sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

O Evangelho dominical (Pagola) - 22.01.2023

A PRIMEIRA PALAVRA DE JESUS

O evangelista Mateus cuida muito do cenário em que Jesus vai fazer a sua aparição pública. Apaga-se a voz do Batista e começa-se a ouvir a voz nova de Jesus de Nazaré. Desaparece a paisagem seca e sombria do deserto e ocupa o centro a vegetação e a beleza da Galileia. Jesus abandona Nazaré e muda-se para Cafarnaum, na margem do lago. Tudo sugere o aparecimento de uma vida nova.

Mateus recorda que estamos na «Galileia dos Gentios». Já sabe que Jesus pregou nas sinagogas judaicas dessas aldeias e não se moveu entre os pagãos. Mas a Galileia é um cruzamento de caminhos, e Cafarnaum é uma cidade aberta ao mar. A partir daqui chegará a salvação a todos os povos.

De momento, a situação é trágica. Inspirando-se num texto do profeta Isaías, Mateus vê que «o povo habita em trevas». Sobre a Terra «há sombras de morte». Reina a injustiça e o mal. A vida não pode crescer. As coisas não são como quer Deus. Aqui não reina o Pai.

No entanto, no meio das trevas, o povo vai começar a ver «uma grande luz». Entre as sombras de morte «começa a brilhar uma luz». Isso é Jesus: uma luz grande que brilha no mundo.

Segundo Mateus, Jesus começa a sua pregação com um grito: «Convertei-vos». Esta é a sua primeira palavra. É a hora da conversão. Há que abrir-se ao reino de Deus. Não ficar «sentados nas trevas», mas sim «caminhar na luz».

Dentro da Igreja há uma «grande luz». É Jesus de Nazaré. Nele, se nos revela Deus. Não o devemos ocultar com o nosso protagonismo. Não o devemos suplantar com nada. Não o devemos converter em doutrina teórica, em teologia fria ou em palavras aborrecidas. Se a luz de Jesus se apaga, os cristãos nos converteremos no que tanto temia Jesus: «cegos que tentam guiar outros cegos».

Por isso que também hoje essa é a primeira palavra que temos de ouvir: convertei-vos; recuperai a vossa identidade cristã; voltai às vossas raízes; ajudai a Igreja a passar para uma nova etapa do cristianismo mais fiel a Jesus; vivei com uma nova consciência de seguidores; colocai-vos ao serviço do reino de Deus.

José Antonio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: