quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 484

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 484

Dia 19/08/2021 | 20ª Semana Comum | Quinta-feira

Evangelho segundo Mateus (22,1-14)

 

(1)     Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se ouvindo e rezando: Tua Palavra é luz no meu caminho (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-AsfnLP_blo)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·        Leia com toda a atenção o texto de Mateus 22,1-14

·        Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·        Depois de uma longa caminhada missionária, durante a qual exerce o ministério da compaixão em benefício do povo necessitado e forma seus discípulos na novidade do Reino de Deus, Jesus chega a Jerusalém

·        É acolhido com alegria pela gente da periferia, entra no templo com o chicote e radicaliza o confronto com a elite do judaísmo

·        Através de parábolas, inclusive a de hoje, ele enfrenta esta elite e justifica a abertura das portas do reino de Deus aos pobres

·        Sacerdotes, escribas e fariseus recusam o convite para a festa inclusiva do Reino de Deus, não reconhecem e até contestam a autoridade de Jesus

·        O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·        Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·        O convite do Pai para participar da aliança do Filho não exclui ninguém, mas alguns se recusam a participar daquilo que não lhes é exclusivo

·        Mesmo que seus enviados sejam tratados com violência, o Pai não reage do mesmo modo, mas se dirige aos se abrem à intervenção de Deus

·        Como você vem respondendo a este convite para participar da festa da vida que acolhe quem sempre foi relegado à margem?

·        Você acolhe esse convite com alegria e compromisso, ou “com dor de cotovelo”, como se você e sua classe fossem preteridos?

·        E você está usando a roupa adequada para uma festa de núpcias (prática da justiça) e não se preocupa com a coerência?

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·        Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·        Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·        Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·        Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·        Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·        Peça a Jesus a graça de se comprometer e se alegrar com a inversão de prioridades que o Evangelho propõe e inaugura

·        Louve a Deus pelos sinais de reconhecimento da dignidade das pessoas e grupos histórica e socialmente marginalizados

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·        Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·        Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·        Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·        Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·        Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·        Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Medite com a bela canção “Senhor, se tu me chamas eu quero te ouvir; se queres que eu te siga respondo: eis-me aqui!” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=gUhYcuWjSNs)

·        Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Pistas sobre Mateus 22,1-14

O calendário omite quase dois capítulos do evangelho de Mateus, e nos propõe para hoje o início do capítulo 22. A parábola faz parte do quinto bloco narrativo de Mateus. Jesus percorreu um longo caminho e chegou a Jerusalém. Ali ele travará um duro confronto com a instituição do templo e seus defensores, que começa com sua entrada no templo com chicote na mão e se prolonga em várias parábolas.

A parábola dos convidados para a festa de casamento é um confronto aberto de Jesus com os fariseus e os mestres da lei, que representam a elite religiosa do judaísmo. Os protagonistas são um rei que convida seus amigos para a festa de casamento do filho (uma alusão a Jesus). Comer e festejar significa participar da vontade de Deus, e evoca as refeições de Jesus com as pessoas excluídas.

Os convidados preferenciais para a festa declinam do convite reiterado do rei, e tratam com violência os mensageiros que ele envia. Na verdade, rejeitam a autoridade de Jesus e a participação no dinamismo do Reino de Deus, no qual há lugar para todos. Mesmo vendo seu convite rejeitado e seus enviados tratados com violência, o rei não reage de modo violento, nem pune aqueles que não o reconhecem.

Então, o rei deixa de convidar os que vivem nos templos e corredores dos palácios e se dirige às pessoas e grupos que vivem nas encruzilhadas (lugares de mendicância), abrindo a porta do seu Reino a todos, sem exclusão: homens e mulheres, judeus e pagãos, doentes e pecadores, adultos e crianças, bons e maus. É nisso que consiste a alegria do rei, e é nisso que ele se parece com Deus Pai.

Alguém que aceitou o convite não tem as vestes adequadas e é punido duramente. Trata-se de pessoa que quer ser discípula de Jesus mas não assume um novo jeito de viver. Os últimos da escala social e aqueles que se dispõem a seguir a Jesus precisam assumir seus valores e suas práticas: dar gratuitamente aquilo que de graça receberam. Deus trata severamente as elites e os discípulos maus!

 (Itacir Brassiani msf)

Ensinamento do Papa Francisco

As razões, pelas quais um lugar se contamina, exigem uma análise do funcionamento da sociedade, da sua economia, do seu comportamento. Dada a amplitude das mudanças, já não é possível encontrar uma resposta específica e independente para cada parte do problema. É fundamental buscar soluções integrais que considerem as interações dos sistemas naturais entre si e com os sistemas sociais. Não há duas crises separadas: uma ambiental e outra social; mas uma única e complexa crise socioambiental”. (Laudato Si’, § 139)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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