segunda-feira, 14 de março de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 692

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 693

Dia 15/03/2022 | Segunda Semana da Quaresma | Terça-feira

Evangelho segundo Mateus (23,1-12)

(1)  Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Reze, ouvindo ou cantando: “Quero ouvir teu apelo, Senhor” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ZHACwFpiA4k)

 

(2)  Leia o texto da Palavra de Deus

·        Leia com toda a atenção o texto de Mateus 23,1-12

·        Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·        Jesus está em Jerusalém, centro econômico e religioso de Israel, e tem sucessivos confrontos com os grupos que exercem autoridade

·        No texto de hoje, o confronto não é direto, e Jesus apenas se refere a eles para orientar seus discípulos a viverem corretamente

·        Criticando os fariseus e escribas, Jesus pede insistentemente que seus discípulos não se comportem como eles

·        E, por fim, apresenta seu mandamento: os/as discípulos/as tem todos a mesma dignidade, e um só Pai, um só Mestre e um só Guia

·        O que caracteriza a comunidade do Reino de Deus são as relações de igualdade, fraternidade e serviço mútuo

·        O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3)  Medite a Palavra de Deus

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·        Leia atentamente, palavra por palavra, a crítica de Jesus aos escribas e fariseus, assim como o que ele pede dos/as discípulos/as

·        O que Jesus critica nos fariseus e escribas? Que exemplos de ambiguidade deles Jesus apresenta?

·        O que Jesus manda e pede aos seus discípulos? Como vivemos hoje este tríplice mandamento?

·        Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)  Reze com o texto lido e meditado

·        Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·        Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·        Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·        Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·        Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·        Ajuda-me a viver minha fé em ti sem jamais fazer dela um trampolim para o sucesso ou uma máscara para meus interesses

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

 

(5)  Contemple a vida à luz da Palavra

·        Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·        Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·        Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·        Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·        Em que que nossa comunidade e a Igreja como um todo precisam mudar para levar a sério o que Jesus manda no evangelho de hoje?

 

(6)  Retorne à vida cotidiana

·        Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·        Recite a invocação: “Jesus, que nos falas com sabedoria e nos ensinas com amor, ajuda-nos a ser tal como és!”

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Ouça e cante “Voz e luz” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=fBHxrFcTRWA)

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Pistas sobre Mateus 23,1-12

Esta página do ensino de Jesus aos discípulos, a partir da observação crítica da atitude dos fariseus e doutores da lei, ocorre em Jerusalém, no templo, alguns dias antes da sua prisão e condenação à morte. E nós a lemos na perspectiva da conversão ao Evangelho, que é o apelo especial e predominante desse tempo.

Do ponto de vista literário, este episódio vem antes dos sete “ais” dirigidos aos fariseus, e antecipa cinco exemplos do esforço deles para impressionar o povo. Por fim, a partir do contraexemplo dos fariseus, cuja imitação os discípulos devem evitar, Jesus anuncia três mandamentos aos seus discípulos.

É preciso considerar que o objetivo desta cena, apesar da linguagem polêmica e do recurso aos clichês, não é propriamente acusar os fariseus e escribas, mas instruir e prevenir aqueles que seguem a Jesus. Os interlocutores de Jesus são membros da comunidade, e Jesus quer que eles façam uma autocrítica madura e responsável.

Inicialmente, Jesus pede que seus discípulos escutem o que os escribas leem e proclamam (leis e profetas), mas não deem crédito à interpretação que fazem e ensinam, e não imitem suas atitudes. A fé em Deus e a conversão ao Reino de Deus implica na coerência entre ler, falar e agir. E é nisso que, segundo Jesus, os escribas e fariseus pecam, e seus discípulos devem evitar.

A crítica de Jesus aos fariseus se concentra em três atitudes: eles fazem tudo para serem vistos e causar boa impressão sobre o povo; eles multiplicam preceitos e proibições sem levar em conta o peso que representam para o povo; eles se recusam a mexer um dedo para ajudar o povo. Por isso, buscam os primeiros lugares e querem ser chamados e tratados como mestres, líderes e pais.

Isso não pode ser imitado, de modo nenhum, pelos/as discípulos/as de Jesus! Todos somos irmã/os e servidores/as uns dos outros, iguais em dignidade, filhos do Pai, guiados e instruídos por Jesus. A igualdade, a fraternidade, a coerência e o serviço configuram nossa identidade como discípulos/as missionários/as de Jesus.

 (Itacir Brassiani msf)

“Fala com sabedoria, ensina com amor”

“A educação para a formação integral parte do reconhecimento mútuo entre as realidades sociais, culturais e econômicas, nas quais cada pessoa é levada a ampliar suas competências críticas em relação às suas próprias condições reais. Por essa razão, precisam ser criadas novas formas de educar não baseadas em uma racionalidade técnica e utilitária, mas em um reconhecimento básico: o ato educativo pressupõe ações amplas e complexas que demandam um reconhecimento do lugar que a pessoa ocupa na sociedade em que está inserida”. (Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2022, § 56)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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