quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 989

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 989

Dia 06/01/2023 | Tempo do Natal | Sexta-feira

Evangelho segundo Marcos (1,7-11)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se ouvindo o “Prólogo” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=3WpxcjYOKRM)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Marcos 1,7-11

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Continuamos no ciclo do Natal, na semana que antecede a solenidade da manifestação do Senhor (festa dos reis magos)

·    No início da sua missão pública, Jesus se mistura com o povo que vai a João para manifestar seu desejo de conversão e vida nova

·    Em meio a esse povo cansado e desprezado, Jesus faz a experiência de ser, com eles, filho amado, a alegria do Pai

·    O céu está aberto, Deus continua seu diálogo de amor com seu povo e envia Jesus como aquele que veio selar uma aliança nova

·    Mas o batismo de Jesus, em que pese seu valor simbólico, não causa nenhuma reação no grupo de pessoas que estava com ele no rio

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Releia o texto com a imaginação, colocando-se no meio do povo e com Jesus, diante de João, nas margens do rio Jordão

·    Procure perceber a experiência interior de Jesus, o que ele vai percebendo e descobrindo em meio aos pecadores

·    Percebemos com clareza que, com o nosso batismo, deixamos de servir aos poderes do mundo para servir a Deus e à sua vontade?

·    Como entender que, apagando nossos pecados, o batismo nos leva ao encontro dos pecadores, dos pobres e dos marginalizados?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Tente recordar as pessoas que estiveram presentes no seu batismo e reze por elas, pedindo também pela sua própria fidelidade

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    O que podemos fazer para que a força simbólica do batismo cristão não seja reduzida a algo como “apagar o pecado original”?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, que vens a nós na família de Nazaré, mantém nossa comunidade generosa e criativa na fé!”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite a canção “Quando a gente encontra Deus” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=34xskKb02q0)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Breves notas sobre Marcos 1,7-11

Marcos não dá nenhuma informação sobre a origem e a infância de Jesus. Pelo início do seu evangelho, sabemos que ele vinha de um lugar desconhecido e que, depois do encontro com João e do retiro no deserto, voltara para a Galileia. Jesus não pertence a uma linhagem relevante, suas raízes se perdem na insignificante Nazaré, e sua identidade se confunde com o povo suspeito da Galileia.

O evangelista dedica à descrição do batismo de Jesus apenas três versículos. Não houve tempo nem lugar especial para este rito realizado por João: aquele tempo e aquele lugar reunia os pecadores, e Jesus entrou na fila com eles. Ao redor, ninguém viu nada de especial no seu batismo, nem mesmo João Batista. Só Jesus “viu o céu se resgando”, o Espírito descendo “como pomba”.

É também somente Jesus que ouve uma voz que vem do céu aberto: “Tu és meu filho amado; em ti encontro o meu agrado”. Ao que parece que não há nenhuma reação na pequena multidão que está ao seu redor. O que teria realmente acontecido, e o que o batismo teria significado para aquele jovem galileu? Não esqueçamos que o batismo de João não somente não era necessário para a salvação, como era também suspeito e objeto de crítica.

O batismo teve para Jesus o sentido que tinha para João. Este rito, realizado longe do templo e sob o olhar de suspeita das suas lideranças, representava o cancelamento dos débitos do povo em relação a Deus: quem era batizado na água se desobrigava frente aos valores e estruturas do sistema judaico. Era um grito de liberdade e a proclamação de uma nova lealdade. Ao mesmo tempo, expressava o desejo de preparar os caminhos para o encontro com Deus, e a expectativa de que algo novo e bom estava para acontecer.

É nesse horizonte que Jesus percebe que o céu está aberto, que Deus não dá as costas ao seu povo sofrido e fiel. A força recriadora de Deus fiel aparece em forma de pomba, e ele entende que é o filho querido que muito agrada a Deus. Jesus se descobre filho ungido para se opor aos poderosos da terra (cf. Sl 2)e servo fiel para carregar os pecados do mundo e as dores dos oprimidos (cf. Is 42).

 (Itacir Brassiani msf)

 

Mensagem do Papa Francisco

“Da experiência da pandemia brotou mais forte a consciência que convida a todos, povos e nações, a colocar de novo no centro a palavra "juntos". Com efeito, é juntos, na fraternidade e solidariedade, que construímos a paz, garantimos a justiça, superamos os acontecimentos mais dolorosos. As respostas mais eficazes à pandemia foram aquelas que viram grupos sociais, instituições públicas e privadas, organizações internacionais... unidos para responder ao desafio, deixando de lado interesses particulares. Só a paz que nasce do amor fraterno e desinteressado nos pode ajudar a superar as crises pessoais, sociais e mundiais (Mensagem para o Ano Novo, 2023).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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