sábado, 27 de abril de 2024

O Evangelho dominical (Pagola) - 28.04.2024

CONTACTO VITAL

Segundo o relato evangélico de João, na véspera da sua morte, Jesus revela aos seus discípulos o seu desejo mais profundo: «Permaneçam em mim». Conhece as suas covardias e sua mediocridade. Em muitas ocasiões recriminou-os pela sua pouca fé. Se não permanecem vitalmente unidos a ele, não poderão subsistir.

As palavras de Jesus não podem ser mais claras e expressivas: «Assim como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vocês não podem dar fruto, se não permanecerem em mim». Se não se mantiverem firmes naquilo que aprenderam e viveram com ele, sua vida será estéril. Se não viverem do seu Espírito, o que foi iniciado por ele será extinto.

Jesus utiliza uma linguagem forte: «Eu sou a videira e vocês são os ramos». Nos discípulos há de correr a seiva que vem de Jesus. Os discípulos nunca devem esquecer isso. «Aquele que permanece em mim e eu nele, esse dá frutos abundantes, porque sem mim nada podeis fazer». Separados de Jesus, os discípulos não podem nada.

Jesus não só lhes pede que permaneçam nele. Diz-lhes também que as «suas palavras permanecem neles». Que não as esqueçam. Que vivam do seu Evangelho. Essa é a fonte da qual devem beber. Já lhes tinha dito em outra ocasião: «As palavras que vos disse são espírito e vida».

O Espírito do Senhor Ressuscitado permanece hoje vivo e operante na sua Igreja de múltiplas formas, mas a sua presença invisível e silenciosa adquire traços visíveis e uma voz concreta graças à memória guardada nos relatos evangélicos daqueles que o conheceram de perto e o seguiram. Nos evangelhos entramos em contato com sua mensagem, o seu estilo de vida e o seu projeto para o reino de Deus.

Por isso, nos evangelhos encontra-se a força mais poderosa que as comunidades cristãs possuem para regenerar as suas vidas. A energia que necessitamos para recuperar a nossa identidade como seguidores de Jesus. O evangelho de Jesus é o instrumento pastoral mais importante para renovar hoje a Igreja.

Muitos bons cristãos nas nossas comunidades só conhecem os evangelhos «de segunda mão», através de testemunhas Tudo o que sabem sobre Jesus e a sua mensagem provém daquilo que puderam reconstruir a partir das palavras dos pregadores e dos catequistas. Vivem a sua fé sem ter um contato pessoal com as palavras de Jesus.

É difícil imaginar uma nova evangelização sem proporcionar às pessoas um contato mais direto e imediato com os evangelhos. Nada tem mais força evangelizadora do que a experiência de escutar juntos o evangelho de Jesus a partir das perguntas, dos problemas, dos sofrimentos e das esperanças do nosso tempo.

José Antonio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: