sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 990

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 990

Dia 07/01/2023 | Tempo do Natal | Sábado

Evangelho segundo João (2,1-11)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se ouvindo o “Prólogo” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=3WpxcjYOKRM)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de João 2,1-11

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Com este texto de João, a Igreja nos propõe mergulhar um pouco mais no mistério do Verbo que se faz carne e ação no meio de nós

·    João nos apresenta a Mãe de Jesus presente na vida do seu povo, partilhando suas alegrias, atenta às suas necessidades

·    Ela não chama a atenção sobre si, mas sobre a tragédia que ameaça arruinar a alegria do seu povo

·    E nos ensina que a solução para as crises e carências que ferem está em fazer o que Jesus fez e pede que façamos

·    Mas o núcleo central da cena é Jesus, que, com sua presença discreta e sua Palavra, muda nossas carências em abundância

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    O que Maria disse silenciosamente ao Brasil que escravizava os negros quando encontraram sua imagem de cor negra?

·    O que Maria está dizendo hoje, quando a indiferença, intolerância e a violência contra negros, indígenas, migrantes e outras minorias brotam por todos os lados?

·    Daquilo que Jesus fez e pede que façamos, o que é indispensável para resgatar a dignidade dos marginalizados e oprimidos?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Reze a Ave Maria, recordando as cenas evangélicas às quais se referem e deixando que cada palavra da oração ressoe profundamente em você

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·        O que poderíamos fazer para evitar que nossas liturgias e pastorais se tornem vazias, incapazes de suscitar esperança e alegria?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, que vens a nós na família de Nazaré, mantém nossa comunidade generosa e criativa na fé!”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite a canção “Quanto teu filho contigo vier” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Wl7IJXDpqDs)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Breves notas sobre João 2,1-11

Este casamento narrado pelo evangelho de João é um entre tantos que aconteciam no tempo de Jesus, e Caná é um lugar insignificante. Mas Jesus, seus discípulos, seus parentes e sua mãe estavam lá, o que confere importância à cena. A mãe de Jesus percebe a carência e avisa o filho. Seu olhar é justo e adequado, e não manifesta nenhum resquício de ironia ou crítica.

Notar que o vinho acabou significa perceber a esterilidade da velha aliança, revelar que a crise entre o povo e Deus chegara ao seu ápice. Na observação de Maria ressoa a voz desolada de um povo inteiro que percebe que a alegria da aliança está se exaurindo e as lideranças não se dão conta. Respondendo à mãe, Jesus sublinha que ele é um simples convidado, e com o substantivo “mulher”, parece não dar importância pública aos laços de parentesco.

Maria é uma mulher totalmente seduzida pelo mistério de Deus e do seu Reino. A ele e à sua vontade havia dado seu consentimento quando da anunciação pelo anjo. Ela nos ensina que, para ser discípulos/as de Jesus, é necessário aderir a ele, aprender com ele, e fazer o que ele pede. É preciso passar da nossa vontade à vontade de Deus, permitir que nossa vida seja radicalmente transformada.

Jesus lança mão de seis jarras de pedra (a pedra simboliza a Lei, e o número seis remete aos seis dias da criação), mas aparentemente não faz nada. Os serventes fazem sem questionamento e sem demora o que Jesus pede, e a água acaba misteriosamente transformada em vinho. Fazendo isso, Jesus se revela como o verdadeiro noivo, e é a humanidade inteira que se beneficia das antigas promessas. Em Jesus, Deus faz aliança com a humanidade e comunica a ela a vida abundante.

Este é o primeiro sinal que Jesus realiza publicamente. Na verdade, ele não faz nada, a não ser orientar os serventes. O segredo da vida abundante e da festa da vida está em fazer o que Jesus diz: amar como ele nos amou; adorar a Deus em espírito e verdade; reconhecer as próprias culpas antes de apedrejar os outros; nascer de novo e do alto (do amor crucificado); cuidar das suas ovelhas...

 (Itacir Brassiani msf)

 

Mensagem do Papa Francisco

O que se nos pede para fazer? Antes de mais nada, permitir que, através deste momento histórico, Deus transforme os nossos critérios habituais de interpretação do mundo e da realidade. Não podemos continuar a pensar apenas em salvaguardar o espaço dos nossos interesses pessoais ou nacionais, mas devemos repensar-nos à luz do bem comum, com um sentido comunitário, como um “nós” aberto à fraternidade universal. Não podemos ter em vista apenas a proteção de nós próprios, mas é hora de nos comprometermos todos em prol da cura de nossa sociedade e do nosso planeta, criando as bases para um mundo mais justo e pacífico, seriamente empenhado na busca dum bem que seja verdadeiramente comum (Mensagem para o Ano Novo, 2023).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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