quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 988

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 988

Dia 04/01/2023 | Tempo do Natal | Quarta-feira

Evangelho segundo João (1,43-51)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se ouvindo o “Prólogo” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=3WpxcjYOKRM)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de João 1,43-51

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Na cena de ontem, Jesus se encontra com os primeiros discípulos (André, Pedro e o Discípulo Amigo), e marca a vida deles

·    A cena de hoje, que continua a de ontem, mostra Jesus se afastando da Judeia e se dirigindo à Galileia, onde sentia-se mais seguro

·    Na Galileia, encontra e convoca Filipe (que era da mesma aldeia de Pedro e André), e Filipe anuncia o encontro a Natanael

·    O diálogo de Jesus com Natanael deixa entender que esse primeiro grupo tem dificuldades de entender a novidade trazida por Jesus

·    Eles não conseguem superar o enquadramento de Jesus dentro da ideologia messiânica e nacionalista do judaísmo

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Releia o texto lentamente, detendo-se em cada palavra e em cada gesto, interagindo com os personagens

·    Observe com atenção o impacto que o convite de Jesus deixa em Filipe, assim como a sua saída ao encontro de Natanael

·    Qual é a tensão que transparece no difícil diálogo entre Natanael e Jesus? Quem vê quem? Como Jesus vê Natanael, e vice-versa?

·    Será que nossa visão de Jesus está realmente livre das ideologias que o reduzem e capturam (intimismo, nacionalismo, racismo...)?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Pergunte a Jesus de onde e desde quando ele conhece você, e peça a ele a graça d conhece-lo como ele é, em sua novidade libertadora

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    O que podemos fazer para depurar a imagem e as ideias que temos de Jesus das “impurezas” das nossas ideologias estreitas?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, que vens a nós na família de Nazaré, mantém nossa comunidade generosa e criativa na fé!”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite a canção “Quando a gente encontra Deus” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=34xskKb02q0)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Breves notas sobre João 1,43-51

Depois do encontro com André, Pedro e o discípulo anônimo, Jesus deixa as margens do rio Jordão e se desloca para a Galileia, onde pode se movimentar e agir mais livremente, longe dos olheiros do templo. Encontra Filipe, conhecido de André e de Pedro, e o chama a segui-lo. Filipe vai atrás de Natanael, e fala de Jesus como “aquele descrito por Moisés na Lei, e pelos profetas”.

Para Natanael, Jesus não representa novidade, mas continuidade. Ele não rompe com as tradições e instituições. Por isso, o primeiro grupo de discípulos terá dificuldades de reconhecer Jesus naquilo que ele faz e concordar com ele. Ademais, sua vinculação com Nazaré – região periférica e de população mestiça – levanta muitas suspeitas a quem bebe da ideologia do templo.

Natanael é a figura do Israel fiel e autêntico, inclusive na manifestação dos preconceitos. Ele vive à sombra do templo (figueira). Por isso, vê Jesus no horizonte dos mestres da lei e do messianismo político e monárquico alimentado e veiculado pelo templo. Daí se entende sua exclamação, diante da declaração de Jesus: “Tu és o filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Mesmo assim, Jesus não exclui Natanael, e ensina-lhe que a casa de Deus não é o templo mas o Filho do Homem, seu corpo, sua tenda. E isso Israel não sabe, como Jacó não sabia que Javé estava com ele.

Jesus não procura nem escolhe apenas discípulos/as perfeitos/as, mas aperfeiçoa aqueles/as que se aproximam dele através de outros/as ou que ele mesmo chama. Sua formação é feita na ação, na base do “vinde e vede”, do confronto e do questionamento constantes, tudo com base numa amizade ilimitada e incondicional. Ele supõe e exige uma decisão livre, mas também a estimula e alimenta. Mas não esconde a necessidade de fazer rupturas radicais.

O encontro com Jesus é sempre mediado (João Batista, André, Filipe...). Outros nos levaram a Jesus, e nós precisamos levar outras pessoas ao encontro deles, com a cuidado de não apresentar falsas imagens ou começar por doutrinas, leis, conceitos ou definições. O manual de formação dos/as discípulos/as é o Evangelho!

 (Itacir Brassiani msf)

 

Mensagem do Papa Francisco

Enquanto a pandemia, por um lado, fez emergir tudo isto, por outro, permitiu-nos fazer descobertas positivas: um benéfico regresso à humildade; uma redução de certas pretensões consumistas; um renovado sentido de solidariedade que nos encoraja a sair do nosso egoísmo para nos abrirmos ao sofrimento dos outros e às suas necessidades; um empenho, nalguns casos verdadeiramente heroico, de muitas pessoas que se deram para que todos conseguissem superar do melhor modo possível o drama da emergência (Mensagem para o Ano Novo, 2023).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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