sábado, 18 de dezembro de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 606

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 606

Dia 19/12/2021 | 3º dia da Novena de Preparação ao Natal

Evangelho segundo Lucas (1,39-45)

(1)    Coloque-se em atitude de oração  

·          Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·          Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·          Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·          Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·          Tome consciência de si mesmo/a e do tempo do Advento

·          Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·          Prepare-se ouvindo: Ave, Maria! Ave, Maria! Ave! Ave! Ave, Maria! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=DxLW6ISHXGQ)

 

(2)  Leia o texto da Palavra de Deus

·          Leia com toda a atenção o texto de Lucas 1,39-45

·          Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·          O texto de hoje está no contexto do anúncio da encarnação do Filho de Deus em Maria de Nazaré

·          É uma espécie de prolongamento da anunciação e de confirmação dos sinais da fidelidade ativa de Deus antecipado pelo anjo

·          A convocação que Maria recebeu da parte de Deus não a isola numa feliz auto complacência, mas a coloca, apressada, a serviço dos outros

·          Na casa de Isabel, Maria é saudada e celebrada como a Arca da Nova Aliança, e é dita feliz por acreditar na força da Palavra

·          O ambiente é essencialmente feminino (Zacarias é apenas citado), e o clima é de intensa alegria, a ponto de mexer até com o bebê no útero

·          O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

(3)  Medite a Palavra de Deus

·          Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, nesse momento?

·          Acompanhe Maria na sua caminhada de Nazaré à Judéia, inclusive seu encontro alegre e revelador com sua parenta Isabel

·          Deixe-se envolver pela alegria messiânica que ilumina e renova Maria, Isabel e João Batista

·          Repita, com Isabel, a saudação mística e profética com a qual recebe e celebra a visita de Deus ao seu povo

·          Recorde situações vividas por você, nas quais o fato de acreditar e confiar na presença e na bondade de Deus foi decisivo

·          Se achar oportuno e possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)  Reze com o texto lido e meditado

·          Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·          Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·          Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·          Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·          Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·          Reze com Isabel, com cada palavra inspirada, que a oração da Ave Maria recolheu e prolongou

·          Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra

·          Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·          Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·          Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·          O que este belo e provocador encontro de Maria e Isabel sugere que mudemos ou redirecionemos em nossa preparação para o Natal?

·          Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)  Retorne à vida cotidiana

·          Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·          Recite ou cante a invocação: “Jesus, que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa comunidade desperta e em pé!”

·          Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·          Ouça e cante o cântico de Maria na versão do Pe. Zezinho (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=LyT4THCudeo)

·          Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·          Apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Pistas sobre Lucas 1,39-45

O Advento é o tempo mais apropriado para contemplar o mistério de Maria, a mãe de Jesus, e aprender com ela. Ninguém pode nos ensinar mais e melhor como preparar o Natal de Jesus do que Maria e seu amado companheiro, José de Nazaré. No trecho de hoje, que prossegue o de ontem, Maria mostra-nos, de maneira plástica e concreta, o que significa fazer a vontade de Deus.

O episódio apresenta os frutos da ação libertadora de Deus na história, e a serena alegria que sua presença desperta na vida pobres. Não se trata de um sonho utópico mas de uma esperança segura, que se fundamenta na fidelidade de Deus, revelada ao longo da história do povo de Israel e das comunidades cristãs.

Depois do convite que recebeu de Deus mediante seu mensageiro, e depois de uma resposta generosa e engajada, precedida de um diálogo maduro e questionador com ele, Maria parte apressada às montanhas da Judéia. É guiada e movida pelo desejo de confirmar o sinal feminino anunciado pelo anjo, e emprestar seu apoio e assistência jovem a uma idosa que prestes a ser mãe.

Por isso, a cena é uma ampliação da anunciação do anjo a Maria, e uma confirmação dos sinais indicados pelo Mensageiro a ela.  Isabel saúda e proclama a presença do Messias no corpo de Maria, com a mesma surpresa e alegria com as quais Davi e o povo de Israel saudaram a presença fiel e libertadora de Deus na Arca da Aliança. Maria é a arca viva da nova aliança!

O próprio João Batista, no ventre de Isabel, antecipa essa alegria messiânica, e, com a mãe, reconhece a presença de Deus no meio do povo. Maria é aclamada como bem-aventurada porque acreditou na verdade e na força da Palavra de Deus. A seu modo, desvela e publica o significado profundo da sua maternidade.

Que nossa caminhada para o Natal possa fazer a adequada passagem da escuta fiel e da meditação atenta da Palavra de Deus aos gestos e compromissos de partilha e serviço solidário.

 (Itacir Brassiani msf)

Reflexão do Papa Francisco

Cada filho traz sempre consigo um mistério, algo de inédito que só pode ser revelado com a ajuda dum pai que respeite a sua liberdade. Um pai sente que completou a sua ação educativa e viveu plenamente a paternidade, apenas quando se tornou “inútil”, quando vê que o filho se torna autônomo e caminha sozinho pelas sendas da vida, quando se coloca na situação de José, que sempre soube que aquele Menino não era seu: fora simplesmente confiado aos seus cuidados”. (Patris Corde, 7)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

Nenhum comentário: