quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 477

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 477

Dia 12/08/2021 | 19ª Semana Comum | Quinta-feira

Evangelho segundo Mateus (18,21-19,1)

 

(1)     Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se ouvindo e rezando: Cada vez que eu venho para te falar (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Sc5eyp-raOM)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·        Leia com toda a atenção o texto de Mateus 18,21-19,1

·        Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·        A pequena, frágil e promissora comunidade de discípulos/as de Jesus carrega o tesouro do Reino de Deus em vasos de barro

·        Jesus é um Mestre realista e, por isso, propõe uma pedagogia para tratar dessas dificuldades relacionais da comunidade

·        O perdão recebido e devido pelos cristãos não conhece limites em relação ao tamanho da ofensa e à quantidade de reincidências

·        A comunidade dos discípulos/as é chamada a ser embaixadora e ministra do perdão e da misericórdia reconciliadora do Pai

·        O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·        Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·        Todos já vivemos a experiência de ofender uma pessoa próxima e querida, ou de ser ofendido/a por outros/as

·        Mesmo que o perdão que recebemos dessas pessoas posa não ter sido pleno e total, Deus não nos tratou assim

·        Recorde suas experiências de ser perdoado/a pelas pessoas, e, principalmente, por Deus

·        Você já se percebeu tentado/a a colocar condições e limites no perdão que os outros lhe pedem?

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·        Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·        Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·        Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·        Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·        Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·        Agradeça ao Senhor por todas as vezes que as pessoas que você ama, sua família e sua Igreja foram mediadoras do perdão de Deus para você

·        Peça a Deus que alargue a tenda do seu coração, a fim de que você possa ser uma mediação viva do perdão incondicional e irrevogável do Pai

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·        Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·        Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·        Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·        Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·        Como a Igreja pode tornar efetivo o ministério da reconciliação confiado por Jesus à sua comunidade?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·        Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·        Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Medite com a bela canção “Por um pedaço de pão e por um pouco de vinho” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=_wV4pBzIMw4)

·        Apague a vela e termina seu momento de oração


 

Pistas sobre Mateus 18,21-19,1

Nos capítulos 16 a 18 do seu evangelho, Mateus nos apresenta as orientações fundamentais de Jesus para que a comunidade de discípulos/as assuma um estilo de vida alternativo, inovador, profético e crítico aos estilos então habituais e predominantes. Nos textos de ontem e de hoje Jesus aborda a questão do enfrentamento das tensões e ofensas nas relações comunitárias.

Para ser fiel a Jesus, na comunidade cristã o perdão deve ser uma ação contínua e reiterada. O pedido de desculpas e o perdão não tem limites de tempo e de grupo. Sem isso, a vida em comunidade é inviável e a liderança pode decair em opressão. O perdão concedido aos irmãos e irmãs é expressão viva do perdão recebido do Pai e decorrente dele.

Jesus ilustra isso com uma parábola, focalizada em quem deve perdoar, e não no pecador ou ofensor, como o texto de ontem. Jesus não costuma apresentar os reis mas sim os pais como imagem de Deus, mas a parábola de hoje sublinha que, como o rei dessa história, Deus exige que seus filhos e filhas perdoem, porque foram antes perdoados. Diferentemente do perdão do rei, o perdão de Deus não é condicionado e revogável, mas definitivo e incondicional.

Os 10 mil talentos devidos ao rei por um dos seus servos correspondem a um ano dos tributos cobrados de Israel pelo imperador romano, enquanto que a dívida do empregado inferior corresponde a apenas 100 dias de trabalho. Isso ressalta a imensa diferença entre as dívidas, entre o perdão que recebemos de Deus por Jesus e o perdão que devemos dar aos irmãos e irmãs que incorreram em débitos conosco.

Note-se que o rei não aceita dar mais prazo ao devedor, como ele mesmo pedira, mas perdoa a dívida. Nisso, ele simboliza a compaixão ilimitada de Deus. Mas o outro empregado não dá um prazo maior nem perdoa, e se mostra mais cruel que o próprio rei. Para Jesus, gentileza gera gentileza, perdão gera capacidade de perdoar. Para o cristão, o perdão é norma e obrigação, não uma opção!

 (Itacir Brassiani msf)

Ensinamento do Papa Francisco

É significativo que a harmonia vivida por São Francisco de Assis com todas as criaturas tenha sido interpretada como uma sanação da ruptura entre as criaturas. Através da reconciliação universal com todas as criaturas, Francisco voltara de alguma forma ao estado de inocência original. Longe deste modelo, o pecado manifesta-se hoje, com toda a sua força de destruição, nas guerras, nas várias formas de violência e abuso, no abandono dos mais frágeis, nos ataques contra a natureza”. (Laudato Si’, § 218)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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