sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 486

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 486

Dia 21/08/2021 | 20ª Semana Comum | Sábado

Evangelho segundo Mateus (23,1-12)

 

(1)     Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se ouvindo e rezando: Tua Palavra é luz no meu caminho (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-AsfnLP_blo)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·        Leia com toda a atenção o texto de Mateus 23,1-12

·        Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·        Jesus está em Jerusalém, centro econômico e religioso de Israel, e tem sucessivos confrontos com os grupos que exercem autoridade

·        No texto de hoje, o confronto não é direto, e Jesus apenas se refere a eles para orientar seus discípulos a viverem corretamente

·        Criticando os fariseus e escribas, Jesus pede insistentemente que seus discípulos não se comportem como eles

·        E, por fim, apresenta seu mandamento: os/as discípulos/as tem todos a mesma dignidade, e um só Pai, um só Mestre e um só Guia

·        O que caracteriza a comunidade do Reino de Deus são as relações de igualdade, fraternidade e serviço mútuo

·        O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·        Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·        Leia atentamente, palavra por palavra, a crítica de Jesus aos escribas e fariseus, assim como o que ele pede dos/as discípulos/as

·        O que Jesus critica nos fariseus e escribas? Que exemplos de ambiguidade deles Jesus apresenta? Você acha que essas atitudes ainda estão presentes em nossas comunidades e na igreja como um todo?

·        O que Jesus manda e pede aos seus discípulos? Como vivemos hoje este tríplice mandamento?

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·        Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·        Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·        Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·        Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·        Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·        Peça a Deus a graça da coerência entre o que você crê, o que você ensina e o que você faz, sem ambições mesquinhas e disfarces de ocasião

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·        Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·        Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·        Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·        Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·        Em que que nossa comunidade e a Igreja como um todo precisam mudar para levar a sério o que Jesus manda no evangelho de hoje?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·        Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·        Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Medite com a bela canção “Senhor, se tu me chamas eu quero te ouvir; se queres que eu te siga respondo: eis-me aqui!” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=gUhYcuWjSNs)

·        Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Pistas sobre Mateus 23,1-12

Esta página do ensino de Jesus aos discípulos, a partir da observação crítica da atitude dos fariseus e doutores da lei, ocorre em Jerusalém, no templo, alguns dias antes da sua prisão e condenação à morte.

Do ponto de vista literário, este episódio vem antes dos sete “ais” dirigidos aos fariseus, e antecipa cinco exemplos do esforço deles para impressionar o povo. Por fim, a partir da hipocrisia dos fariseus, Jesus dá ordens aos discípulos.

É preciso considerar que o objetivo desta cena, apesar da linguagem polêmica e do recurso aos clichês, não é propriamente acusar os fariseus e escribas, mas instruir e prevenir aqueles/as que seguem a Jesus. Os interlocutores de Jesus são membros da comunidade, e Jesus quer que eles/as façam uma autocrítica madura e responsável.

Inicialmente, Jesus pede que seus discípulos/as escutem o que os escribas leem e proclamam (leis e profetas) mas não a interpretação que fazem, e não imitem suas atitudes. A fé em Deus e a conversão ao Reino de Deus implica na coerência entre ler, falar e agir. E é nisso que, segundo Jesus, os escribas e fariseus pecam, e seus discípulos devem evitar.

A crítica de Jesus aos fariseus se concentra em três atitudes deles: eles fazem tudo para serem vistos e causar boa impressão sobre o povo; eles multiplicam preceitos e proibições sem levar em conta o peso que representam para o povo; eles se recusam a mexer um dedo para ajudar o povo. E ainda buscam os primeiros lugares e querem ser chamados e tratados como mestres, líderes e pais.

Isso não pode ser imitado, de modo nenhum, pelos/as discípulos/as de Jesus! Todos somos irmãs/os e servidores/as uns dos outros, iguais em dignidade, filhos/as do Pai, guiados/as e instruídos/as por Jesus. A igualdade, a fraternidade, a coerência e o serviço configuram nossa identidade como discípulos/as missionários/as de Jesus.

 (Itacir Brassiani msf)

Ensinamento do Papa Francisco

Não pode ser autêntico um sentimento de união íntima com os outros seres da natureza, se ao mesmo tempo não houver compaixão e preocupação pelos seres humanos. É evidente a incoerência de quem luta contra o tráfico de animais em risco de extinção, mas desinteressa-se dos pobres ou procura destruir outro ser humano. Isto compromete o sentido da luta pelo meio ambiente. Tudo está interligado. Por isso, exige-se uma preocupação pelo meio ambiente, unida ao amor pelos seres humanos e a um compromisso constante com os problemas da sociedade”. (Laudato Si’, § 91)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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