Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 566
09/11/2021 | Festa da Dedicação da Catedral de
Roma
Evangelho segundo João (2,13-22)
(1) Coloque-se em atitude de oração
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Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
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Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
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Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando o mantra: “Buscai primeiro o reino de Deus
e a sua justiça” (https://www.youtube.com/watch?v=0_oCGS34EOE)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de João 2,13-22
·
Leia o texto em voz alta (se achar necessário
e for possível)
·
Esta
cena do evangelho é escolhida para iluminar e dar sentido à festa de hoje (dedicação
da Catedral de Roma) e ao significado dos templos
·
Jesus
não admite que o templo seja usado para satisfazer interesses mesquinhos à
custa do sofrimento do povo
·
Deus,
o Pai de Jesus, não habita num edifício, mas onde quer que haja uma pessoa
humana
·
Se
os templos têm algum valor no cristianismo, é para que ninguém esqueça dessa
verdade bela e exigente!
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma?
(3) Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e
meditada diz a você hoje, nesse momento?
·
Leia
e releia esta cena, tentando visualizar as ações de Jesus e as reações dos
comerciantes, sacerdotes e dos fiéis
·
Será
que não fizemos pouco caso desse gesto e dessa lição de Jesus, e ainda
valorizamos mais os ritos e leis que as pessoas?
·
O
que significa hoje tratar os templos como lugares de encontro e oração que não
excluem nenhum grupo e nenhum povo?
·
Será
que não estamos mais preocupados com os rótulos (é cristão ou não) dos
movimentos que com o bem que eles fazem?
·
Se achar oportuno
e possível, leia as “pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
·
Tome consciência de que este texto é
Palavra de Deus
·
Depois de escutar atentamente, agora é
sua vez de falar
·
Não mude de assunto, pois sua palavra é
sua resposta a Deus
·
Permita que o próprio Deus dirija a sua
oração, a sua resposta
·
Não se preocupe com raciocínios e
frases bem articuladas
·
Agradeça
ao Senhor o grande dom de ser seu templo, e peça a graça de reconhece-lo também
na dignidade dos irmãos/irmãs
·
Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz
dizer a Deus?
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
·
Procure contemplar a realidade do mundo
com o olhar de Deus
·
Busque meios para colocar em prática o
que Deus lhe fala
·
Perceba o que você precisa mudar a
partir dessa meditação
·
Como evitar que nossos templos magníficos se
tornem lugar de ostentação e busca de vantagens, e não lugar de encontro?
·
Responda: O que Deus está pedindo que eu
mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
·
Recite o Pai Nosso e a Ave Maria
·
Recite ou cante a invocação: “Jesus,
manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao teu!”
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Ouça, assista, medite e reze com a
canção “Se calarem a voz dos profetas” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=t24vkBOM-o0)
·
Assuma um compromisso pessoal de
conversão e mudança
·
Apague a vela e termine seu momento de
oração
Pistas sobre João 2,13-22
Hoje a Igreja católica soleniza a dedicação da
Basílica de São João de Latrão, a “Catedral” de Roma. É uma das mais antigas
basílicas cristãs, construída entre os anos 311 e 314, segundo o modelo dos
templos romanos, depois que o cristianismo deixou de ser perseguido e de se
reunir nas casas. Com a festa desta dedicação, celebramos o significado cristão
dos templos de pedra.
A cena evangélica escolhida para iluminar o sentido
dessa festa é tirada do evangelho segundo João. Nela, Jesus nos é apresentado
numa perspectiva profética, como o homem enviado por Deus que veio limpar e
substituir o templo de pedra. O corpo humano de Jesus é o verdadeiro templo.
Nele, o corpo de todas as pessoas se torna morada de Deus.
Entrando no templo de Jerusalém, Jesus só encontra
dissimulação, comércio e exploração. Ali ninguém está buscando Deus, nem
exercendo sua misericórdia para com as pessoas vulneráveis. Então, ele faz um
chicote e expulsa todos os mercadores e seus animais, afirmando o fim dos
sacrifícios. Deus se relaciona com seu povo dando vida, e não exigindo a morte
de animais, aves ou pessoas.
As pombas eram o único sacrifício acessível aos
pobres. Por isso, com os vendedores de pombas Jesus é mais duro. A venda de
animais e aves para o sacrifício era controlada pela hierarquia sacerdotal. Ao
povo eles oferecem perdão em troca de dinheiro! No templo, em vez de ser
acolhido e apoiado, o povo é explorado. Em vez de dar vida em abundância, o
templo suga a vida dos pobres.
Os sacerdotes não se importam com o comércio do
templo. Eles se interessam apenas pelo cumprimento da lei, e questionam
credenciais de Jesus para fazer o que ele fez. Mas Deus mora fora do templo. O
templo de Deus, o Pai, é o corpo de Jesus. Os seres humanos, o nosso próximo,
são o lugar onde podemos encontrar a Deus. É em nome do templo, suas leis e
seus interesses que os sacerdotes pedem para matar Jesus, aquele que veio para
que todos tenham vida.
(Itacir Brassiani msf)
Reflexão do Papa Francisco
“Cresce
a visão segundo a qual os pobres não só são responsáveis pela sua condição, mas
constituem também um peso intolerável para um sistema econômico que coloca no centro o interesse
dalgumas categorias privilegiadas. Deste modo assiste-se à criação de armadilhas novas da miséria e da exclusão,
produzidas por agentes econômicos e financeiros sem escrúpulos, desprovidos de
sentido humanitário e responsabilidade social”. (Mensagem para o Dia Mundial dos Pobres, 2021)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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