sábado, 24 de agosto de 2024

O Evangelho dominical (Pagola) - 25.08.2024

VOCÊS TAMBÉM QUEREM PARTIR?

O mundo em que vivemos não pode mais ser considerado cristão. As novas gerações não aceitam facilmente a visão de vida que antes era transmitida de pais para filhos por via da autoridade. As ideias e orientações que predominam na cultura moderna afastam-se muito da inspiração cristã. Vivemos numa era «pós-cristã».

Isto significa que a fé não é mais algo evidente e natural. O Cristianismo está sujeito a um exame crítico cada vez mais implacável. São muitos os que neste contexto se sentem abalados pela dúvida, e não são poucos os que, deixando-se levar pelas correntes do momento, abandonam tudo.

Uma fé combatida em tantas frentes não pode ser vivida como era há alguns anos. O crente não pode mais apoiar-se na cultura ambiental ou nas instituições. A fé vai depender cada vez mais da decisão pessoal de cada pessoa. Será cristão quem tomar a decisão consciente de aceitar e seguir Jesus Cristo. Este é talvez o fato mais decisivo no momento religioso que a Europa vive hoje: está passando de um cristianismo por nascimento para um cristianismo por decisão.

Agora bem, a pessoa precisa apoiar-se em algum tipo de experiência positiva para tomar uma decisão tão importante. A experiência está convertendo-se numa espécie de critério de autenticidade e um fator fundamental para decidir o rumo da própria vida. Isto significa que, no futuro, a experiência religiosa será cada vez mais importante para fundamentar a fé. Será crente aquele que experimenta que Deus lhe faz bem e que Jesus Cristo o ajuda a viver.

O relato evangélico de João é mais significativo do que nunca. Num determinado momento, muitos discípulos de Jesus duvidam e recuam. Então Jesus diz aos Doze: «Vocês também querem ir embora?» Simão Pedro responde-lhe em nome de todos, a partir da sua experiência básica: «Senhor, a quem vamos recorrer? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos».

Muitos se movem hoje num estado intermediário entre o cristianismo tradicional e um processo de descristianização. Não é bom viver na ambiguidade. É necessário tomar uma decisão fundamentada na própria experiência. E tu, também queres ir embora?

José Antônio Pagola

Tradução de Antônio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: