Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 473
Dia 08/08/2021 | 19ª Semana Comum | Domingo
Evangelho segundo João (6,41-51)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se
ouvindo:
Cada
vez que eu venho para te falar (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Sc5eyp-raOM)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de João 6,41-51
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Depois
de alimentar a multidão faminta com os cinco pães e dois peixes partilhadas por
um rapaz anônimo, Jesus reflete sobre o sentido do pão
·
Longe
de menosprezar a necessidade do pão nosso de cada dia, ele sublinha o caminho
para que não falte o pão em nenhuma mesa
·
Este
caminho não é a simples saudade do passado, nem a fé cega e passiva, a espera
de que Deus resolva tudo sem a nossa participação
·
O
alimento verdadeiro, que não falta, não se estraga e vale para sempre é o
movimento de descida ou de encarnação solidária que Jesus faz
·
É
na adesão a ele e na participação nesse seu movimento essencial que o reino de
Deus vai se fazendo verdade e realidade no meio de nós
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma?
(3)
Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a
você hoje?
·
Releia
com atenção e abertura de mente e de coração o coroamento da longa catequese de
Jesus sobre o alimento verdadeiro
·
Perceba
a força de cada expressão e cada metáfora: eu sou o pão da vida descido do céu;
quem dele comer não morrerá, mas viverá eternamente; o pão que eu darei é a
minha carne para a vida do mundo
·
Em
que medida, é Jesus e sua utopia que me alimentam, estimulam, guiam e
sustentam?
·
Quando
participo da celebração da eucaristia, sou consciente da profundidade do que
acontece, que “comungar é tornar-se um perigo”?
(4)
Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus?
·
Faça
o possível para reservar alguns minutos para contemplar Jesus eucarístico ou
meditar diante dele
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
·
O
que podemos fazer para “libertar” a eucaristia da tentação de “encarceramento”
no sacrário e redução a uma espécie de amuleto?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite ou cante a invocação: Jesus,
Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Medite com a bela
canção “Por um pedaço de pão e por um pouco de vinho” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=_wV4pBzIMw4)
·
Apague a vela e termina seu momento de
oração
Pistas sobre João 6,41-51
Jesus é alimento que desce continuamente do
céu e assume a carnalidade das dores e dos sonhos humanos. Ele não é o pão que desceu
do céu (no passado), mas o pão que desce permanentemente do céu (tempo
presente). “Pois o pão de Deus é aquele que desce
do céu e dá vida ao mundo” (Jo 6,33). Tanto o verbo “descer” como o verbo “dar”
estão no tempo presente e referidos à missão libertadora de Jesus. “Descer” é
uma metáfora que aponta para a diminuição social, um aspecto central na vida de
Jesus e de quem o segue.
O alimento que supera tanto o maná como a
simples distribuição assistencialista de comida é a encarnação do Filho de
Deus, sua humanidade compassiva. O que Jesus discute não é sua origem divina ou
humana, mas a nossa resistência em aceitar sua encarnação redentora. A fé em
Jesus e a adesão ao dinamismo eucarístico não são uma espécie de “subida” a Deus,
mas uma “descida” solidária ao encontro do ser humano. A comunhão com as dores
e alegrias, tristezas e angústias dos homens e mulheres do nosso tempo é o
único caminho que pode nos levar a Deus.
Jesus recorre aos profetas para enfatizar que
esta é a lição fundamental que Deus nos dá. Dizendo que todos serão discípulos
de Deus, Jesus evita os estreitamentos ideológicos, étnicos ou eclesiásticos, e
afirma a universalidade do caminho da vida. Quem cuida da vida dos outros está
no caminho da vida eterna, e quem não aceita e não se engaja nessa missão não é
discípulo de Deus, fecha-se à sua voz.
Jesus não opõe a força de vida da sua “descida
à insuficiência do maná. Ele lembra que o povo hebreu comeu do maná mas
experimentou o malogro do sonho de uma terra livre e sem males. E isso não
ocorreu por causa da qualidade do maná, mas por causa da sua incapacidade do
povo para ouvir e obedecer a Deus. Aqui está a novidade de Jesus Cristo:
somente quem ouve sua Palavra e crê nele, quem se faz seu discípulo/a e se alimenta
da sua humanidade, chega à meta da travessia e alcança a terra desejada e
prometida.
(Itacir Brassiani msf)
Ensinamento do Papa Francisco
“A criação encontra a sua maior elevação na Eucaristia. A graça atinge uma expressão maravilhosa
quando o próprio Deus, feito homem, chega ao ponto de fazer-Se comer pela sua
criatura. O Senhor quer chegar ao
nosso íntimo através dum pedaço de matéria. Não o faz de cima, mas de dentro,
para podermos encontrá-Lo a Ele no nosso próprio mundo. Unido ao Filho encarnado,
presente na Eucaristia, todo o cosmos dá graças a Deus. A Eucaristia é um ato de amor cósmico, porque mesmo quando tem lugar no
pequeno altar duma igreja da aldeia, a Eucaristia é sempre celebrada sobre o
altar do mundo”. (Laudato Si’, § 236)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho,
superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou
preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para
a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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