terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 651

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 651

Dia 02/02/2022 | Festa da Apresentação do Senhor

Evangelho segundo Lucas (2,22-40)

(1)     Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se ouvindo a canção “Envia tua Palavra...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=8DSQfRdpRQ4o)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·        Leia com toda a atenção o texto de Lucas 2,22-40

·        Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·        Este texto ilumina a festa da Apresentação de Jesus, também celebrada como Nossa Senhora da Luz e dia da vida consagrada

·        Para Lucas, tudo começa e termina em Jerusalém, e o foco central da cena de hoje são as palavras de Simeão e de Ana

·        O “Doce Menino” não veio para alimentar fantasias românticas, mas para “incomodar” alguns: ele será sinal de contradição

·        Tanto Maria como os futuros discípulos/as de Jesus participarão da sua missão (sinal de contradição) e do seu destino (perseguição)

·        O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, nesse momento?

·        Releia o texto lentamente, detendo-se nos personagens, nos gestos, nas atitudes e nas palavras deles

·        Procure perceber como, nas palavras de Simeão e de Ana, transparece a vida e a missão do Jesus adulto e dos cristãos

·        Com que palavras e atitudes as pessoas consagradas poderíamos apresentar Jesus e seu Evangelho aos homens e mulheres de hoje?

·        Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·        Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·        Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·        Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·        Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·        Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·        Reze com suas palavras e a partir de sua experiência a bela oração de Simeão (v. 29-31)

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·        Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·        Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·        Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·        Como nós, pessoas e comunidades consagradas ou famílias, podemos testemunhar nossa pertence a Deus e dedicação ao seu Reino?

·        Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·        Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·        Recite ou cante a invocação: “Jesus, que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa comunidade iluminada pela fé!”

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Medite a canção de Zé Geraldo “O profeta” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=JRKyEhwWh_s)

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Pistas sobre Lucas 2,22-40

O momento alto e revelador desta cena, que ilumina a festa de hoje, não é o cumprimento das leis de purificação por Maria e José, mas o encontro, à margem dos dirigentes do templo, com Simeão e Ana, assim como o que eles anunciam. Na cena narrada por Lucas, tudo chama a atenção para o significado do filho que Maria e José apresentam ao povo de Deus e ao templo.

Simeão toma o Menino nos braços e, com seu olhar penetrante, vê nele a presença libertadora de Deus na fragilidade humana. É uma salvação que desborda as fronteiras étnicas e religiosas de Israel: ela se destina a todos os povos, é luz que ilumina as nações sem excluir nenhuma e ninguém. Ana também fala do Menino a todas as pessoas que viviam de esperança. Como os pastores representavam a acolhida de Jesus pelos excluídos, Simeão e Ana expressam sua acolhida pelo resto piedoso e fiel.

Naquele suntuoso templo, Maria e José observam a alegria consoladora de quem esperou longamente, e experimentam certo brilho. Poucas coisas estão claras, mas cresce neles a percepção de que o filho que lhes foi confiado é especial para todos os povos. Porém, este brilho logo é ofuscado pelas palavras misteriosas que Simeão dirige a Maria. Jesus vai incomodar, pois veio para desmascarar o colocar pedras no caminho dos exploradores.

José e Maria precisam avançar e crescer no escuro da fé. Como Abraão, eles se lançam na estrada sem saber onde chegarão. Simplesmente, ousam acreditar, e isso lhes é creditado como justiça. Abrem-se, pouco a pouco, à novidade que Deus manifesta através do nascimento daquele inesperado filho. Eis o caminho a ser seguido pelos religiosos e religiosas.

O breve cântico de Simeão é uma síntese do credo dos primeiros cristãos. Jesus é Boa Notícia e caminho de libertação para todos os povos. Ele é também o paradigma da responsabilidade missionária dos homens e mulheres que se consagram a Deus e ao seu Evangelho: sair do estreito âmbito das instituições para ser presença solidária, consoladora e libertadora para todas as pessoas e povos.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Reflexão do Papa Francisco

“Há um ponto em que o amor do casal alcança a máxima libertação e se torna um espaço de sã autonomia: quando cada um descobre que o outro não é seu, mas tem um proprietário muito mais importante, o seu único Senhor. Ninguém pode pretender possuir a intimidade mais pessoal e secreta da pessoa amada. O princípio do realismo espiritual faz com que o cônjuge não pretenda que o outro satisfaça completamente as suas exigências. É preciso que o caminho espiritual de cada um o ajude a «desiludir-se» do outro, a deixar de esperar dessa pessoa aquilo que é próprio apenas do amor de Deus”. (Amoris Laetitia, nº 320)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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