sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

ANO C | TEMPO COMUM | SOLENIDADE DE DO NATAL

Na festa do Natal, a Palavra de Deus nos fala de...

TREVAS E LUZ

“O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz...”  Deus nasce na escuridão da noite para iluminar as trevas, pôr clareza nas incertezas, dar orientação a quem está confuso. Em Belém é noite, como muitas vezes em nossa vida, nossas famílias, na Igreja, no mundo. Noites de dor e de sofrimento, de angústia e de tristeza, de desprezo e de violência, de injustiças e de pobreza. Deus nasce para iluminar todas as nossas noites. Ele acende sua luz para ajudar-nos a ver com mais nitidez os caminhos que levam à alegria plena. Será que poderíamos e saberíamos dar nome às nossas noites e deixar que a luz de Belém as ilumine?

PEQUENEZ E GRANDEZA

Os sinais da presença de Deus são simples: uma gruta, um bebê, alguns panos. Gostamos daquilo que é espetacular e deslumbrante, o que chama a atenção e sobressai, mas Deus escolhe aquilo que é pequeno e vulnerável. Deus não se faz carne na cidade mais importante (Jerusalém), mas numa aldeia que ninguém imaginava (Belém). Deus não nasce em um palácio, mas em uma humilde caverna, onde acolhe a todos aqueles que se animam a busca-lo. É a grandeza do pequeno que ele vem nos ensinar. Todo aquele que nasce de baixo, de dentro e de perto é o que realmente vale. Vivemos o Natal com profundidade quando nos fixamos nos detalhes e naquilo que passa despercebido à primeira vista, quando nos deixamos surpreender pelo que pensávamos já saber.

SILÊNCIO E PALAVRA

Nestes dias tudo está repleto de mensagens, saturado de palavras que não conseguimos assimilar, ou até nos afastam daquilo que é mais importante. Quem chega a Belém cala e contempla; em silêncio adoram e apresentam seus dons. É no silêncio que ressoa a Palavra de Deus que se faz vida. Deus fala vindo até nosso mundo para acompanhar nossos caminhos, para ensinar-nos como percorrê-los do seu jeito e ao seu estilo, para nos ensinar que nada do que é humano lhe é indiferente. Nesse Natal, podemos dedicar um pouco de tempo para fazer silêncio, escutar e adorar?

PRECE

Deixo uma brecha em mim para que nasças de novo, pois quando te acolho tudo muda. Põe em minha vida uma luz de esperança que ilumine as trevas e dúvidas que me frequentemente me assaltam.

Deixo uma brecha em mim para que entres e mudes minha vida rotineira, para que guies meu caminho pelas sendas da tua Palavra, para que eu te coloque no centro de mim mesmo e dos meus projetos, e para que mexas com minhas entranhas e as torne mais sensíveis àquilo que acontece ao meu redor.

Deixo uma brecha em mim para que acalmes minha vida agitada, que dês sentido a minhas atividades diárias, para que me ensines a ajustar corretamente meu olhar.

Deixo uma brecha em mim e me abro à tua graça, para que ela inunde cada canto da minha casa e fique alegremente habitada por ti.

Pe. Fernando López Fernández msf | Tradução: Pe. Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: