quinta-feira, 18 de outubro de 2018

O Evangelho dominical - 21.10.2018


NADA DISSO ENTRE NÓS

Enquanto sobem a Jerusalém, Jesus vai anunciando aos Seus discípulos o destino doloroso que o espera na capital. Os discípulos não o entendem. Andam a disputar entre eles os primeiros lugares. Tiago e João, discípulos desde a primeira hora, aproximam-se Dele para Lhe pedirem diretamente para sentarem-se um dia um à Tua direita e o outro à Tua esquerda.
Vê-se Jesus desalentado: Não sabeis o que pedis. Ninguém no grupo parece entender que segui-Lo de perto no Seu projeto, sempre será um caminho não de poder e grandezas, mas de sacrifício e de cruz.
Entretanto, ao saberem do atrevimento de Santiago e João, os outros dez indignam-se. O grupo está mais agitado que nunca. A ambição está a dividi-los. Jesus reúne-os a todos para deixar claro o Seu pensamento.
Antes de mais nada expõem-lhes o que acontece aos povos do Império romano. Todos conhecem os abusos de Antipas e das famílias herodianas na Galileia. Jesus resume assim: os que são reconhecidos como chefes utilizam o seu poder para tiranizar os povos, e os grandes não fazem senão oprimir os seus súbditos. Jesus não pode ser mais categórico: Vós, nada disso”.
Jesus não quer ver entre os Seus nada parecido: O que queira ser grande entre vós que seja vosso servidor, e o que queira ser primeiro entre vós que seja escravo de todos. Na Sua comunidade não haverá lugar para o poder que oprime, só para o serviço que ajuda. Jesus não quer chefes sentados à Sua direita e esquerda, mas servidores como Ele que dão a sua vida pelos demais.
Jesus deixa as coisas claras. A Sua Igreja não se constrói a partir da imposição dos de cima, mas a partir do serviço dos que se colocam abaixo. Não cabe qualquer tipo de hierarquia em termos de honras ou de domínio. Tampouco métodos e estratégias de poder. É o serviço o que constrói a Igreja de Jesus.
Jesus dá tanta importância ao que está a dizer que se coloca a si mesmo como exemplo, pois não veio ao mundo para exigir que o sirvam, mas “para servir e dar a Sua vida em resgate por todos”. Jesus nos ensina que ninguém triunfe na Igreja, que não seja a servir o projeto do reino de Deus desgastando-nos pelos mais débeis e necessitados.
Os ensinamentos de Jesus não são só para os dirigentes. Desde tarefas e responsabilidades diferentes temos de comprometer-nos todos a viver com mais entrega ao serviço do Seu projeto. Não necessitamos na Igreja de imitadores de Santiago e João, mas de seguidores fiéis de Jesus. Os que querem ser importantes que se ponham a trabalhar e a colaborar.
José Antonio Pagola
Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: