quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 660

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 660

Dia 11/02/2022 | Quinta Semana Comum | Sexta-feira

Evangelho segundo Marcos (7,31-37)

(1)  Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se ouvindo a canção “Chegou a hora da alegria...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QIW1hHYT6PE)

 

(2)  Leia o texto da Palavra de Deus

·        Leia com toda a atenção o texto de Marcos 7,31-37

·        Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·        Enquanto os discípulos não entendem e os líderes religiosos o rejeitam Jesus, os pobres e os excluídos o buscam e reconhecem

·        Jesus continua curando e ensinando em território pagão, e uma pessoa com dificuldades de falar é levada a Jesus

·        Pisando sobre a ideologia da separação e da pureza, Jesus toca os ouvidos e a língua do surdo-mudo, e ele se recupera

·        Os pagãos que o levaram a Jesus, junto com o pagão curado, rompem com a marginalização e se tornam evangelizadores

·        O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3)  Medite a Palavra de Deus

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·        Releia o texto, contemplando atentamente os gestos dos pagãos e de Jesus, mas também o que diz Jesus e o que dizem os pagãos

·        Você acha que as pessoas e grupos excluídos tem o espaço que lhes é devido na Igreja e na sociedade?

·        Será que muitos cristãos e comunidades sentem-se mais à vontade reproduzindo ideologias que separam que aderindo à escandalosa e provocadora liberdade inclusiva de Jesus?

·        Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)  Reze com o texto lido e meditado

·        Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·        Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·        Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·        Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·        Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·        Reze, pedindo que Jesus abra seus ouvidos e sua boca, para entender com inteligência e pregar com criatividade o seu Evangelho

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

 

(5)  Contemple a vida à luz da Palavra

·        Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·        Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·        Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·        Por onde poderíamos começar a integrar em nossas comunidades os cônjuges separados e recasados?

·        Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)  Retorne à vida cotidiana

·        Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·        Recite a invocação: “Jesus, mestre na Escola do Evangelho, ensina-nos a superar os vícios de homens velhos!”

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Ouça e cante canção de São Francisco (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=OPzXNjH38Ac)

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Pistas sobre Marcos 7,31-37

No texto de ontem, vimos como a insistência e o argumento de uma mulher pagã faz Jesus “mudar” de opinião. Deus é pai, e não trata ninguém como indigno ou impuro, como se fosse um cão desprezível. Anunciando e realizando o Reino de Deus, Jesus derruba os muros que classificam, hierarquizam e opõem as pessoas e povos.

Na cena de hoje, Jesus continua em território pagão, e sua ação libertadora vai se estendendo a toda a região circunvizinha à Galileia. Pessoas anônimas levam a Jesus um homem que tinha extrema dificuldade de se comunicar verbalmente. Tudo indica que é mais um pagão, como o são também aqueles que o levam a Jesus e pedem que imponha suas mãos sobre ele.

Na mentalidade judaica, os pagãos eram pessoas impuras, das quais o judeu deveria afastar-se para não se tornar impuro, assim como era considerada impura a saliva humana. Sem nenhuma pretensão de fama, mas mantendo seu confronto radical com o sistema de pureza, Jesus leva o surdo-mudo para fora do olhar do público, toca sua língua com saliva e seus ouvidos com os dedos.

Com estes dois gestos, Jesus solapa mais uma vez as bases da ideologia da pureza, que delimitava a pertença ao povo judeu e excluía todos os demais, como os trabalhadores manuais, os doentes e os pecadores em geral. Gritando, Jesus abre os ouvidos e solta a língua daquele pagão, de modo que ele e seus amigos anônimos deixam a zona da exclusão e se tornam testemunhas de Jesus.

Para aquele homem, isso significa uma formidável mudança do status social. Aquilo que Jesus lutava para provocar nos seus discípulos torna-se possível com gente excluída: eles ouvem Jesus e testemunham abertamente o bem que ele faz sem olhar a quem. E o que Jesus faz e ensina deve ser normativo para quem o segue.

É terrivelmente perniciosa e anticristã a ideologia que afirma a supremacia do branco sobre os outros, do rico sobre o empobrecido, do homem sobre a mulher, do ocidente sobre o oriente, dos católicos sobre os protestantes. Não há como ser cristão e sustentar isso.

 (Itacir Brassiani msf)

Reflexão do Papa Francisco

“Os batizados que se divorciaram e voltaram a casar civilmente devem ser mais integrados na comunidade cristã. Eles são batizados, são irmãos e irmãs, o Espírito Santo derrama neles dons e carismas para o bem de todos. É necessário discernir quais das diferentes formas de exclusão atualmente praticadas possam ser superadas. Não só não devem sentir-se excomungados, mas podem viver e maturar como membros vivos da Igreja, sentindo-a como uma mãe que sempre os acolhe, cuida afetuosamente deles e encoraja-os no caminho da vida e do Evangelho” (Amoris Laetitia, nº 299)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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