terça-feira, 24 de agosto de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 490

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 490

Dia 25/08/2021 | 21ª Semana Comum | Quarta-feira

Evangelho segundo Mateus (23,27-32)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração  

·          Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·          Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·          Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·          Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·          Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·          Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·          Prepare-se cantando: Escuta, Israel! Javé, teu Deus, quer falar!” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=i0bKKVkgJ3o)

 

(2)  Leia o texto da Palavra de Deus

·          Leia com toda a atenção o texto de Mateus 23,27-32

·          Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·          Comece a leitura no início do capítulo para não perder a ideia de conjunto das críticas e acusações

·          Procure entender os detalhes as duas acusações que Jesus dirige aos fariseus no texto de hoje

·          Procure compreender bem o sentido da comparação dos fariseus e escribas com sepulturas decoradas

·          Procure ler ao contrário: o que Jesus pedem ou espera daqueles/as que se fazem seus discípulos/as

·          O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·          Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·          Seguindo o que fala Jesus, identifique as principais incoerências e contradições dos líderes cristãos e políticos de hoje

·          Identifique e dê nome às contradições e incoerências que ameaçam você, sua família e sua comunidade

·          Seria possível identificar situações concretas em que os cristãos perseguem e excluem pessoas e grupos que denunciam suas contradições e traições ao Evangelho de Jesus?

·          Você consegue perceber em você mesmo/a injustiças e hipocrisias que se escondem atrás da aparência de justiça?

 

(4)  Reze com o texto lido e meditado

·          Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·          Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·          Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·          Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·          Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·          Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·          Faça uma revisão serena e crítica de sua vida de discípulo/a, e da vida da sua Igreja, e invoque a misericórdia de Deus

·          Peça ao Pai a graça de empenhar sua vida pelo Reino de Deus, com coerência, transparência e generosidade

 

(5)   Contemple a vida à luz da Palavra

·          Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·          Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·          Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·          O que podemos fazer para diminuir a incoerência e as contradições das comunidades e lideranças da Igreja católica?

·          Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)  Retorne à vida cotidiana

·          Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·          Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·          Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·          Medite e reze com canção paulina: Quem nos separará do amor de Cristo? (Clique: https://www.youtube.com/watch?v=AOy0kWK67Nw)

·          Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·          Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Pistas sobre Mateus 23,27-32

Estamos refletindo sobre as críticas e denúncias de Jesus contra os mestres da lei e fariseus. O evangelista fala dos fariseus mas pensa nos discípulos de Jesus. Ele quer alertar e chamar à conversão e à coerência de vida os discípulos/as de todos os tempos. No texto que foi omitido ontem, por causa da festa de São Bartolomeu, Jesus apresentou uma série de cinco “ais” ou maldições contra os líderes religiosos.

No texto de hoje, temos a sexta e a sétima “maldições”, que continuam as cinco primeiras. Na primeira das duas, Jesus denuncia a incoerência entre a aparência e a realidade concreta da vida dos escribas e fariseus. Na segunda, afirma que, mesmo disfarçando, eles continuam a tradição assassina de seus antepassados, perseguindo e eliminando os profetas.

Acuados pela busca da pureza cultual, os judeus costumavam pintar com destaque as sepulturas para que ninguém corresse o risco de se contaminar pisando nos cadáveres. Mas Jesus muda um pouco o sentido dessa imagem, e diz que os fariseus e mestres da lei são como sepulturas enfeitadas para esconder o mal e a podridão que eles mesmos alimentam e guardam dentro de si. É uma acusação muito dura!

Além disso, ao enfeitar as tumbas dos profetas e recordar o destino deles, em vez de fazê-lo para honrar os profetas o fazem para esconder a violência com a qual perseguem os profetas do seu tempo, João Batista e Jesus à frente, e os/as discípulos/as depois. Estranho modo de honrá-los!

Para Jesus, com esta prática eles não apenas continuam a história de violência dos antepassados, mas a completam e levam ao ponto mais alto. Por isso, Jesus associa as suas cidades aos lugares mais detestados pela história, símbolo de fechamento e violência: Tiro, Sidônia e Sodoma.

Ser cristão é ser discípulo//a de Jesus, seguir seu modo de viver. A preocupação fundamental não pode ser a pureza ritual e exterior, mas a pureza de mente e de coração. Ser cristão é ser diferente, transparente e coerente com Jesus Cristo e seu Evangelho. O alerta está dado!

 (Itacir Brassiani msf)

Ensinamento do Papa Francisco

O exemplo de Santa Teresa do Menino Jesus convida-nos a pôr em prática o pequeno caminho do amor, a não perder a oportunidade duma palavra gentil, dum sorriso, de qualquer pequeno gesto que semeie paz e amizade. Uma ecologia integral é feita também de simples gestos quotidianos, pelos quais quebramos a lógica da violência, da exploração, do egoísmo. Pelo contrário, o mundo do consumo exacerbado é, simultaneamente, o mundo que maltrata a vida em todas as suas formas”. (Laudato Si’, § 230)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)


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