sexta-feira, 20 de outubro de 2023

O Evangelho na vida de cada dia (142)

142 | Ano A | 28ª Semana Comum | Sábado | Lucas 12,8-12

21/10/2023

O núcleo da perícope de hoje é o testemunho da pessoa de Jesus e do seu Evangelho que se espera de todo/a discípulo/a. Ela prossegue o trecho de ontem, no qual Jesus sublinhava a necessidade de vencer o fermento da hipocrisia, de confiar no amor e no socorro do Pai, de não ter medo, de anunciar o Evangelho com clareza e sem nenhuma restrição.

É como se a vida do/a discípulo/a missionário/a se inscrevesse num processo judicial, no qual é testemunha de Jesus e Jesus é sua testemunha. Não há nada a temer, e precisamos testemunhar a verdade do amor compassivo de Deus pela humanidade ferida e oprimida. Quem fizer isso, com liberdade, generosidade e perseverança, pode contar com o testemunho do próprio Cristo a seu favor. Ele dará depoimento em nosso favor.

É neste contexto que pode ocorrer a blasfêmia contra o Espírito Santo, dinamismo divino presente na encarnação e na missão de Jesus. Blasfemar contra o Espírito Santo significa não testemunhar, ou negar publicamente, a ação libertadora de Deus em Jesus Cristo e no mundo. Ou, pior ainda: significa culpar Deus pelos males que ferem seus filhos e filhas, usando o nome de Deus em vão ou contra seus filhos/as.

Este medo de testemunhar está ligado ao medo diante daqueles que matam o corpo, ao amor próprio e arrogante que leva a um fechamento consciente e grave à vontade do Pai e ao dinamismo transformador do Reino de Deus. Mais que uma palavra maldita ou um pensamento irresponsável, a blasfêmia é expressão de uma atitude contrária ao testemunho corajoso de Jesus.

Quem segue Jesus e deixa-se guiar por seu Espírito, não precisa se preocupar com a autodefesa diante dos tribunais, palanques e academias. O Espírito inspira e sustenta seu testemunho lúcido, maduro e corajoso. Quem se entrega com plena confiança ao Pai acaba encontrando palavras e soluções que jamais poderia imaginar. Quando a fé dá as mãos ao amor, nossa fantasia criativa explode em iniciativas, a serenidade faz em nós sua morada e nos sentimos como se fôssemos gente nova, renascida e recriada no Espírito.

 

Meditação:

§  Retome esta exortação missionária de Jesus palavra por palavra, frase por frase, deixando que iluminem sua vida

§  Identifique situações concretas nas quais, por medo ou acomodação, os cristãos não dão testemunho do Evangelho

§  Já ocorreu com você que, por medo ou comodismo, você diminuiu a força do seu testemunho ou descaracterizou o Evangelho de Jesus?

§  Você já fez a experiência de encontrar palavras e soluções inesperadas para resolver questões conflitivas que envolviam você?

Nenhum comentário: