sexta-feira, 27 de outubro de 2023

O Evangelho na vida de cada dia (149)

149 | Ano A | Festa de São Judas, Apóstolo | Lucas 6,12-19

28/10/2023

Voltamos ao capítulo 6 do evangelho segundo Lucas para iluminar a festa de hoje. São Judas Tadeu não é o traidor convertido, como pensam alguns! É um segundo Judas, irmão (ou filho) de Tiago e parente de Jesus. Uma tradição antiga diz que ele era o noivo da festa de Caná, mas não há provas disso. Seu nome significa, literalmente, amigo íntimo, “amigo do peito”, próximo do coração. Este nome já é por si mesmo prenhe de significado.

São Judas nos deixou uma breve carta, que faz parte do Novo Testamento. Nela, o apóstolo sublinha os valores da vida comunitária e mostra-se muito preocupado com algumas falsas lideranças que estavam causando danos às comunidades cristãs. São Judas diz que essas lideranças são como de nuvens que não trazem chuva, como árvores que não têm raízes, como ondas revoltosas e violentas, como astros errantes, como seguidores de Caim.

Na carta, ele também pede aos fiéis que edifiquem a si mesmos sobre o alicerce da fé e perseverem no amor de Deus. E manda que conjuguem a compaixão com a cautela, e fortaleçam os cristãos vacilantes. Por isso, precisamos sublinhar que, mais que um socorro nas causas difíceis, Judas Tadeu é, com os outros apóstolos, lâmpada da fé e coluna da verdade, como diz Cirilo de Alexandria.

Mesmo que alguns dos Doze discípulos escolhidos e enviados sejam pouco conhecidos, Jesus os escolheu “a dedo”. Antes de os escolher, passou uma noite em oração, para não se enganar na escolha, e para que eles fossem símbolo do novo povo de Deus. Ser Apóstolo significa ser enviado, ser porta-voz, delegado, embaixador. Os Doze são participantes da missão do próprio Jesus Cristo, fazem o que ele fez, têm a sua dignidade, assumem sua meta e trilham seu caminho.

Celebrando esta festa no finalzinho do mês dedicado às missões, a comunidade cristã é convocada a renovar seu ardor missionário, a potencializar seu testemunho, a dar sua resposta ao Senhor que chama através dos clamores e esperanças do nosso povo ainda ameaçado pela pandemia. Estamos respondendo com a vida ao envio para dar testemunho num círculo cada vez mais amplo?

 

Meditação:

§  Retome a cena, os gestos, perguntas e palavras de Jesus, as reações da mulher encurvada, dos chefes da sinagoga e do povo

§  Acompanha passo a passo o retiro orante, a escolha nominal e o envio dos Doze Apóstolos, embaixadores do Reino de Deus

§  Deixe que ressoe também em você e hoje o chamado e a escolha de Jesus: “Eu te amo, te chamo, te formo e te envio!”

Nenhum comentário: