segunda-feira, 28 de março de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 707

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 707

Dia 29/03/2022 | Advento | Quarta Semana | Terça-feira

Evangelho segundo João (5,1-16)

(1)  Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se ouvindo a canção Fala, Senhor! (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Sc5eyp-raOM)

 

(2)  Leia o texto da Palavra de Deus

·        Leia com toda a atenção o texto de João 5,1-16

·        Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·        Nas duas semanas que separam da festa dos ramos, somos convidados a meditar episódios narrados pelo evangelista João

·        Ontem refletimos sobre a cena da cura do filho de um funcionário do rei, em Caná, região da Galeileia

·        Hoje encontramos Jesus de novo em Jerusalém, na Judéia, misturado incógnito à multidão de gente excluída do templo

·        Como no encontro com a mulher samaritana, Jesus nota que algumas águas (as leis) só servem para discriminar e dividir

·        Por isso, à revelia da Lei e do Templo, devolve ao paralítico, símbolo de todos os excluídos, a autonomia e a dignidade, mas não permite que ele volte a se submeter àquilo que o escraviza

·        O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3)  Medite a Palavra de Deus

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·        Situe-se no interior da cena, observe a atitude de Jesus em meio à multidão que se acotovelava para conseguir “uma vaga” na água

·        Observe atentamente cada palavra que Jesus fala e cada gesto ou ação que ele executa, captando seu sentido profundo

·        Você consegue perceber como o episódio é uma denúncia forte contra o uso das leis e cultos para manter as pessoas dominadas?

·        O que a palavra e a prática de Jesus nos ensina sobre o uso abusivo da religião para premiar alguns e submeter multidões?

·        Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)  Reze com o texto lido e meditado

·        Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·        Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·        Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·        Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·        Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·        Peça a Jesus a liberdade e a generosidade para estar ao lado das vítimas, despertando nelas a confiança em si mesmas

 

(5)  Contemple a vida à luz da Palavra

·        Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·        Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·        Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·        Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)  Retorne à vida cotidiana

·        Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·        Recite a invocação: “Jesus, que nos falas com sabedoria e nos ensinas com amor, ajuda-nos a ser tal como és!”

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Medite e reze com a canção O viajante (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Cff2DMBGqOc)

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Pistas sobre João 5,1-16

Segundo o evangelho de João, esta é a segunda vez que Jesus vai a Jerusalém, mas desta vez não se diz que ele foi ao templo. João também não diz qual era a festa que se celebrava. Mas isso não importa, porque Jesus relativiza tanto o templo como todas as festas religiosas promovidas nele. O templo não é o lugar da fé e da vida!

A piscina conhecida como casa da misericórdia não tem misericórdia nenhuma. É um retrato da multidão de gente excluída que se amontoa em Jerusalém. Somente os “puros”, os “bons” podem entrar no templo, e é o próprio templo que impõe a lei segundo a qual somente “os primeiros” seriam beneficiados com a esperada cura.

O homem paralisado há 38 anos é figura da imensa maioria do povo: excluída sem piedade do templo e suas festas. Nele não há lugar para a fé que liberta, mas vigora a competição que exclui e a perseguição que mata, como comprovará Jesus. Assim como o templo e suas festas não servem para nada, também a água da piscina, como a água do poço de Jacó, só consolidam e aumentam a discriminação.

Jesus visita Jerusalém sem chamar a atenção sobre si, e nem sequer se apresenta à multidão excluída e ao homem paralisado. Ele também não dá a mínima importância para o templo e suas leis. Jesus sabe que as festas são ocasionais, e a exclusão é permanente. Sabe também que a Lei e o Templo não libertam ninguém, pois são os próprios causadores da prostração e da exclusão do povo.

Jesus não mergulha o paralítico na água, nem o manda lançar-se na piscina. Ele ordena que se levante e caminhe por si mesmo, libertando-o das amarras e fardos da lei. A cama na qual estava preso é o símbolo da Lei! Estimulado por Jesus, o homem, emancipado, não leva mais a Lei em conta.

Por isso, Jesus vai buscar (e não “encontrar”) o homem curado no templo. Ser libertado à margem da Lei e contra as regras do templo mas continuar submisso a elas significaria recair no pecado. Na Lei e no Templo ninguém encontra confirmação de sua liberdade e dignidade, mas apenas discriminação, perseguição e morte

 (Itacir Brassiani msf)

“Fala com sabedoria, ensina com amor”

“Os responsáveis pela pastoral da educação nas dioceses e nas paróquias, os próprios párocos, religiosos e leigos comprometidos com a educação são chamados a voltar seu olhar para a educação pública. Atenção, sensibilidade e apoio serão fundamentais se quisermos ser presença apostólica neste vasto campo de mais de 42 milhões de estudantes em escolas de educação básica e nas universidades. É necessário apoiar e promover a pastoral da educação”. (Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2022, § 115)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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