quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

O Evangelho dominical (Pagola) - Conversão ao Evangelho

A CONVERSÃO NOS FAZ BEM!

O chamado à conversão evoca em nós quase sempre a memória do esforço exigente, próprio de todo o trabalho de renovação e purificação. No entanto, as palavras de Jesus, “Convertei-vos e acreditai no Evangelho”, convidam-nos a descobrir a conversão como um passo para uma vida mais completa e gratificante.

O Evangelho de Jesus vem dizer-nos algo que nunca devemos esquecer: É bom converter-se. Faz-nos bem. Permite-nos experimentar um modo novo de viver, mais saudável e alegre. Dispõem-nos a entrar no projeto de Deus para construir um mundo mais humano. Alguém se perguntará: mas, como viver essa experiência? Que passos dar? O primeiro passo é parar. Não termos medo de ficar sozinhos/as conosco mesmos para fazermo-nos as perguntas mais importantes da vida: Quem sou eu? O que estou a fazer com a minha vida? É isto o único que quero viver?

Este encontro consigo mesmo requer sinceridade. O importante é não continuar a enganar-nos. Procurar a verdade do que estamos a viver. Não nos empenharmos em ocultar o que somos e parecer o que não somos. Pode ser que experimentemos então o vazio e a mediocridade; que apareçam diante de nós atuações e posturas que estão arruinando a nossa vida; que não é isso que desejamos; que, no fundo, desejamos viver algo melhor e mais alegre.

Descobrir como estamos prejudicando a nossa vida não nos leva necessariamente a afundar no pessimismo ou no desespero. Esta consciência de pecado é saudável. Dignifica-nos e ajuda-nos a recuperar a autoestima. Nem tudo é mau e ruim em nós. Dentro de cada um está sempre atuando uma força que nos atrai para o bem, o amor e a bondade. É Deus que quer uma vida mais digna para todos.

A conversão exige, sem dúvida, mudanças concretas na nossa forma de atuar. Mas a conversão não consiste nessas mudanças. Ela própria é a mudança. Converter-se é mudar o coração, adotar uma nova postura na vida, tomar uma direção mais saudável, colaborar no projeto de Deus.

Todos, crentes e menos crentes, podem dar os passos mencionados até aqui. A sorte do crente é poder viver esta experiência abrindo-se confiadamente a Deus. Um Deus que se interessa por mim mais do que eu próprio, não para resolver os meus problemas, mas para resolver o problema: essa minha vida medíocre e fracassada que parece não ter solução. Um Deus que me entende, me espera, me perdoa e que me quer ver viver de forma mais plena, alegre e gratificante.

Por isso, o crente vive a sua conversão invocando Deus com as palavras do salmista: “Tem misericórdia de mim, Ó Deus, segundo a tua bondade. Lava-me completamente da minha culpa, limpa o meu pecado. Cria em mim um coração limpo. Renova-me por dentro. Devolve-me a alegria da tua salvação” (Sal 51).

José Antonio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: