Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 489
Dia 24/08/2021 | 21ª Semana Comum | São
Bartolomeu
Evangelho segundo João (1,45-51)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
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Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
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Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Reze, ouvindo e repetindo o mantra: Aquele
que vos chamou, aquele que vos chamou é fiel! Fiel é aquele que nos chamou! (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=hGBOOoqb3YA)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de João 1,45-51
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Com
este texto, a Igreja quer iluminar a festa do Apóstolo São Bartolomeu, que
aparece no evangelho como Natanael
·
Esta
cena concluiu uma unidade maior, na qual João Batista apresenta Jesus aos seus
discípulos e os estimula a segui-lo
·
Há
uma corrente de testemunhos e convites, que vai de André a Pedro e Filipe, e,
de Filipe, chega a Natanael
·
A
cena se desenvolve na região da Galileia, distante da influência do templo e
resistente ao domínio romano
·
Natanael
reage com preconceito e desprezo ao testemunho de Filipe, que diz que, em
Jesus, de Nazaré, ele encontrou o Messias esperado
·
Mas
Natanael acaba seduzido pela acolhida sincera e sem preconceitos da parte de
Jesus
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma?
(3) Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a
você hoje?
·
Participe
afetivamente da cena: do comunicado de Filipe, da reação de Natanael, do
encontro com Jesus
·
Acolha
uma a uma as palavras e comparações de Jesus, e penetre no sentido profundo e
espiritual que elas têm
·
Aceite
o olhar fixo e amoroso de Jesus, convidando a fazer a passagem dos preconceitos
e lugares comuns a uma experiência transformadora
·
Se
possível, leia o texto de Gn 28,10-17, que está relacionado com as palavras de
Jesus no final do texto
(4) Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus?
·
A
partir de sua experiência cristã e vocacional, faça sua profissão de fé em
Jesus, com suas próprias palavras
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
·
O
que podemos fazer para que nossa fé em Jesus não seja reduzida a fórmulas
decoradas e repetidas automaticamente?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite ou cante a invocação: Jesus,
Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Ouça e cante o refrão: Eu
sei, eu sei, eu sei, em quem acreditei! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=trZaqZnfNpY)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
Pistas sobre Mateus 1,45-51
A tradição
cristã sempre viu em Natanael a figura de Bartolomeu, cuja festa celebramos
hoje, e que é um dos discípulos e apóstolos de Jesus. A cena conta o final de
uma corrente de encontros e testemunhos que reúne em torno de Jesus um primeiro
grupo de discípulos. A notícia da novidade de Jesus corre como um fio de
pólvora e incendeia a imaginação utópica dos mais pobres.
É assim
que Filipe procura Natanael para lhe comunicar sua marcante experiência no
encontro com Jesus. Ele fala em nome da pequena comunidade, e suas palavras
revelam que ainda não conhece Jesus em sua novidade e profundidade. Mas eles
são movidos pelo desejo de entrar na vida de Jesus, participar dela e desvendar
o mistério de sua pessoa.
Filipe
apresenta Jesus como “o filho de José, de Nazaré”, em quem reconhece “Aquele de
quem Moisés escreveu na lei, e também os profetas”. Nazaré é uma região
periférica, habitada por um povo mestiço, tanto do ponto de vista étnico como
religioso. Por isso, como bom judeu, Natanael não consegue conectar o Messias
esperado com essa região.
Filipe
convida Natanael a fazer a experiência, e ele se aproxima de Jesus. Mas Jesus o
havia visto e fixado seu olhar nele bem antes, e elogiou sua autenticidade,
inclusive na atitude preconceituosa. Natanael representa o resto fiel do povo
de Israel, que só consegue ver em Jesus um mestre ao estilo dos fariseus e um
messias nos moldes de rei.
Aqui temos
a primeira declaração solene de Jesus sobre si mesmo: ele é o humano (“Filho do
Homem”) que possibilita a comunicação plena e permanente de Deus com a
humanidade. Ele se apresenta como presença de Deus no Ser humano, enquanto que
Natanael separa Homem e Deus. Deus não se manifesta na realeza de Davi mas na
plenitude humana.
Com
Natanael/Bartolomeu somos convidados a fazer a experiência do olhar de Jesus
fixado amorosamente em nós e de caminhar com ele, aprendendo e participando da
sua vida. Como eles, nunca mais esqueceremos o momento do encontro!
(Itacir Brassiani msf)
Ensinamento do Papa Francisco
“Penso
numa atitude do coração que sabe manter-se plenamente presente diante duma
pessoa sem estar a pensar no que virá depois, que se entrega a cada momento
como um dom divino. Jesus ensina-nos esta atitude, quando nos convida a olhar
os lírios do campo e as aves do céu, quando, diante dum homem inquieto,
olhando-o, sentiu afeição por ele. Ele
estava plenamente presente diante de cada ser humano e de cada criatura,
mostrando-nos assim um caminho para superar a ansiedade doentia que nos torna
superficiais, agressivos e consumistas desenfreados”. (Laudato
Si’, § 226)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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