Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·          Prepare-se ouvindo o “Prólogo” cantado pelo Pe. Zezinho (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=3WpxcjYOKRM)

 

(2)  Leia o texto da Palavra de Deus

·          Leia com toda a atenção o texto de Lucas 2,16-21

·          Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·          Para celebrar a Jornada Mundial da Paz e o início de um novo ano civil, buscamos luzes no evangelho segundo Lucas

·          Acolhendo a mensagem e o mandato de Deus pela boca do anjo, os pastores vão apressados a Belém e ficam admirados com o que veem

·          O que eles encontram não tem nada de grandioso e espetacular, mas eles aprendem a “ler” a presença de Deus na simplicidade e na pobreza

·          Eles voltam alegres, louvando a Deus pelo que ouviram e viram, testemunhando a Boa Notícia para todos os povos

·          O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

(3)  Medite a Palavra de Deus

·          Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, nesse momento?

·          Releia o texto lentamente, detendo-se em cada palavra e em cada cena, interagindo com os personagens

·          Observe os pastores, e aprenda com eles: a acolhere reconhecer os sinais de Deus; a louvar a Deus pelo bem que vemos e recebemos...

·          Onde estamos vendo hoje os sinais da “visita de Deus” e da lenta gestação do Reino de Deus?

·          Como terá repercutido na vida daqueles pobres pastores o cântico que anuncia “Paz na terra aos Homens que Deus tanto ama”?

·          O que poderíamos fazer para promover e enraizar a paz em nossa convivência na primeira semana do ano 2022?

·          Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)  Reze com o texto lido e meditado

·          Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·          Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·          Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·          Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·          Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·          Lembre situações de falta de diálogo, educação e trabalho, e peça por elas

·          Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra

·          Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·          Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·          Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·          Como podemos divulgar a corajosa e oportuna mensagem do Papa Francisco sobre a construção da paz neste ano?

·          Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)  Retorne à vida cotidiana

·          Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·          Recite ou cante a invocação: “Jesus, que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa comunidade desperta e em pé!”

·          Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·          Medite a canção “Chegou a hora de sonhar de novo” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=btmd4w8JSq0)

·          Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·          Apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Pistas sobre Lucas 2,16-21

Na celebração do hoje se entrelaçam três eventos: o começo do ano civil; a maternidade de Maria; a Jornada Mundial pela Paz. Nascendo de Maria, o Filho de Deus desceu e se igualou a nós, resgatou-nos do domínio das leis e instituições, e nos deu a adoção filial e a liberdade. O Espírito Santo nos deu a possibilidade de clamar e dirigir-nos a Deus como filhos/as.

Contemplemos a chegada dos pastores à gruta Belém. Eles ficam impressionados com o que veem, e comparam com aquilo que tinham ouvido. E compreendem o mistério de um Deus a quem não apraz o poder, a grandeza, os cortejos de acólitos. Deus se alegra com a solidariedade de quem se faz peregrino e próximo dos deslocados e louva, glorificando a Deus, por tudo o que vê e ouve.

Acolhido por nós e no meio de nós, Jesus de Nazaré pacifica o mundo criando relações novas, baseadas na justiça e na fraternidade. Ele cumpre a promessa de Deus e realiza a esperança da humanidade através dos homens e mulheres de boa vontade, daqueles/as que não se resignam à paz aparente, baseada no equilíbrio de forças ou no terrorismo estatal.

Na sua mensagem para a Jornada Mundial pela Paz 2022, o Papa Francisco sublinha que o diálogo entre as gerações, a educação e o direito ao trabalho são mediações importantes para construir uma paz duradoura entre as nações e no seio das nações. Não bastam abraços, roupas brancas e desejos, por mais belos que sejam. A paz não é fruto de desejos e magias, mas de decisões!

“A oportunidade de construir juntos percursos de paz não pode prescindir da educação e do trabalho, lugares e contextos privilegiados do diálogo intergeracional. Enquanto a educação fornece a gramática do diálogo entre as gerações, na experiência do trabalho encontram-se a colaborar homens e mulheres de diferentes gerações, trocando entre si conhecimentos, experiências e competências em vista do bem comum”, diz o Papa.

 (Itacir Brassiani msf)

Reflexão do Papa Francisco

É oportuno e urgente que os detentores das responsabilidades governamentais elaborem políticas econômicas que prevejam uma inversão na correlação entre os investimentos públicos na educação e os investimentos em armamentos. Aliás, a busca dum real processo de desarmamento internacional só pode trazer grandes benefícios ao desenvolvimento dos povos e nações, libertando recursos financeiros para ser utilizados de forma mais apropriada na saúde, na escola, nas infraestruturas, no cuidado do território, etc.”. (Mensagem para o Ano Novo 2022, nº 3)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

Nenhum comentário: