domingo, 8 de janeiro de 2023

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 992

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 992

Dia 09/01/2023 | 1ª Semana do Tempo Comum | Batismo de Jesus

Evangelho segundo Mateus (3,13-17)

(1)Coloque-se em atitude de oração  

·     Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·     Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·     Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·     Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·     Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·     Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·     Prepare-se ouvindo a canção “Banhados em Cristo” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=nUr4jRucEcY&t=53s)

 

(2)Leia o texto da Palavra de Deus

·     Leia com toda a atenção o texto de Mateus 3,13-17

·     Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·     Estamos iniciando o tempo litúrgico chamado comum, e a solenidade do batismo de Jesus registra esse começo

·     A cena do batismo de Jesus é muito mais que um exemplo que ele nos deixou, ou o cumprimento de uma obrigação religiosa

·     O batismo oferecido pelo profeta João não fazia parte da iniciação ao judaísmo e era visto com suspeita pelas autoridades do templo

·     No batismo, Jesus se identifica com os pecadores e todas as pessoas que desejam preparar caminhos para os novos céus e a nova terra

·     Assim Jesus cumpre toda a justiça, e “entende” que, como ele, os pecadores que o cercam não causam a ira mas o prazer de Deus

·     O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3)Medite a Palavra de Deus

·     Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·     Releia o texto lentamente, detendo-se nos sinais e nos personagens, naquilo que falam e fazem, nas atitudes que revelam

·     Qual seria a razão da resistência de João Batista quando vê Jesus em meio aos pecadores, buscando seu batismo?

·     Qual é o significado do cumprimento pleno da justiça no tempo de Jesus e em nosso tempo?

·     Será que o batismo continua despertando nos cristãos a consciência de serem filhos de Deus e irmãos sem distinção ou discriminação?

·     Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)Reze com o texto lido e meditado

·     Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·     Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·     Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·     Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·     Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·     Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·     Recorde seu batismo, os pais e padrinhos que o levaram ao encontro de Jesus, e reze pedindo a Deus a graça da fidelidade

 

(5)Contemple a vida à luz da Palavra

·     Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·     Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·     Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·     Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·     Por onde começar para resgatar e apresentar hoje o sentido cristológico e cristão do batismo?

 

(6)Retorne à vida cotidiana

·     Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·     Recite a invocação: “Jesus, que vens a nós na família de Nazaré, mantém nossa comunidade generosa e criativa na fé!”

·     Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·     Medite a canção “Sim, eu quero” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=c1gRNVFCdFM)

·     Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·     Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Breves notas sobre Mateus 3,13-17

Os doutores da lei ensinavam que os incontáveis pecados do povo ignorante suscitavam a ira de Deus, que havia fechado o céu e bloqueado sua comunicação com a humanidade. E a lei e os costumes judaicos diziam que só o templo e seus agentes poderiam lavar culpas e perdoar pecados. Fora do templo e suas taxas não poderia haver salvação!

João Batista contraria estas prescrições e práticas: proclama que Deus não cobra nada para perdoar; anuncia que a água abundante do rio Jordão lava as culpas que pesam sobre as costas dos mais pobres. Como os magos mostraram no natal, João recorda que os caminhos da graça de Deus n­ão passam por Jerusalém e pelo templo.

Uma multidão de gente vergada sob o peso de uma pesada canga de leis e condenações acorre a João. Gente humilde e humilhada, pobre e empobrecida, ignorante e ignorada, com fome de tudo: de pão, de justiça, de graça, de acolhida, de cidadania. Muitos habitantes de Jerusalém, da Judéia e da região, cansados de penar e sedentos de um Deus diferente, saem à procura do Profeta de hábitos simples e palavras exigentes.

Jesus deixa a Galileia e vai à procura de João Batista em meio a essa gente, na mesma fila, com os mesmos sentimentos. Ele também deseja endireitar caminhos, nivelar colinas, mudar as coisas. Ele quer deslocar o centro para a periferia e a periferia para o centro. Jesus sabia que do templo não poderia vir nada de novo e nada de bom. Seu batismo é participação solidaria nas tentativas, buscas e sonhos do seu povo.

João percebe que está em curso uma inversão revolucionária. Mas percebe também que a justiça não pode ser realizada parcialmente. A encarnação de Deus deve atingir a humanidade em sua dimensão mais profunda. Com seu batismo, Jesus Cristo manifesta ao mundo a compaixão de Deus, assumindo o lugar dos últimos.

É por isso que a voz do Pai diz que este filho é quem lhe agrada e dá prazer. Deus é compaix­ão e complacência! E isso porque Jesus passa pelo mundo fazendo o bem, mostrando que Deus não discrimina pessoas e povos, e o faz assumindo o papel de Servo. Ele revela a paternidade de Deus recriando os vínculos de fraternidade, começando pelas vítimas. Bem diferente do porta-voz do rei, que anunciava suas más notícias quebrando canas e apagando velas.

(Itacir Brassiani msf)

 

Mensagem do Papa Francisco

Fere-nos o escândalo dos povos famintos. Precisamos desenvolver, com políticas adequadas, o acolhimento e a integração, especialmente em favor dos migrantes e daqueles que vivem como descartados nas nossas sociedades. Somente despendendo-nos nestas situações, com um desejo altruísta inspirado no amor infinito e misericordioso de Deus, é que poderemos construir um mundo novo e contribuir para edificar o Reino de Deus, que é reino de amor, justiça e paz (Mensagem para o Ano Novo, 2023).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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