terça-feira, 24 de outubro de 2023

O Evangelho na vida de cada dia (146)

146 | Ano A | 29ª Semana Comum | Quarta-feira | Lucas 12,39-48

25/10/2023

O Reino de Deus virá, e nenhum/a discípulo/a de Jesus pode duvidar, nem esperar “jogando-se nas cordas”. Precisamos ser como o pessoal encarregado do cuidado de uma casa, que espera o chefe voltar de uma festa: precisamos nos mover numa fé vigilante e viver acendendo luzes na escuridão, para que nós e todos possamos caminhar com segurança. Esta é a lição do texto imediatamente anterior ao que acabamos de ler.

No texto de hoje, Jesus amplia essa lição, comparando a irrupção do Reino de Deus com a ação de um ladrão experto: ele chega improvisamente, e num momento inesperado. Em outras palavras: precisamos esperar Jesus e a irrupção do Reino de Deus vigilantes, como quem não gosta nem quer ser surpreendido por um ladrão que invade a casa na calada da noite. A caminhada de fé é uma existência aberta ao futuro, na espera de um encontro. O dia e a hora, porém, ninguém sabe, e isso importa menos.

Em nome de todos/as os/as discípulos/as, Pedro pergunta se Jesus está dizendo isso somente a eles ou a todo o povo. Jesus não responde diretamente, mas deixa entender que a espera vigilante e militante é a marca de toda pessoa que nele crê e se dispõe a seguir seus passos, mas quem recebeu mais, quem o segue mais de perto, tem maior responsabilidade. Estes são como o administrador fiel a quem Jesus confia o cuidado de todo o “pessoal da casa”.

A comunidade cristã é a “casa de Deus”, abrigo seguro do povo de Deus, e os administradores (ministros) não podem deixar-se levar pela preguiça, pelas comodidades, pela lei do menor esforço, abusando do poder e descuidando-se daquilo que é essencial. Como a tarefa do administrador da parábola, os ministérios e estruturas são transitórios, e, na Igreja, todos são servos e irmãos, ninguém é chefe. Nada de chicotear o povo com o fantasma do comunismo!

Não aconteça que nós, mesmo conhecendo a vontade de Deus, vivamos “na sombra e água fresca”, não preparemos nada e atuemos como chefes sem compromisso e violentos, prontos a encher a cara, dominando com violência e discriminando. Tempo de espera é tempo de missão!

 

Meditação:

§  Retome e reconstrua o fato, a parábola, observe as palavras e imagens, assim como a conclusão de Jesus

§  Acolha as palavras incisivas de Jesus, deixe-se inspirar pelas parábolas do ladrão e do administrador

§  Imagine-se dentro das parábolas, vigilante para não ser surpreendido dormindo, ativo e serviçal aos iguais

§  Você percebe situações em que você e a comunidade estão “baixando a guarda” ou agindo como se não fôssemos todos iguais?

§  O que podemos dizer dos líderes religiosos que, movidos por medos e interesses, assustam o povo com fantasmas, como o comunismo?

Nenhum comentário: