sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1005

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1005

Dia 21/01/2023 | 2ª Semana do Tempo Comum | Sábado

Evangelho segundo Marcos (3,20-21)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se ouvindo a canção “Te amarei, Senhor” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=fdpQv1d7y2k)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Marcos 3,20-21

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Jesus tem consciência de que a missão precisa de mais gente, e por isso, constitui um grupo especial entre os seus discípulos/as

·    Este grupo, chamado de “os doze” é constituído para ficar com Jesus, uma espécie de família constituída em torno da missão

·    Esta “nova família” acaba criando tensões e entrando em choque com a família de sangue, patriarcal, inclusive com a família de Jesus

·    É isso que aparece na cena do evangelho de hoje: a “família do Evangelho” traz problema à “família de sangue” de Jesus

·    Era tanta gente chegando e saindo atrás de Jesus que seus familiares perdem a privacidade, e Jesus nem se alimenta direito

·    As autoridades religiosas dizem que Jesus foi possuído por um demônio, e sua família pensa que ele enlouqueceu

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Contemple a cena: os discípulos apertados em torno de Jesus na sua casa; o povo esperando atenção; os parentes preocupados

·    Participe da cena, especialmente a dificuldade de encontrar tempo para comer e a saída dos parentes para agarrar Jesus

·    Se puder, releia os episódios anteriores, nos quais é narrada a intensa atividade libertadora de Jesus e os riscos que ele corria

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Peça sinceramente a Deus em favor das famílias do seu círculo de relações que limitam e inibem as iniciativas de solidariedade

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Como proceder quando a oposição ao nosso engajamento humanitário e cristão vem de dentro da própria família?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, que vens a nós na família de Nazaré, mantém nossa comunidade generosa e criativa na fé!”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite a canção “Tu vieste à margem do lago” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QgER5JFSpII&t=3s)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Breves notas sobre Marcos 3,20-21

Chamando um grupo de doze entre os muitos/as discípulos/as, Jesus constitui uma comunidade para prosseguir sua missão, um núcleo visível do Reino de Deus, uma nova família convocada a viver de modo alternativo e contracorrente. Mas esta passagem da família de sangue à “família da Boa Nova” e do povo de Israel ao “novo povo de Deus” não é simples nem tranquila.

Nos episódios anteriores, diante da liberdade provocadora de Jesus frente à lei judaica, já se formara um complot para decidir sua expulsão do judaísmo e executar sua morte. Por isso, Jesus toma distância da sinagoga e passa a ensinar e curar em lugares remotos e abertos. E acaba transformando a própria casa, lugar de acolhida e segurança, em espaço de formação dos discípulos e de libertação das pessoas doentes, que tinham dificuldades de ir ao templo.

Entretanto, essa postura de Jesus acaba desagradando e preocupando seus próprios familiares, e sua casa, que deveria ser um espaço de aconchego e segurança, perde o sossego por causa das multidões de pessoas necessitadas que a ele acorrem, e está em vias de se tornar uma prisão. Seus parentes querem agarrá-lo e retê-lo em casa, porque lhes parecia que ele estava louco.

De fato, era tanta gente que buscava Jesus que ele e seus discípulos não tinham tempo nem para comer. Com a casa cheia de discípulos e o povo ao redor da casa, há tempo a família havia perdido o sossego. Mas o que faz os parentes de Jesus pensar que ele está doido é a coragem e a “imprudência” com que enfrenta e desmonta as instituições, leis e costumes de Israel. A família pensa que ele enlouqueceu, e os escribas dirão que ele está possuído por Belzebu.

Na verdade, os parentes acham que Jesus estava indo longe demais, e que devia desistir da sua missão de profeta do Reino de Deus. Noutro momento Jesus dirá que nossos inimigos (aqueles que colocam em risco nossa salvação) podem vir de dentro de casa, do interior da própria família. O dinamismo libertário do Reino de Deus enfrenta o sistema de dominação e repressão, e ele tem como uma das suas expressões a família patriarcal.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Mensagem do Papa Francisco

O próprio Jesus sublinha que este caminho vai contracorrente, a ponto de nos transformar em pessoas que questionam a sociedade com a sua vida, pessoas que incomodam. Jesus lembra as inúmeras pessoas que foram, e são, perseguidas simplesmente por ter lutado pela justiça, ter vivido os seus compromissos com Deus e com os outros. Se não queremos afundar numa obscura mediocridade, não pretendamos uma vida cômoda, porque, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la (Gaudate et Exsultate, § 90).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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