terça-feira, 4 de abril de 2023

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1079

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1079

Dia 05/04/2023 | Semana Santa | Quarta-Feira

Evangelho segundo Mateus (26,14-25)

(1)Coloque-se em atitude de oração  

§  Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

§  Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

§  Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

§  Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

§  Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

§  Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

§  Prepare-se ouvindo a canção “Os filhos dos hebreus...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=FCO5lXCZxxc)

 

(2)Leia o texto da Palavra de Deus

§  Leia com toda a atenção o texto de Mateus 26,14-25

§  Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

§  A cena que Mateus nos descreve hoje junta, num único momento e no mesmo lugar, a ceia de despedida e o anúncio da traição

§  O clima da ceia não é tranquilo, pois está marcado por decepções, medos, frustrações, resistência e desistências, negações e traições

§  O questionamento que todos os Doze se fazem diante do anúncio de Jesus revela que a hipótese da traição rondava a todos

§  Mas o holofote se volta contra Judas, que toma a iniciativa de colaborar com os inimigos de Jesus e do Reino de Deus

§  Ele prefere a aliança com o status quo que com o dinamismo do Reino de Deus, e é compensado pelo equivalente a um salário

§  O que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3)Medite a Palavra de Deus

§  Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

§  Leia atentamente a narração de Mateus, e perceba o clima de tensão e as contradições que envolvem todos os discípulos

§  É possível perceber, por traz da traição, a ruptura de Judas com Jesus e sua proposta de comunhão do reino de Deus?

§  Será que a tentação de resistir, desistir, amaciar ou desviar do evangelho do diálogo e da acolhida não está nos rondando?

§  O que significa lembrar que a traição acontece na mesa da eucaristia e envolve os mais próximos de Jesus?

§  Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)Reze com o texto lido e meditado

§  Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

§  Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

§  Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

§  Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

§  Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

§  Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

§  Coloque-se imaginariamente à mesa com Jesus e os apóstolos, e fale com ele a partir do que você vive nesta semana santa

 

(5)Contemple a vida à luz da Palavra

§  Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

§  Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

§  Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

§  Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

§  O que fazer para evitar o “casamento” da “aceitação de Jesus” com práticas de intolerância, violência e exclusão, como vemos hoje?

 

(6)Retorne à vida cotidiana

§  Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

§  Recite a invocação: “Jesus, que mandas dar alimento a quem tem fome, fazei-nos compassivos com eles, em teu nome!”

§  Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

§  Medite e reze com a canção “Hosana ao Filho de Davi” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bi3SIkxdIWs&t=23s)

§  Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

§  Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

Anotações sobre Mateus 26,14-25

No evangelho segundo Mateus, do qual é extraída a cena que nos é proposta hoje, a ceia de despedida de Jesus é precedida pelo anúncio da traição de Judas. O fato é também narrado por João, mas com nuances bastante diferentes, e depois da ceia. Em todos os casos, ao celebrar a ceia pascal e assinar com ela seu testamento, Jesus se mostra bem consciente das “traíras e traições” que o cercavam.

É importante notar que Jesus pede que a ceia pascal seja celebrada numa casa, no ambiente “profano” e íntimo das pessoas que compartilham o sangue e o destino. É neste ambiente de intimidade e memória do evento fundador do povo de Deus, neste acontecimento da aliança nova e eterna de Deus com a humanidade, que a traição se desenvolve. Por isso, a ação de Judas é também uma traição do espírito da comunidade e da ceia eucarística.

Mateus nos relata um fato estranho: é Judas, um dos Doze, que procura a elite religiosa para entregar-lhes Jesus. Eles não precisavam dessa ajuda, pois sabiam muito bem quem era ele e por onde ele andava. A ação de Judas contrasta com a atitude de gratidão de uma mulher na casa de um leproso que fora curado por Jesus, um pouco antes: enquanto Judas entrega Jesus, a mulher o acolhe.

Judas acerta com os sacerdotes, pelo seu “serviço sujo”, o equivalente a um mês de trabalho de um pastor, ou à indenização por um escravo ferido por um boi. Na verdade, a iniciativa estranha de Judas revela uma tendência geral de desistência, negação, traição e ruptura com Jesus. Mas nada muda a decisão de Jesus, e ele se mostra absolutamente consciente daquilo que estava ocorrendo.

Jesus fala que um dos Doze haveria de traí-lo, todos ficam aflitos e perguntam se casualmente seriam eles, mas esperando uma resposta negativa. Então o foco da cena faz convergir a nossa atenção para a figura de Judas, que faz a mesma pergunta e também espera uma resposta negativa, como que para encobrir ou disfarçar aquilo que o aproximava dos hipócritas que controlavam a religião e o templo. E ele não chama Jesus de Senhor, mas de mestre, desobedecendo a proibição explícita de Jesus.

 (Itacir Brassiani msf)

 

“Dai-lhes vós mesmos de comer!”

“Betinho falava que a alma da fome é a política, e Josué de Castro denunciava a conspiração do silêncio em torno da fome. Enquanto nada se fala, parece que a fome não existe. Quando ouvimos falar de fome, é sempre uma expressão pontual e jamais estrutural. É melhor que a sociedade não conviva com a notícia da fome. Por isso, assistimos a um desmonte dos organismos de pesquisa” (Bispos do Brasil, Texto-base da Campanha da Fraternidade 2023, § 71).

 

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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