quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 631

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 631

Dia 13/01/2022 | Primeira Semana Comum | Quinta-feira

Evangelho segundo Marcos (1,40-45)

(1)     Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do tempo do Advento

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se ouvindo a canção “Que arda como brasa tua Palavra” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ushj5sKNvUE)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·        Leia com toda a atenção o texto de Marcos 1,40-45

·        Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·        Jesus não descansa nem de noite, e seu ministério de compaixão o leva ao encontro das pessoas necessitadas em todos os lugares

·        Hoje Jesus é encontrado por um leproso anônimo, que o interpela dizendo que sua purificação depende dele

·        O evangelista diz que Jesus olha para o leproso com compaixão (outras traduções dizem que ele olhou com ira) por causa das leis que condenam

·        Rompendo com o código de pureza, Jesus toca no homem leproso e, purificando-o, reinsere ele na sociedade e o faz cidadão

·        O homem purificado se torna um apóstolo, e Jesus, por causa do que fez, deve tomar precauções para não sofrer represálias

·        O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

(3)   Medite a Palavra de Deus

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, nesse momento?

·        Releia o texto, acompanhando a cena com o pensamento e com os sentidos, participando dela e interagindo com os personagens

·        Estimulado pela atitude e pelo gesto de Jesus, identifique as pessoas e grupos que sofrem a discriminação e até a exclusão

·        Como a cena não é localizada e o leproso não tem nome, você é convidado/a a colocar-se no lugar dele, acolhendo o dom de Jesus

·        Sinta-se purificado/a e também enviado/a para desmascarar os sistemas que discriminam e excluem as pessoas mais vulneráveis

·        Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·        Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·        Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·        Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·        Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·        Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·        Louve e agradeça a Deus pelas pessoas, movimentos e organizações que ajudam a derrubar os muros que separam e excluem

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·        Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·        Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·        Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·        Como os cristãos podemos atuar para fazer da nossa fé uma força capaz de derrubar os muros que separam e excluem pessoas?

·        Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·        Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·        Recite ou cante a invocação: “Jesus, que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa comunidade iluminada pela fé!”

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Medite a canção “Por causa de um certo Reino” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=88X0_wEHqOU)

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Apague a vela e conclua seu momento de oração

Pistas sobre Marcos 1,40-45

O trecho do Evangelho que meditamos ontem terminava dizendo que Jesus andava por toda a Galileia, ensinando, curando e expulsando demônios. Mas a cena de hoje – a purificação de um leproso – não situam o acontecimento: o leproso não tem nome, e Marcos não diz o lugar onde o encontro com Jesus aconteceu.

Já sabemos o que a lepra significava no oriente no tempo de Jesus: era uma espécie de morte social, pois a pessoa acometida desse mal vivia excluída de toda convivência familiar e social, era como um cadáver insepulto. Mas com Jesus a humanidade inicia uma etapa realmente nova. É como se Jesus lançasse uma ofensiva não-violenta contra o multifacetado sistema de opressão, introduzindo uma prática social alternativa, baseada na inclusão dos não cidadãos.

Desobedecendo a lei que o obrigava a tomar distância de qualquer pessoa, o leproso se aproxima de Jesus e diz que está nas mãos dele a possibilidade de purifica-lo. Ele não pede cura (da doença) mas purificação (da impureza). Jesus também descumpre a lei e, afirmando que quer ver o homem reinserido na convivência social, e toca nele, derrubando assim o poder da lei. A ira de Jesus expressa sua revolta contra o sistema de pureza, que discrimina e condena.

Advertindo com severidade o homem purificado para que não fizesse alarde, Jesus também confia a ele uma missão importante: apresentar-se aos sacerdotes no templo, testemunhando tanto a nova vida a reinserção social que recebeu de graça como a dureza implacável e a radical incapacidade do templo e seus acólitos para enfrentar o sistema de exclusão. Além de tratar os leprosos como não-gente, o templo cobra deles uma taxa quando ficam curados.

A cena que estamos meditando termina com o homem que fora leproso e vivera excluído atuando como o primeiro apóstolo (“o homem foi embora e começou a pregar muito e espalhar a boa notícia”) e Jesus como um fugitivo perseguido (“Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade”). Com este ataque verbal e simbólico ao sistema de pureza, Jesus atrai sobre si mesmo a impureza que era atribuída aos doentes e ao povo pobre em geral.

 (Itacir Brassiani msf)

Reflexão do Papa Francisco

“As coerções econômicas excluem o acesso das famílias à educação, à vida cultural e à vida social ativa. O atual sistema econômico produz várias formas de exclusão social. As famílias sofrem de modo particular com os problemas relativos ao trabalho. As possibilidades para os jovens são poucas e a oferta de trabalho é muito seletiva e precária. As jornadas de trabalho são longas e, muitas vezes, agravadas pelo tempo gasto no deslocamento. Isto não ajuda os esposos a encontrar-se entre si e com os filhos para alimentar diariamente as suas relações”. (Amoris Laetitia, nº 54)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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