terça-feira, 15 de março de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 694

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 694

Dia 16/03/2022 | Segunda Semana da Quaresma | Quarta-feira

Evangelho segundo Mateus (20,17-28)

(1)  Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Reze, ouvindo ou cantando: “Quero ouvir teu apelo, Senhor” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ZHACwFpiA4k)

 

(2)  Leia o texto da Palavra de Deus

·        Leia com toda a atenção o texto de Mateus 20,17-28

·        Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·        Jesus está a caminho de Jerusalém, onde será preso e executado, e faz desse caminho um processo de formação dos/as discípulos/as

·        Surdos ao ensino sobre a inevitabilidade da rejeição e da cruz, Tiago e João, através da mãe, postulam lugares privilegiados

·        Na família patriarcal judia, assim como no império romano, assegurar funções de chefia e de domínio era essencial

·        Jesus desfaz o mito do poder e dos primeiros lugares, pois no Reino de Deus não há lugar para chefes e senhores

·        A comunidade dos discípulos/as é uma família alternativa, onde todos são iguais, irmãos e servidores/as uns dos/as outros/as

·        O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3)  Medite a Palavra de Deus

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·        Leia atentamente, palavra por palavra, a pretensão de Tiago e João, o questionamento e o ensino de Jesus

·        Observe a ordem que Jesus dá aos discípulos: “Entre vocês não deve ser assim... Quem quiser ser grande, deve ser o servidor!”

·        Em que tipo de líderes e autoridades podemos ver hoje um exemplo de quem realmente é maior, na ótica de Jesus?

·        Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)  Reze com o texto lido e meditado

·        Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·        Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·        Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·        Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·        Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·        Converte meu coração, meus pensamentos e meus sentimentos, para que eu viva a alegria da igualdade e da fraternidade

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

 

(5)  Contemple a vida à luz da Palavra

·        Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·        Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·        Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·        Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·        Que passos nossas comunidades e a Igreja como um todo precisam dar para levar a sério este ensinamento de Jesus?

 

(6)  Retorne à vida cotidiana

·        Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·        Recite a invocação: “Jesus, que nos falas com sabedoria e nos ensinas com amor, ajuda-nos a ser tal como és!”

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Ouça e cante “Voz e luz” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=fBHxrFcTRWA)

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Pistas sobre Mateus 20,17-28

Como discípulos/as de Jesus, devemos tomar distância da sede de aparecer, que devora os fariseus. Todos somos irmã/os e servidores/as uns dos outros, iguais em dignidade, filhos do Pai, guiados por Jesus. A igualdade, a fraternidade e o serviço mútuo configuram nossa identidade de discípulos/as missionários/as de Jesus.

Essa foi a lição que aprendemos ontem. Cronologicamente, a cena de hoje ocorre antes daquela de ontem: está situada no meio do caminho de Jesus e seus discípulos a Jerusalém. Estamos diante de um “diálogo pedagógico” cheio de tensões. A família de Tiago e João age dentro dos interesses de uma família patriarcal, mas Jesus propõe uma família alternativa, contracorrente.

Enquanto os filhos de Zebedeu fazem lobby para assegurar um lugar de honra no seu reinado, Jesus se coloca na base e percorre o caminho da margem: será zombado e açoitado, como era comum se fazer com os escravos. Enfatizando o caminho da cruz, Jesus põe por terra os sedutores mitos do poder e da glória, e é por isso que os demais discípulos se irritam. Como Pedro na montanha da transfiguração, eles não sabem o que estão pedindo.

Na sua resposta, Jesus insinua que os grandes e poderosos não realizam a vontade de Deus, pois mandam e oprimem. Ele sim, o Filho do Homem, faz a vontade do Pai, pois assume a condição do servidor, do menor, do último. A lógica de Deus é inversa à lógica do poder e da honra. O Reino de Deus segue um dinamismo contrário à lógica das instituições e dos reinos deste mundo.

A passagem de chefe a irmão, de primeiro a último, é a prova de fogo do discipulado de Jesus. O reino de Deus não tem nem senhores nem chefes, tem apenas irmãos, iguais e servidores. Tornar-se discípulo/a é percorrer um caminho marginal, é ensaiar uma família unida na diversidade, dialogante e acolhedora.

 (Itacir Brassiani msf)

“Fala com sabedoria, ensina com amor”

“A crise desencadeada pela Covid-19 fez ecoar a perspectiva humanista da educação. É preciso educar para viver em comunhão, para conceber a democracia como um estado de participação. Educar como ação esperançosa na capacidade de aprender do humano e de estabelecer relações mais fraternas em sociedade e com a natureza. A forma que reagimos em uma crise, nossas capacidades instaladas e nossas prioridades revelam mais de nós mesmos do que da própria crise. Revelam também o que priorizamos e o que não priorizamos no campo da educação”. (Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2022, § 57)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

Nenhum comentário: