terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 637

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 637

Dia 19/01/2022 | Segunda Semana Comum | Quarta-feira

Evangelho segundo Marcos (3,1-6)

(1)     Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do tempo do Advento

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se ouvindo a canção “Com alegria aclamemos...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=aO_4EGnpJ3svUE)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·        Leia com toda a atenção o texto de Marcos 3,1-6

·        Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·        Jesus é o Humano pleno, o Filho do Homem, Senhor do sábado e Senhor da casa comum, que existe para o bem de todos

·        Isso fica mais que evidente nesta espécie de “teatro político” que é a narração da cura do homem com mão atrofiada num sábado

·        Jesus poderia ter curado o homem num dia qualquer e num lugar mais discreto, mas faz questão de ressaltar a hipocrisia dos fariseus

·        Jesus afirma a exceção da lei para fazer o bem, enquanto que os seus delatores violam a lei para fazer o mal e ameaçar

·        O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, nesse momento?

·        Contemple a cena e as palavras: os personagens; a vigilância acusadora dos fariseus; a pergunta e os gestos de Jesus

·        Você acha que podemos assumir este ensino e esta ação de Jesus como regra para nossa vida religiosa e social?

·        Você já se deu conta alguma vez de estar usando a palavra de Deus e a fé para se omitir e se desculpar de fazer algo pelos outros?

·        O que nos amarra e nos impede de assumir a atitude livre, corajosa e libertadora de Jesus para fazer o bem a quem mais precisa?

·        Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·        Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·        Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·        Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·        Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·        Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·        Estenda sua mão a Deus, e peça que ele a abra, cure e abençoe, capacitando-a a ser gratuita e incansável no serviço aos outros

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·        Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·        Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·        Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·        O que podemos fazer ou mudar em nossa família ou comunidade para que os costumes e leis não nos impeçam de agir solidariamente?

·        Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·        Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·        Recite ou cante a invocação: “Jesus, que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa comunidade iluminada pela fé!”

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Medite a canção “Pão em todas as mesas” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X0YeYBEM-SI)

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

Pistas sobre Marcos 3,1-6

No final do trecho do evangelho de ontem, Jesus se declara Senhor do sábado e Senhor da casa comum. Nenhuma lei, costume ou instituição pode ser colocada acima ou contra ele e o Reino de Deus, ao qual ele serve. Para Jesus, o que conta é a Vida, o Dom e a Gratuidade, e não os deveres e haveres.

O trecho do evangelho de marcos que estamos meditando hoje é uma espécie de teatro político: é uma provocação de Jesus aos defensores da lei e da ordem, e uma demonstração de que ele é um transgressor da lei. É isso que representa a cura do homem de mão seca, na sinagoga dos judeus, em pleno sábado. É um questionamento radical de todo o edifício ideológico da lei judaica.

Marcos diz que, na sinagoga, “havia algumas pessoas espiando”, buscando motivos para acusar Jesus. No final (v. 6), essas pessoas são identificadas como fariseus. Jesus poderia ter evitado o confronto curando o homem num dia comum e num lugar discreto. Mas ele quer sublinhar a novidade do Reino de Deus e a caducidade do sistema legal defendido pelos fariseus.

Chamando o homem doente e pedindo que venha para o centro da assembleia, Jesus provoca: no sábado, a lei permite fazer o bem e salvar uma vida, ou fazer o mal e condenar? Os fariseus se calam, não porque não sabem a resposta, mas para fugir da autoincriminação. Jesus fica triste e irado por causa da dureza e maldade deles, triste porque percebeu que havia selado seu destino.

Estabelecida a diferença de perspectivas entre Jesus e os defensores do templo, o homem estende a mão e, sem qualquer intervenção de Jesus, fica curado. E os fariseus, que acusam Jesus por ter feito o bem a uma pessoa necessitada em dia de sábado, decidem, no sábado, fazer um mal maior: condenar Jesus à morte.

Jesus pede que estendamos a mão a ele e sejamos curados, para que nossa mão se estenda para servir quem precisa, para lutar com eles. Mas espera também que tenhamos a corajosa liberdade de enfrentar e desmascarar os sistemas que oprimem os pobres.

 (Itacir Brassiani msf)

Reflexão do Papa Francisco

“Muitas vezes somos incoerentes com as nossas próprias convicções, mesmo quando são sólidas. Há ocasiões em que, por mais que a consciência nos dite determinado juízo moral, têm mais poder outras coisas que nos atraem. Isto acontece, se não conseguirmos que o bem individuado pela mente se radique em nós como uma profunda inclinação afetiva. Uma formação ética válida implica mostrar à pessoa como é conveniente, para ela mesma, agir bem. Muitas vezes, hoje, é ineficaz pedir algo que exija esforço e renúncias, sem mostrar claramente o bem que se poderia alcançar com isso”. (Amoris Laetitia, nº 265)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

Nenhum comentário: