domingo, 11 de abril de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 355

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 355

Dia 11/04/2021 | 2ª Semana da Páscoa | Segunda

Evangelho segundo João (3,1-8)

(1)     Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se cantando: O Ressuscitado vive entre nós, amém, Aleluia!(Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=5nQ8crGGZMk)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de João 3,1-8

·      Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·      Passada a semana da páscoa, retomamos o ensino e o caminho de Jesus na vida cotidiana, mas sempre à luz do acontecimento pascal

·      Depois de chamar os primeiros discípulos, de solucionar a falta de vinho num casamento e de expulsar os exploradores do templo, Jesus é procurado por Nicodemos, chefe de um grupo de fariseus

·      Ele trata Jesus como um “excelentíssimo senhor” (Rabi), um mestre reformador religioso, mas na linha dos demais rabinos

·      Jesus reage com uma declaração polêmica e provocativa: para entender o Reino de Deus e participar dele é preciso nascer de novo, recomeçar

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Leia atentamente, sem pressa, palavra por palavra, este episódio e este diálogo tenso entre Nicodemos e Jesus

·      Observe a postura de superioridade e de doutor com a qual Nicodemos se apresenta a Jesus: “Nós sabemos...”

·      Será que nosso hábito de pregar e ensinar sobre Jesus não está nos levando a reproduzir esta postura nefasta e perigosa de Nicodemos?

·      O que significa concretamente hoje “nascer do alto”, nascer da cruz, começar do zero, deixar de ser doutor para ser aprendiz?

·      Enquanto nos aproximamos de Jesus dizendo saber quem ele é, não temos nenhuma chance de entender o Evangelho e mudar de vida

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração do dia

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Medite e reze com canção pascal “Banhados em Cristo, somos uma nova criatura! As coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=WiUioVo_DIM&t=3s)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

Algumas pistas sobre João 3,1-8

O tempo pascal se estende por mais seis semanas, mas, passada o oitavo dia da páscoa, a liturgia pede que deixemos de lado os textos que narram episódios da ressurreição e nos convida a escutar e meditar textos que nos falam da vida nova proposta por Jesus Cristo. Pois, crer em Jesus crucificado e ressuscitado significa aderir ao seu caminho de vida, à sua escala de valores.

Nicodemos, que é chefe dos fariseus, procura Jesus de noite, com discrição e prudência. Isso é compreensível, depois da polêmica que Jesus provocou expulsando os comerciantes do templo. Mas, para os fariseus, a noite é também o momento do estudo da Lei, o espaço do encontro com a Palavra. Parece que ele deseja receber o ensino da nova Palavra.

Nicodemos é um dos fariseus descontentes com o judaísmo e com o templo, deseja uma reforma, espera um Messias reformador. Trata Jesus por Rabi (“excelência”), um mestre excepcional, mas na mesma linha dos outros rabinos do judaísmo. Nicodemos pensa entender os sinais que Jesus realiza e considera válidas suas denúncias. Mas vê nisso apenas sinais de restauração e não compreende a nova aliança, o novo tempo que Jesus inaugura.

Nas palavras de Nicodemos aparece claramente a atitude de superioridade e de arrogância, típica dos fariseus. “Nós sabemos...” E Jesus não tarda em desmontar essa falsa segurança: para entrar no Reino de Deus é preciso nascer de novo, nascer do alto. É preciso começar tudo de novo, do ponto zero, admitir o próprio não-saber. Jesus e Nicodemos representam dois tipos diferentes de saber.

A resposta de Jesus é categórica e vinculada ao Reino, ao futuro, e não à Lei e ao passado. Jesus não admite exceções, e propõe ruptura e novo começo, nova qualidade humana. Por isso, o verbo nascer aparece 8 vezes, e é central. Jesus fala de um renascimento, de aprender da cruz, do dinamismo da compaixão e da misericórdia transformado em único caminho de realização humana e culto a Deus.

(Itacir Brassiani msf)

Pensamento da Fraternidade 2021

Se consigo ajudar uma só pessoa a viver melhor, isso já justifica o dom da minha vida. Ganhamos plenitude, quando derrubamos os muros e o coração se enche de rostos e de nomes! Quem ama e deixou de entender a política como uma mera busca de poder está seguro de que não se perde nenhuma das suas obras feitas com amor, não se perde nenhuma das suas preocupações sinceras com os outros, não se perde nenhuma das suas generosas fadigas... (Papa Francisco, Fratelli Tutti, § 195)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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