quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 296

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 296   

Dia 12/02/2021 | Sexta-feira | 5ª Semana do Tempo Comum

Evangelho segundo Marcos (7,31-37)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se cantando “A Palavra de Deus vai chegando, vai...” (Clique aqui: (https://www.youtube.com/watch?v=YbujZHawttg)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Marcos 7,31-37

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Enquanto os discípulos não entendem Jesus, e os líderes religiosos o rejeitam, os pobres e os pagãos excluídos o buscam e reconhecem

·      Jesus continua curando e ensinando em território pagão, e uma pessoa com dificuldades de falar é levada a Jesus

·      Pisando sobre a ideologia da separação e da pureza, Jesus toca os ouvidos e a língua do surdo-mudo, e ele se recupera

·      Os pagãos que o levaram a Jesus, junto com o pagão curado, rompem com a marginalização e se tornam evangelizadores

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Releia o texto, contemplando atentamente os gestos dos pagãos e de Jesus, mas também o que diz Jesus e o que dizem os pagãos

·      Você acha que as pessoas e grupos excluídos tem o espaço que lhes é devido na Igreja e na sociedade?

·      Seria verdade que muitos cristãos e comunidades sentem-se mais à vontade reproduzindo ideologias que separam e hierarquizam que aderindo à escandalosa e provocadora liberdade inclusiva de Jesus?

·      Se puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Reze, pedindo que Jesus abra seus ouvidos e sua boca, para entender com inteligência e pregar com criatividade o seu Evangelho

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·    Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Medite assistindo um clip com a canção “Utopia” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GwKNdnIGJTU)

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Pistas para compreender Marcos 7,31-37

No texto de ontem, vimos como a insistência e o argumento de uma mulher pagã faz Jesus “mudar” de opinião. Deus é pai, e não ninguém como indigno ou impuro, como se fosse um cão desprezível. Anunciando e realizando o Reino de Deus, que é o horizonte no qual se move, Jesus derruba os muros que classificam e opõem as pessoas e povos.

Na cena de hoje, Jesus continua em território pagão, e sua ação libertadora cobre toda a região circunvizinha à Galileia. Pessoas anônimas levam a Jesus um homem que tinha extrema dificuldade de se comunicar verbalmente. Tudo indica que é mais um pagão, como o são também aqueles que o levam a Jesus e pedem que imponha suas mãos sobre ele.

Na mentalidade judaica, os pagãos eram pessoas impuras, das quais o judeu deveria se afastar para não se tornar impuro, assim como era considerada impura a saliva humana. Sem nenhuma pretensão de fama, mas mantendo seu confronto radical com o sistema de pureza, Jesus leva o surdo-mudo para fora do olhar do público, toca sua língua com saliva e seus ouvidos com os dedos.

Com estes dois gestos, Jesus desfaz novamente a ideologia da pureza, que delimitava a pertença ao povo judeu e excluía todos os demais, assim como trabalhadores manuais, doentes, pecadores em geral. Gritando, abre os ouvidos e solta a língua daquele pagão, de modo que ele e seus amigos anônimos deixam a zona da exclusão e se tornam testemunhas de Jesus.

É uma formidável mudança do status social daquele homem! Aquilo que Jesus, com poucos resultados, lutava para provocar nos seus discípulos torna-se possível com gente excluída: eles ouvem Jesus e testemunham abertamente o bem que ele faz sem olhar a quem. E o que Jesus faz e ensina deve ser normativo e inquestionável para quem o segue.

É terrivelmente perniciosa e anticristã a ideologia que afirma a supremacia do branco sobre os outros, do rico sobre o empobrecido, do homem sobre a mulher, do ocidente sobre o oriente, dos católicos sobre os protestantes...

 (Itacir Brassiani msf)

 

Pensamento do Papa Francisco

É um ato de caridade indispensável o empenho com o objetivo de organizar e estruturar a sociedade de modo que o próximo não se venha a encontrar na miséria. É caridade acompanhar uma pessoa que sofre, mas é caridade também tudo o que se realiza para modificar as condições sociais que provocam o seu sofrimento. É caridade se alguém ajuda outra pessoa fornecendo-lhe comida, mas o político cria-lhe um emprego, exercendo uma forma sublime de caridade que enobrece a sua ação política”. (Francisco, Fratelli Tutti, 186)

 

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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