sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 969

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 969

Dia 17/12/2022 | 3ª Semana do Advento | Sábado

Evangelho segundo Mateus (1,1-17)

(1)Coloque-se em atitude de oração  

·     Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·     Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·     Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·     Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·     Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·     Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·     Prepare-se cantando Ó vem, Senhor, não tardes mais!” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GV-waMJLivY)

 

(2)Leia o texto da Palavra de Deus

·     Leia com toda a atenção o texto de Mateus 1,1-17

·     Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·     As genealogias servem para assegurar a pertença de uma pessoa a uma família ou a um povo, e garantir uma origem legítima

·     Na genealogia de Jesus, Mateus rompe com a tradição e inclui nela figura de mulheres, todas humilhadas e marginalizadas

·     Com isso, sublinha que o nascimento de Jesus e a irrupção do Reino de Deus rejeita também o poder patriarcal

·     Tanto Jesus como Maria têm suas raízes no pai do povo hebreu, do qual são legítimos herdeiros

·     O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3)Medite a Palavra de Deus

·     Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·     Retome a genealogia, prestando atenção na inserção das figuras femininas e em algumas omissões (Moisés, os Profetas...)

·     Perceba a mudança da lógica narrativa quando fala da geração de Jesus em Maria: “Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu o Cristo”

·     O que significa, para você, lembrar que Maria pertence a um povo que tem líderes exemplares e outros tantos medíocres e violentos?

·     O que significa o fato de Maria ser citada entre mulheres desprezadas?

·     Procure identificar, entre seus antepassados, as pessoas que a família não gosta de citar como parentes

·     Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)Reze com o texto lido e meditado

·     Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·     Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·     Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·     Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·     Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·     Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·     Recorde a corrente das gerações que antecederam você, e bendiga a Deus pela herança cultural e espiritual que você recebeu delas

 

(5)Contemple a vida à luz da Palavra

·     Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·     Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·     Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·     Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·     O que fazer para que nossas comunidades cristãs sejam um lugar especial de acolhida e proteção às pessoas marginalizadas?

 

(6)Retorne à vida cotidiana

·     Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·     Recite a invocação: “Jesus, que vens ao nosso encontro com Maria e José, mantém nossa comunidade desperta e em pé!”

·     Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·     Medite e reze com a canção “Lapinha da mata” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=721FUDHcs6Q)

·     Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·     Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Breves notas sobre Mateus 1,1-17

Para a cultura ocidental contemporânea, as genealogias bíblicas nos parecem hoje enfadonhos e inúteis. Mas, para a cultura do tempo de Jesus, as genealogias eram um modo de assegurar a pertença a um povo. No caso do evangelho de hoje, Mateus, mesmo sem apresentar uma genealogia completa (Moisés e os profetas não são citados), demonstra que Jesus pertence ao povo hebreu, é um israelita legítimo, um descendente de Davi.

As genealogias são quase sempre tradições patriarcais, centradas nas figuras masculinas. Mas Mateus incluiu cinco mulheres na genealogia de Jesus: Tamar (filha de prostituta), Raab (prostituta cananéia), Rute (estrangeira, pertencente a um povo acusado de ter se originado de um incesto), a “mulher de Urias” (mulher sem nome, abusada sexualmente pelo rei Davi) e Maria de Nazaré.

Incluindo estas mulheres nas origens de Jesus, Mateus deslegitima o patriarcado, sublinha a providência de Deus e destaca a inclusão de pessoas e povos marginalizados nos seus planos e intervenções. Silenciando sobre o pai biológico de Jesus (“José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus”, Mateus deslegitima mais uma vez a ideologia e o domínio patriarcal. Deus não precisa do apoio do gênero predominante para realizar sua obra salvadora.

Num primeiro plano, Maria de Nazaré é incluída no grupo das outras quatro mulheres (ela é filha da humanidade e, como Jesus, descendente de Abraão, o pai do povo hebreu). Mas, ao mesmo tempo, Maria expressa uma novidade: nela se manifesta a encarnação de um Deus que intervém na história elevando os humilhados e relativizando os poderes e ideologias, inclusive o patriarcado. E Jesus, compartilhando conosco as raízes humanas, é o Filho de Deus, enviado para que sejamos plenamente humanos.

O evangelho de hoje ilumina o primeiro dia da do Natal. Ele nos convoca a acolher Jesus como Filho enviado por Deus, como irmão da humanidade. Como ele, somos acolhidos pelo Pai e por ele enviados/as para levar todas as pessoas a serem a grande família de Deus, sem exclusões. “Fratelli tutti”, como diz o Papa.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Mensagem do Papa Francisco

Quero assinalar que também o «gênio feminino» se manifesta em estilos femininos de santidade, indispensáveis para refletir a santidade de Deus neste mundo. E precisamente em períodos nos quais as mulheres estiveram mais excluídas, o Espírito Santo suscitou santas, cujo fascínio provocou novos dinamismos espirituais e reformas importantes na Igreja. Podemos citar Santa Hildegarda de Bingen, Santa Brígida, Santa Catarina de Sena, Santa Teresa de Ávila ou Santa Teresa de Lisieux; mas interessa-me sobretudo lembrar tantas mulheres desconhecidas ou esquecidas que sustentaram e transformaram, cada uma a seu modo, famílias e comunidades com a força do seu testemunho” (Gaudete et Exsultate, § 12).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)


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