quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 967

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 967

Dia 15/12/2022 | 3ª Semana do Advento | Quinta-feira

Evangelho segundo Lucas (7,24-30)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se cantando Ó vem, Senhor, não tardes mais!” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GV-waMJLivY)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Lucas 7,24-30

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Diante dos enviados de João, Jesus mostra sua compaixão e misericórdia: acolhe pecadores, cura doentes, ergue os encurvados

·    Jesus apresenta estas ações como resposta às dúvidas e debates em torno do perfil do Messias e da Salvação trazida por ele

·    Jesus fala de João como de um homem corajoso e tenaz, despojado e austero, que não se deixa levar por emoções passageiros

·    E faz um balanço dos frutos da missão do Batista: publicanos e pecadores aceitam sua pregação e se convertem, enquanto que os fariseus e os escribas o rejeitam

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Releia atentamente estas palavras que Jesus dirige ao povo, o retrato que ele apresenta do profeta João Batista

·    Como se apresentam aqueles/as que hoje são saudados como profetas e doutores em nossas Igrejas? Se parecem ao Batista?

·    Qual costuma ser hoje a resposta da maior parte do nosso povo à pregação da conversão das pessoas e das estruturas injustas?

·    Procure identificar discípulos e discípulas de Jesus que hoje podem ser comparadas a João Batista e até são maiores que ele

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Apresente-se diante de Jesus, fale a ele das suas inquietações e peça ajuda para progredir na preparação do caminho do reino de Deus

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    O que fazer para evitar a tentação de reduzir a profecia e o Evangelho a uma pauta moral, centrada na condenação do aborto e da corrupção?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa comunidade desperta e em pé!”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite e reze com a canção “Lapinha da mata” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=721FUDHcs6Q)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Breves notas sobre Lucas 7,24-30

Inquieto com a atuação de Jesus, João mandara um grupo de discípulos buscar esclarecimento se ele era ou não o Messias anunciando e esperado. Jesus respondeu mostrando suas ações: o Messias e o Reino de Deus são confirmados na boa notícia anunciada aos pobres e na libertação dos cativos. Deus ama os pobres, e os quer livres e cheios de vida.

Depois desta resposta escrita pelas ações, Jesus fala de João Batista ao povo. Recorrendo a um diálogo interativo que engaja os interlocutores, Jesus começa dizendo o que João não é: ele não é um caniço agitado pelo vento, uma espécie de profeta inconstante e inseguro; ele também não é alguém da parte dos ricos, frequentador dos palácios, ambicioso e explorador. Ele é um homem firme e audacioso, e vive de modo pobre e austero.

Jesus também afirma que João não é um profeta comum, como outros do passado. Ele “é mais do que um profeta”, pois não pertence apenas à antiga aliança. Ele não se restringe a anunciar a vinda do Messias, mas vem à frente dele, abre e prepara caminhos, mostra-o presente: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”.  Ele é o maior entre os antigos, mas é menor em comparação com discípulos/as de Jesus, aqueles/as que acolhem e entram no dinamismo do Reino de Deus.

Depois de falar da pessoa de João Batista, Lucas faz uma espécie de balanço dos frutos da missão do profeta do rio Jordão. Por um lado, “todo o povo ouviu, e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus”. Por outro lado, os fariseus e mestres da lei rejeitaram a pregação e o caminho apresentado por João, e acabaram se auto excluindo do projeto de Deus.

O questionamento do evangelista dirige-se a nós: estamos de fato acolhendo o caminho de conversão proposto por João e o caminho da misericórdia aberto por Jesus Cristo? Estamos alargando alegremente o espaço da “nossa tenda”, como nos pede Isaías, para nela acolher os irmãos e irmãs que ele nos envia? O badalado “espírito natalino” é o espírito da espera e do compromisso pessoal?

 (Itacir Brassiani msf)

 

Mensagem do Papa Francisco

À semelhança do profeta Jonas, sempre permanece latente em nós a tentação de fugir para um lugar seguro, que pode ter muitos nomes: individualismo, espiritualismo, confinamento em mundos pequenos, dependência, instalação, repetição de esquemas preestabelecidos, dogmatismo, nostalgia, pessimismo, refúgio nas normas. Todavia as dificuldades podem ser como a tempestade, a baleia, o verme que fez secar a árvore que oferecia sombra a Jonas, ou o vento e o sol que lhe dardejaram a cabeça; e, tal como para ele, podem ter a função de nos fazer voltar para este Deus que é ternura e nos quer levar a uma itinerância constante e renovadora” (Gaudete et Exsultate, § 134).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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