sexta-feira, 2 de abril de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 346

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 346

Dia 03/04/2021 | Semana Santa | Vigília Pascal

Evangelho segundo Marcos (16,1-7)

                                                                      

(1)     Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se cantando o Salmo 117 (pascal): Este é o dia que o Senhor fez...(Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7sFZ_4fZJOE)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Marcos 16,1-7

·      Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·      Esta narração da ressurreição de Jesus é um dos muitos textos bíblicos sugeridos para a vigília pascal

·      As mulheres fazem uma espécie de contraponto à atitude de José de Arimatéia e dos discípulos, para os quais Jesus havia fracassado, e tudo terminara em tragédia, sepultado sob uma pesada pedra

·      Maria Madalena e as companheiras compram perfumes para ungir o corpo morto de Jesus e dar-lhe uma sepultura digna

·      Mas elas descobrem que a pedra fora rolada, que a sepultura estava vazia, que os sinais eram de vida, que “o Crucificado” não estava lá

·      E são enviadas como apóstolas, com a missão de reconstruir a comunidade e anunciar que Jesus caminha à frente na Galileia

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Leia atentamente, sem pressa e com todos os sentidos, palavra por palavra, gesto por gesto, esta cena inusitada e com final aberto

·      Por que as mulheres, ao invés de se animarem, ficam amedrontadas? Estariam convencidas que tudo terminara em tragédia irremediável?

·      Marcos nos convoca a escrever o final dessa história: voltaremos, com Pedro e os demais discípulos/as, à periferia para recomeçar nossa adesão a Jesus Cristo, com a disposição de compartilhar seu destino?

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    O que devemos mudar a partir da convicção de que a vida de Jesus não termina em fracasso ou tragédia, mas que caminha à nossa frente?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração do dia

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Medite e reze com canção pascal “Aleluia”, de Handel (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=M-7KdocrTLc)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Algumas pistas sobre Marcos 16,1-7

A cena da paixão e morte de Jesus terminara laconicamente: ele morre abandonado pelos discípulos, e acompanhado somente por dois outros executados com ele; José de Arimatéia, numa ação ambígua compra um lençol, enrola nele e corpo sem vida de Jesus, deposita-o num túmulo e fecha o túmulo com uma grande pedra, como que dizendo que tudo estava terminado; mas duas observam tudo à distância.

Na cena de hoje, Maria Madalena e duas outras mulheres fazem exatamente o contrário de José de Arimatéia: compram perfumes para ungir dignamente o corpo de Jesus; saem de casa de madrugada e vão ao túmulo de Jesus, preocupadas com a dificuldade de rolar a enorme pedra; dão-se conta com surpresa que a pedra fora rolada e que a sepultura estava aberta; entraram na sepultura e encontram um jovem vivo, sentado à direita, vestido com uma túnica branca.

Assustadas com o que veem (túmulo vazio, roupas que vestem um mártir, vida em vez de morte), recebem a notícia boa e inesperada: Jesus Nazareno, o Crucificado, não está ali, como fora a vontade de José de Arimatéia e a elite religiosa de Jerusalém. E recebem uma missão: avisar os discípulos e Pedro, que haviam abandonado Jesus e tudo o mais, que Jesus vai na frente deles para a Galileia, onde será encontrado.

Suspendendo aqui sua narrativa, o evangelista nos convida a fazer parte desta cena como protagonistas e dar a ela um final. Voltaremos nós, com Pedro e os demais discípulos/as à Galileia para recomeçar a utopia do Reino de Deus e reunir a comunidade estraçalhada pela cruz, compartilhando a compaixão solidária do Crucificado? Continuaremos iludidos, esperando uma vitória espetacular do Reino de Deus e da Igreja? Ou lamentaremos a falência e o fracasso de Jesus e do reino de Deus, como parece entender Arimatéia?

Somos nós que daremos um final a essa história. É certo que o nosso mundo não gosta de hospedar sonhadores/as; prefere-os na cruz, na sepultura ou nos livros. Mas há uma certeza: Jesus nos precede vivo nas periferias e nas fronteiras.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Pensamento da Fraternidade 2021

A crucificação todos testemunharam, mas ficou uma dúvida: a história da ressurreição seria verdadeira, ou apenas o resultado do abalo emocional das mulheres? Afirmações e perguntas sobre os tais acontecimentos são feitas por nós todos os dias. As certezas e as dúvidas são inerentes quando o assunto é a realidade em que vivemos, principalmente mediante crises e sofrimentos”. (Texto-Base, § 23)

 

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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