quarta-feira, 6 de novembro de 2019

ANO C | TEMPO COMUM | TRIGÉSIMO-SEGUNDO DOMINGO | 10.10.2019


Sua fé na ressurreição é maior que o medo de perder a vida?

Para os evangelhos, os saduceus são a caricatura mais acabada do cinismo que pode ameaçar a religião. Eles representam a casta sacerdotal privilegiada e a nobreza leiga rica, e são os porta-vozes das grandes famílias abastadas, que se aproveitam dos donativos dos peregrinos e dos sacrifícios oferecidos no templo. Eles também criam e vendem os animais puros que os romeiros oferecem em sacrifício no templo de Jerusalém. E são também eles que administram o tesouro do templo, uma espécie de tesouro nacional.
Instalados no alto da pirâmide social e religiosa, os saduceus rejeitam e ridicularizam a fé na ressurreição, e desafiam Jesus. Jesus enfrentou a ideologia religiosa dos fariseus, negando-se a se submeter ao templo (cf. Lc 20,1-8), comparando-os a vinhateiros homicidas (cf. 20,9-19), dando a volta por cima do nacionalismo fanático que incitava a não pagar impostos (cf. 20,20-26). E então chega a vez dos saduceus, que aparecem para criticar a fé dos fariseus e ridicularizar o ensino de Jesus, especialmente a ressurreição dos mortos.
A fé na ressurreição nasce historicamente numa situação de opressão, e suscita a fidelidade ao projeto de Deus e a resistência diante de toda espécie de opressão e sedução. É isso que percebemos no tempo dos Macabeus, através do edificante testemunho de uma mãe corajosa, que sustenta a fé dos sete filhos. Torturados com chicotes e flagelos, eles respondem: “Estamos prontos a morrer, antes que transgredir a lei dos nossos antepassados. O rei do universo nos fará ressurgir para a vida eterna.”
Desde o tempo destes heróis do judaísmo, crer na ressurreição não tem nada a ver com a atitude de quem não se importa com as contradições e violências da história e se refugia no valor pretensamente superior de uma outra vida. A fé na ressurreição dos mortos é luz que ilumina a mente e nos ajuda a visualizar um mundo radicalmente distinto e qualitativamente novo. É também força que sustenta a luta para construi-lo, e a coragem para resistir às seduções que os privilégios e comodidades do presente exercem sobre nós.
Jesus responde à teologia cínica dos saduceus discutindo a forma como se dá a ressurreição e apresentando o seu fundamento. Começa afirmando que a vida ressuscitada não é uma simples cópia da vida presente, mas uma nova qualidade relacional, uma nova ordem existencial, uma vida de plena comunhão com Deus e livre da necessidade de sucesso e de perpetuação da espécie. É isso que Jesus quer dizer quando fala que “os que forem julgados dignos de participar do mundo futuro e da ressurreição “não se casam” e “já não poderão morrer”, porque “serão iguais aos anjos” e “filhos de Deus”.
Depois, Jesus fundamenta a ressurreição no próprio fiel de Deus, e não simplesmente numa questão antropológica ou social, ou num preceito moral. Ele recorre ao evento fundador do judaísmo, ou seja, à revelação do nome e da compaixão de Deus a Moisés e ao seu povo. Para Deus e em Deus, todos vivem e todos, sem nenhuma espécie de exclusão, têm o direito de viver. Estão irremediavelmente mortos somente aqueles que, encastelados em seus privilégios, fecham os ouvidos ao clamor dos oprimidos e sufocam os gérmens de um futuro distinto das ambiguidades do presente.
Por isso, a fé na ressurreição não é apenas uma questão antropológica, da necessidade humana de assegurar a vida. É uma questão teológica: se enraíza em Deus, cresce na luta, se fortalece na resistência e se alimenta da esperança. É nessa perspectiva que adquirem sentido as palavras do apóstolo Paulo: “O próprio nosso Senhor Jesus Cristo e Deus, nosso Pai, que, na sua graça, nos amou e nos deu uma consolação eterna e uma feliz esperança, confortem vossos corações e vos confirmem em tudo o que fazeis e dizeis de bom.”
Acreditando na ressurreição e tirando todas as consequências desta fé, façamos o possível, como diz Paulo, “para que a Palavra do Senhor se espalhe rapidamente e seja glorificada”. E esta palavra viva e vivificante é uma Boa Notícia: os coxos andam, os cegos veem, os surdos ouvem, os pecadores são justificados, os pobres recebem boas notícias e os mortos ressuscitam; em outras palavras: a história não é monolítica e fechada, as sementes germinam, o mundo tem jeito, a morte e o medo não têm a última palavra.
Jesus, tu não te envergonhas de ser nosso irmão, e não te calas diante do cinismo dos satisfeitos. Ensina-nos a crer na ressurreição e a tirar disso todas as consequências. Livra-nos das correntes do desânimo frente ao fracasso, e rompe as cadeias da acomodação e do amor-próprio. Mantém nossos passos na marca dos teus, e livra-nos de fazer da fé na ressurreição uma desculpa para fugir do mundo. Protege-nos à sombra das tuas asas e sacia-nos todo dia com a tua presença. Assim seja! Amém!
Itacir Brassiani msf

Segundo livro dos Macabeus 7,1-14 | Salmo 16 (17)
2ª Carta de Paulo aos Tessalonicenses 2,16-35 | Evangelho de São Lucas 20,17-38

Nenhum comentário: