sábado, 29 de dezembro de 2018

O Evangelho dominical - 01.01.2019


ORAÇÃO PARA A NOITE DE ANO NOVO

Senhor, antes de entrar na agitação e no torpor do fim do ano, quero que, nesta tarde, nos encontremos, com calma. São poucas as vezes que o faço. Tu sabes que tenho dificuldade em rezar. Esqueci-me das orações que me ensinaram quando criança, e não aprendi a falar Contigo de uma forma mais viva e concreta.
Senhor, na verdade, eu não sei muito bem se acredito em Ti. Passaram-se tantas coisas nestes anos. A vida mudou tanto e eu envelheci tanto por dentro. Gostaria de me sentir mais vivo e mais perto de Ti. Ajudar-me-ia a acreditar. Mas é tudo tão difícil.
E no entanto, Senhor, eu preciso de Ti. Às vezes sinto-me interiormente muito mal. Os anos passam e sinto o desgaste da vida. Por fora, tudo parece funcionar bem: o trabalho, a família, os filhos. Qualquer um me invejaria. Mas eu não me sinto bem.
Já passou mais um ano. Esta noite começaremos um novo ano, mas sei que tudo continuará igual. Os mesmos problemas, as mesmas preocupações, os mesmos trabalhos. E assim, até quando?
Como eu gostaria de poder renovar minha vida por dentro. Encontrar em mim uma alegria nova, uma força diferente para viver cada dia. Mudar, ser melhor comigo mesmo e com todos. Mas, na minha idade, não se pode esperar grandes mudanças. Já estou demasiado acostumado a um estilo de vida. Nem eu mesmo acredito muito na minha transformação.
Por outro lado, Tu sabes como me deixo arrastar pela agitação de cada dia. Talvez por isso quase nunca me encontro Contigo. Tu está dentro de mim e eu quase sempre estou fora de mim mesmo. Tu estás comigo e estou perdido em mil coisas.
Se ao menos eu Te sentisse como o meu melhor amigo. Às vezes penso que isso mudaria tudo. Que alegria se eu não tivesse esse tipo de medo que eu não sei de onde vem, mas que me afasta tanto de Ti.
Senhor, grava bem no meu coração que Tu só podes sentir amor e ternura por mim. Recorda-me desde o meu interior que Tu me aceita como sou, com minha mediocridade e meu pecado, e que me amas mesmo que eu não mude.
Senhor, a minha vida está passando, e às vezes penso que meu grande pecado é não conseguir acreditar em Ti e no Teu amor. Por isso, esta noite não Te peço coisas. Só peço que despertes a minha fé o suficiente para acreditar que Tu estás sempre perto e me acompanhas.
Que ao longo deste ano novo eu não me afaste muito de Ti. Que saiba encontrar-te nos meus sofrimentos e nas minhas alegrias. Então talvez eu mude. E então será um ano novo.
José Antônio Pagola
Tradução de Antônio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: