segunda-feira, 12 de abril de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 356

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 356

Dia 13/04/2021 | 2ª Semana da Páscoa | Terça-feira

Evangelho segundo João (3,7-15)

(1)     Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se cantando: O Ressuscitado vive entre nós, amém, Aleluia!(Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=5nQ8crGGZMk)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de João 3,7-15

·      Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·      No encontro com Nicodemos, Jesus enfaticamente que, para entender o Reino de Deus e participar dele, é preciso “nascer de novo”, recomeçar

·      Mais que isso, é preciso “nascer do alto”, do crucificado por amor, porque o apego exterior à Lei produz a morte, e não a vida

·      Por mais incrível que possa parecer, Jesus inclui a Lei entre “as coisas da carne”, limitadas e precárias, superadas pelas “coisas do Espírito”

·      Deixar-se conduzir pelo Espírito significa percorrer o caminho de Jesus, abrindo mão de coisas seguras e arriscando-se a chegar ao mesmo fim

·      Jesus é Aquele que “desceu” e aquele que “foi elevado”, por isso, o único caminho no qual os discípulos podem encontrar vida, saúde e liberdade

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Leia atentamente, sem pressa, palavra por palavra, este episódio e este diálogo tenso entre Nicodemos e Jesus

·      Retome o texto de ontem, pois ambos estão interligados, e a compreensão de um depende do entendimento do outro

·      Para ser conduzido pelo Espírito não basta rezar e cantar com emoção, falar coisas incompreensíveis: é preciso renascer no amor solidário

·      Todos corremos o risco de imaginar-nos “mestres” nos assuntos de religião, esquecendo que, sobre Deus, estamos sempre no “bê-á-bá”

·      Tenhamos bem presente, especialmente neste tempo pascal, que o Jesus glorificado e exaltado o é, especialmente, enquanto crucificado por amor

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração do dia

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Medite e reze com canção pascal “Banhados em Cristo, somos uma nova criatura! As coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=WiUioVo_DIM&t=3s)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

Algumas pistas sobre João 3,7-15

No diálogo com o fariseu Nicodemos, Jesus insiste que, para nascer de novo e participar do Reino de Deus, é preciso nascer do alto significa nascer da cruz, do crucificado, do “levantado”, no seguimento dele no amor que esvazia para servir. Para Jesus, a vida não está na volta ao passado, está no novo começo. Mas, Nicodemos se apega ao passado, a um determinismo que exclui a possibilidade de mudança.

“Nascer do alto” significa também renascer no Espírito. “Carne” representa o ser humano inacabado, a condição humana frágil, sem plenitude, incapaz de amar: a mãe, a raça, o povo. Os fariseus e o aparato da Lei fazem parte da carne, mas os fariseus imaginam que ela seja acabada e perfeita. Espírito representa o reino de Deus, a universalidade, a esfera divina, excelente e invisível, não manipulável.

Na perspectiva do “diálogo formativo” de Jesus com Nicodemos, percebemos que Jesus crucificado, Verbo encarnado, ocupa o lugar da Lei. Se entramos no dinamismo do Reino de Deus, somos guiados e julgados pelo amor e é por esse critério que são aferidas a bondade ou a maldade das ações humanas. Em Jesus, seu Filho amado, Deus não age como juiz, mas como amante e doador da vida.

O conhecimento suscitado pelo Espírito não se opõe à reflexão e ao estudo, mas atesta a insuficiência destes. Para acessar o coração do mistério de Deus a fé ´-e necessária, mas ela é mais que simples confiança na palavra de uma pessoa considerada superior. Fé é uma espécie de elevação e universalização do nosso pensar e do nosso agir.

Podemos falar então de iluminação interior. Mas esse dom da iluminação supõe uma disponibilidade de coração e uma verdadeira liberdade interior para abandonar saberes aparentemente seguros. Esta sabedoria é fruto da Palavra de Deus, aquela sabedoria que cada um/a de nós, como discípulos/as de Jesus, somos chamados/as a descobrir na leitura e meditação da Palavra de Deus. Como Nicodemos, também nós estamos na noite, o momento especial da Palavra.

 (Itacir Brassiani msf)

Pensamento do Papa Francisco

É grande nobreza ser capaz de desencadear processos cujos frutos serão colhidos por outros, com a esperança colocada na força secreta do bem semeado. Ao amor, a boa política une a esperança, a confiança nas reservas de bem que estão no coração do povo. Por isso, esta política renova-se com a convicção de que cada mulher, cada homem e cada geração encerram em si uma promessa que pode irradiar novas energias relacionais, intelectuais, culturais e espirituais”. (Fratelli Tutti, § 195)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

Nenhum comentário: