sábado, 13 de fevereiro de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 298

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 298   

Dia 14/02/2021 | Domingo | 6ª Semana do Tempo Comum

Evangelho segundo Marcos (1,40-45)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se cantando “A Palavra de Deus vai chegando, vai...” (Clique aqui: (https://www.youtube.com/watch?v=YbujZHawttg)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Marcos 1,40-45

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Jesus não descansa nem de noite, e o ministério de compaixão o leva ao encontro das pessoas necessitadas em todos os lugares

·      Hoje Jesus é encontrado por um leproso anônimo, que o interpela dizendo que sua purificação depende somente de Jesus

·      Rompendo com o código de pureza, Jesus toca no homem leproso e, purificando-o, reinsere ele na sociedade e o faz cidadão

·      O homem purificado se torna um apóstolo, e Jesus, por causa do que fez, deve tomar precauções porque passa a ser suspeito

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Releia o texto, acompanhando a cena com o pensamento e com os sentidos, participando dela e interagindo com os personagens

·      Como a cena não é localizada e o leproso não tem nome, você é convidado/a a colocar-se no lugar dele, acolhendo o dom de Jesus

·      Sinta-se purificado/a e também enviado/a para desmascarar os sistemas que discriminam e excluem as pessoas mais vulneráveis

·      Se puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Como os cristãos podemos atuar para fazer da nossa fé uma força capaz de derrubar os muros que separam e excluem pessoas?

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·    Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Medite a canção “Por causa de um certo Reino” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=88X0_wEHqOU)

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Algumas ideias sobre Marcos 1,40-45

O trecho anterior terminava dizendo que Jesus andava por toda a Galileia, ensinando, curando e expulsando demônios. Mas a cena de hoje – a purificação de um leproso – carece de informações que possam situar o acontecimento: o leproso não tem nome, e Marcos não diz o lugar onde o encontro com Jesus aconteceu.

Já sabemos o que a lepra significava no oriente no tempo de Jesus: era uma espécie de morte social, pois a pessoa acometida desse mal vivia excluída de toda convivência familiar e social, era como um cadáver insepulto. Mas com Jesus a humanidade inicia uma etapa realmente nova. É como se Jesus lançasse uma ofensiva não-violenta contra o multifacetado sistema de opressão, introduzindo uma prática social alternativa, baseada na inclusão dos não cidadãos.

Desobedecendo a lei que o obrigava a tomar distância de qualquer pessoa, o leproso se aproxima de Jesus e diz que está nas mãos dele a possibilidade de purifica-lo. Ele não pede cura (da doença) mas purificação (declaração de que ele não está mais impuro). Jesus também descumpre a lei e, afirmando que quer sim ver o homem reinserido na convivência social, e toca nele, derrubando assim o poder da lei. A ira de Jesus expressa sua revolta contra o sistema de pureza.

Advertindo com severidade o homem purificado para que não fizesse alarde, Jesus também confia a ele uma missão importante: ir apresentar-se aos sacerdotes no templo, testemunhando tanto sua nova vida como a dureza implacável e a radical incapacidade do templo e seus acólitos para enfrentar o sistema de exclusão. Além de tratar os leprosos como não-gente, cobra deles uma taxa quando ficam curados.

A cena termina com o homem que fora leproso e vivia excluído atuando como o primeiro apóstolo (“o homem foi embora e começou a pregar muito e espalhar a boa notícia”) e Jesus como um fugitivo perseguido (“Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade”). Diante do ataque ao sistema de pureza, Jesus atrai sobre si mesmo a impureza do povo.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Pensamento do Papa Francisco

Os políticos são chamados a cuidar da fragilidade, da fragilidade dos povos e das pessoas. Cuidar da fragilidade quer dizer força e ternura, luta e fecundidade, no meio dum modelo funcionalista e individualista que conduz inexoravelmente à cultura do descarte; significa assumir o presente na sua situação mais marginal e angustiante e ser capaz de ungi-lo de dignidade. Embora acarrete certamente imenso trabalho, que tudo se faça para tutelar a condição e a dignidade da pessoa humana”. (Francisco, Fratelli Tutti, 188)

 

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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