terça-feira, 6 de abril de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 350

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 350

Dia 07/04/2021 | Oitava da Páscoa | Quarta-feira

Evangelho segundo Lucas (24,13-35)

(1)     Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se cantando o Salmo 117 (pascal): Este é o dia que o Senhor fez...(Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7sFZ_4fZJOE)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Lucas 24,13-35

·      Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·      Diversamente daquilo que normalmente imaginamos, a ressurreição de Jesus não é uma evidência que se impõe de modo indiscutível

·      Os vários registros bíblicos deixam muito claro que trata-se de uma convicção que vai se criando lentamente e contra as evidências

·      É uma experiência de consolo, paz e confirmação, mas, ao mesmo, tempo, de chamamento ao risco, ao conflito, à profecia perigosa

·      Pode parecer contradição, mas a ressurreição de Jesus não nos livra da morte, mas nos coloca num caminho que pode conduzir à morte

·      Trata-se de uma reviravolta nos projetos pessoais e sociais, da prioridade absoluta da justiça e da fraternidade sobre todas as coisas

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Leia atentamente, sem pressa e com todos os sentidos, palavra por palavra, gesto por gesto, esta cena dos discípulos de Emaús

·      Preste atenção na atitude de Jesus, nas perguntas que faz, na sua forma de conduzir ao entendimento da vida e das escrituras

·      Como entender a cegueira e falta de discernimento para entender a realidade de Jesus por parte dos discípulos de Emaús e de hoje?

·      O que significa para nós hoje, voltar a Jerusalém, mesmo no escuro da noite? Apenas encontrar a comunidade, ou também enfrentar riscos?

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·    Procure verbalizar em sua oração o que a experiência destes dois discípulos e deste tempo pascal suscita e faz germinar em você

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    O que a fé em Jesus crucificado e ressuscitado coloca em cheque na Igreja e na sociedade de hoje?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração do dia

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Medite e reze com canção pascal “Fica conosco, Senhor!” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=G7UNHSbjl_U)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

Algumas pistas sobre Lucas 24,13-35

Os discípulos partiram de Jerusalém impactados pelos acontecimentos: a condenação e a consequente morte de Jesus na cruz. Todo o processo foi de extrema violência. Provavelmente não esteve ausente da conversa entre os dois caminhantes a história contada pelas mulheres que viram o túmulo vazio. Mais incrível ainda foi a história de Maria Madalena, que contou para Pedro que viu Jesus ressuscitado.

Como conciliar tantas histórias impactantes? A crucificação todos testemunharam, mas ficou uma dúvida: a história da ressurreição seria verdadeira ou o resultado do abalo emocional das mulheres? As certezas e as dúvidas são inerentes quando o assunto é a realidade em que vivemos, principalmente mediante crises e sofrimentos.

Sobre o que vocês conversam ao longo do caminho? (cf. Lc 24,17) Essa foi a pergunta feita por aquele que se fez companheiro de viagem dos discípulos. Por mais que o novo viajante estivesse inteirado da realidade, precisava provocar a reflexão sobre o tempo em que eles viviam, a fim de que compreendessem os fatos marcantes que haviam testemunhado. A história de Emaús nos ensina que refletir sobre as experiências vividas e compreender a realidade são esforços importantes para entender a sociedade.

Os peregrinos foram surpreendidos com o fato de um cidadão demonstrar que não estava informado sobre algo tão trágico e presente na vida do povo: a injustiça cometida pela condenação e morte violenta de um inocente. Durante a viagem, eles procuraram informar o estranho, mas expuseram também suas dúvidas e contradições. Relataram que as mulheres foram ao túmulo, não encontraram o corpo de Jesus, mas encontraram anjos que anunciaram que ele estava vivo.

Ouvindo atentamente os fatos narrados, o companheiro de viagem reage dizendo que estão se comportando como pessoas sem inteligência e lentos para crer tudo o que os profetas disseram. Mesmo sendo próximos a Jesus, aqueles discípulos não conseguem compreender os fatos.

(Texto-Base da Campanha da Fraternidade, §§ 23, 36, 45-46)

Pensamento da Fraternidade 2021

A mensagem de Jesus não ergue muros, mas derruba-os, não é de ódio, mas de amor. Precisamos de profecias que abram nossos olhos para as desigualdades, principalmente para aquelas promovidas em nome da fé em Jesus Cristo; que anunciem a esperança, que reafirmem o fundamento da fé e que gerem vida e não violência. Onde podemos firmar os pés para derrubar esses muros? Que princípios podem contribuir para superar os discursos que legitimam o ódio e a prática da violência? (Texto-Base, § 91-92)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

Nenhum comentário: