domingo, 21 de novembro de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 579

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 579  

Dia 19/11/2021 | 33ª Semana Comum | Sexta-feira

Evangelho segundo Lucas (21,1-4)

(1)     Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Prepare-se cantando o mantra: Jesus Cristo é o Senhor!” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=PhYGIfitzWY)

 

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·        Leia com toda a atenção o texto de Lucas 21,1-4

·        Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·        Na semana passada, lemos e meditamos o episódio de Jesus expulsando os comerciantes do interior do templo

·        Nos versículos que antecedem a cena de hoje, Jesus diz que doutores da lei roubam as viúvas e disfarçam com a oração

·        A cena de hoje, com os ricos dando migalhas e a viúva dando tudo o que tem, ilustra a exploração que acontece no templo

·        Jesus levanta os olhos e a voz para denunciar que aquela pobre viúva teve que “dar” ao templo tudo o que tinha para viver

·        O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, nesse momento?

·        Releia com paciência e demoradamente esta cena, assim como os versículos que a antecedem

·        As palavras de Jesus são um elogio para a viúva pobre ou uma acusação aos ricos e aos doutores da lei?

·        Você observa algo semelhante nas igrejas e templos de hoje?

·        O que fazer para que, ensinando que todos são iguais perante a lei, não escondamos a exploração dos mais fracos?

·        Como evitar que o dízimo, que é expressão de partilha responsável, se converta em uma prática injusta?

·        Se achar oportuno e possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·        Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·        Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·        Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·        Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·        Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·        Peça a Deus a bênção para as pessoas que repartem com alegria, e a conversão para os que querem tudo para si

·        Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·        Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·        Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·        Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·        Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·        Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·        Recite ou cante a invocação: “Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao teu!”

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Medite e reze com a canção “Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre, aleluia!” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=5Bj5DnT4kQs)

·        Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·        Apague a vela e termine seu momento de oração

 

Pistas sobre Lucas 21,1-4

É possível que todos/as nós já tenhamos ouvido uma interpretação muito comum dessa passagem a generosidade da viúva da cena de hoje: ela simboliza a atitude de todos os pobres, que entregam tudo a Deus e vivem da confiança nele. Nisso se diferenciam dos ricos, que o são porque só confiam em si mesmos e são pouco generosos no dar.

Uma interpretação correta precisa partir da constatação de que Jesus não alimenta nenhuma simpatia pelo templo. Jesus sabe muito bem que o templo se tornou meio de roubar e oprimir os pobres. Ele recém havia expulsado os vendedores que usavam do templo e da fé do povo para lucrar (19,45-48). E, minutos antes da cena de hoje, pedira cuidado com os doutores da lei, pois eles “devoram as casas das viúvas” e disfarçam o roubo com orações.

Ao que parece, Jesus observa atentamente o que fazem os ricos e o que os pobres devem fazer no templo. E vê na cena de hoje exatamente um exemplo de como os doutores da lei, agindo no templo com aparente piedade e retidão, devoram os poucos bens das viúvas. Jesus não elogia a viúva, mas acusa os doutores da lei, que dirigem o templo! Eles usam de todos os meios para convencer os pobres a dar ao templo até aquele mínimo que lhes garantiria a subsistência;

Observando tanto a viúva como os ricos, Jesus afirma que, ofertando apenas duas moedas, a viúva depositou “mais do que todos”. Na verdade, pressionada pela pregação dos doutores da lei e dos fariseus, ela acabando entregando ao templo “tudo quanto tinha para viver”. Eis a razão da ira de Jesus contra essa gente hipócrita!

Interpretando o Evangelho dessa forma não estamos traindo o ensino de Jesus. Ao contrário, desmascaramos as interpretações feitas sob medida para expropriar dos pobres e humilhados as migalhas que lhes restam, como ainda hoje costumam fazer muitos “apóstolos”, em nome de Jesus. Jesus e sua Igreja precisam tornar-se uma boa notícia aos pobres, e não uma alfândega sem coração, direcionada ao enriquecimento de quem já tem muito.

 (Itacir Brassiani msf)

Reflexão do Papa Francisco

“A vontade de Deus, a sua história e o seu projeto passam também através da angústia de José. Assim ele ensina-nos que ter fé em Deus inclui também acreditar que Ele pode intervir inclusive através dos nossos medos, das nossas fragilidades, da nossa fraqueza. E ensina-nos que, no meio das tempestades da vida, não devemos ter medo de deixar a Deus o timão da nossa barca. Por vezes queremos controlar tudo, mas o olhar d’Ele vê sempre mais longe”. (Patris Corde, 3)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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