Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 574
Dia 17/11/2021 | 33ª Semana Comum | Quarta-feira
Evangelho segundo Lucas (19,11-28)
(1) Coloque-se em atitude de oração
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Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando o mantra: “Fala, Senhor, palavra de
fraternidade!” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ojebAa9yR6I)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Lucas 19,11-28
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
O
encontro de Zaqueu com Jesus abre a porta para uma vida honrada e solidária, de
partilha e reparação do mal feito
·
É
desse modo que Deus reina: acolhendo os marginalizados, abrindo a todos as
portas da vida
·
Mas
há aqueles que esperam uma manifestação grandiosa e espetacular do Reino de
Deus
·
Jesus
conta esta parábola para enfatizar que o Reino de Deus deve ser esperado
realizando-o, na compaixão e na misericórdia
·
Quem
não o faz, está enganado com Deus e com seu Reino, deve deixar a liderança e
“pagar aluguel do nome de cristão”
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma?
(3) Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, nesse momento?
·
Acompanhe
esta cena – que não é parábola ou história inventada – passo a passo, gesto a
gesto, palavra por palavra
·
Perceba
Jesus se dirigindo a você, pedindo que você “desça” dos pedestais e títulos
para um encontro íntimo na sua “casa”
·
Que
atitudes você precisa tomar para corresponder à humanidade misericordiosa de
Jesus?
·
Se achar oportuno
e possível, leia as “pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é Palavra
de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Reze
a oração que Jesus nos ensinou, pronunciando lentamente cada expressão e
percebendo como se relaciona com o Reino
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus?
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
O
que fazer para superar a passividade diante da missão que o Senhor nos confia
na transformação do mundo?
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite ou cante a invocação: “Jesus,
manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao teu!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Ouça, assista, medite e reze com a
canção “Não dá pra fazer de conta” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=KUk_EU7SIOk)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e termine seu momento de
oração
Pistas sobre Lucas 19,11-28
Esta parábola de Jesus é apresentada por Lucas na
sequência da cena de Zaqueu e no finalzinho da caminhada de Jesus a Jerusalém.
A aproximação de Jesus da capital e do templo suscita a pergunta pela
possibilidade de uma manifestação gloriosa e poderosa do Reino de Deus. “Alguns
pensavam que o Reino de Deus chegaria logo”, diz Lucas.
Jesus recorre a esta parábola para curar a “febre escatológica” que
contaminava parte dos discípulos/as, para desmontar uma expectativa
apocalíptica e triunfalista. Nesta parábola, Jesus chama a atenção para a
figura do homem nobre que viaja para ser coroado e do último empregado.
Os empregados são dez, e todos recebem 100 moedas de prata para
administrar. O homem nobre e agora coroado rei não pediu nada mais. Na sua
volta, apenas três empregados são citados. O primeiro revela que fez o valor
recebido se multiplicar por dez. O segundo, o fez render cinco vezes mais. O
terceiro devolveu apenas as 100 moedas recebidas.
Mas há também um grupo de concidadãos se manifestam contra a coroação do
personagem como rei, e acabam atraindo sobre si a ira do rei. O terceiro
empregado age guiado pelo medo, porque o rei seria muito severo e exigente. Mas
o rei não é severo e exigente, pois não cobra nada, não toma de volta o que
confiou aos empregados e ainda confia àqueles que foram ativos o governo de um
conjunto de cidades.
A figura do rei representa Jesus, que vai a Jerusalém para ser coroado,
não exatamente como rei, mas para ser contestado em sua liderança. Seu reino se
manifesta na acolhida de todas as pessoas como filhas de Abraão, na cura de
doenças, na integração dos excluídos. E cabe aos discípulos/as, segui-lo e fazer
o que ele fez e como fez.
A punição mais dura é reservada àqueles que rejeitam o que rei governe
sobre eles, enquanto que o servo medroso e preguiçoso apenas perde a confiança
e a missão a ele confiada, porque não obedeceu e não foi fiel. Quanto mais fiéis
somos à missão, mais crescemos na comunhão com Jesus.
(Itacir Brassiani msf)
Reflexão do Papa Francisco
Gostaria de pedir-vos
para não me perguntardes se
existem pobres, quem são e
quantos são, porque tenho receio que tais perguntas representem uma
distração ou o pretexto para escapar duma específica indicação da consciência e
do coração. Os pobres, eu nunca os
contei, porque não se podem contar: os pobres abraçam-se, não se contam. Os
pobres estão no meio de nós”. (Mensagem para o Dia
Mundial dos Pobres, 2021)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta
da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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