Ano A Roteiro de Leitura Orante
do Evangelho Nº 1076
Dia 02/04/2023
| Domingo dos Ramos
Evangelho
segundo Mateus (21,1-11)
(1) Coloque-se em atitude de oração
§ Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
§ Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
§ Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
§ Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
§ Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
§ Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
§ Prepare-se
ouvindo a canção “Os filhos dos hebreus...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=FCO5lXCZxxc)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
§ Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 21,1-11
§ Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
§ Por mais que desejássemos,
a entrada de Jesus em Jerusalém, depois de uma longa e tensa peregrinação, não
tem nada de triunfal
§ Ele chega às portas da
cidade montado num jumento e acompanhado por uma multidão de pobres claramente
exaltados
§ Eles identificam em
Jesus o Messias justo e pobre que anunciara Zacarias, o descendente ideal do
idealizado rei Davi
§ Ao transpor os muros, o
que ele encontra é uma elite assustada com o que vê e ouve: um profeta vindo de
Nazaré da Galileia
§ Qualquer comparação com
a acolhida dispensada a príncipes e generais vencedores revelará a enorme
diferença
§ O
que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
§ Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
§ Releia o texto com calma, prestando atenção aos
personagens, ao que eles fazem e ao que eles dizem
§ Você consegue perceber os traços de sátira política que
Mateus dá à sua narração da chegada de Jesus a Jerusalém?
§ Com que palavras, gestos e símbolos acolheríamos hoje
Jesus em nossas casas, instituições e cidades?
§ O que esta cena paradigmática diz e ensina sobre a
prática da evangelização e do anúncio do Reino de Deus?
§ Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
§ Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
§ Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
§ Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
§ Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
§ Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
§ Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
§ Coloque-se no meio do
povo da Colina das Oliveiras e se incorpore no coro de vozes que saúda Jesus e
abre as portas a ele
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
§ Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
§ Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
§ Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
§ Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
§ O que fazer para que a
semana santa não seja reduzida a uma história de um passado mais ou menos
distante?
(6) Retorne à vida cotidiana
§ Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
§ Recite
a invocação: “Jesus, que mandas dar alimento a quem tem fome, fazei-nos compassivos
com eles, em teu nome!”
§ Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
§ Medite
e reze com a canção “Hosana ao Filho de Davi” (Acessível
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bi3SIkxdIWs&t=23s)
§ Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
§ Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Anotações sobre Mateus 21,1-11
O relato da entrada de Jesus em
Jerusalém, proclamado no Domingo de Ramos, nos convida a abandonar toda e
qualquer fantasia de poder e de sucesso que alimentamos e projetamos nele.
Nesta cena não há nada de triunfal. Jesus vem da Galileia e entra na capital do
seu país politicamente dominado montado numa jumenta. Nada de cortejos de
honra, de generais e cavalos vistosos, de discursos oficiais de acolhida. Jesus
chega a Jerusalém como sempre foi: um servidor, um reformador inquieto, um
profeta destemido e vindo dos grotões, um simples homem da Galileia.
Jesus de Nazaré chega a Jerusalém
caminhando à frente de um numeroso e desorganizado grupo de discípulos. O povo
da capital não o conhece, e mesmo assim o teme. Mas o pessoal do campo que o
acompanha desde a Galileia ou que vive na periferia da capital aclama-o com
entusiasmo e o acolhe como o Messias esperado. “Bendito o que vem em nome do
Senhor!” Como o velho Simeão, essa gente reconheceu naquele homem que tinha
ouvidos, palavras e ações libertadoras em favor dos últimos o Enviado de Deus.
E isso contrasta claramente com a fria acolhida do povo de Jerusalém...
O que aquela pequena multidão de
pobres e estropiados faz é aclamar o despontar do Reino messiânico inspirado em
Davi e a chegada do líder enviado por Deus. Mas Jesus não realiza as ações
potentes que esta ideologia apregoava! Ele é o servo paciente e o ouvinte
atento da Palavra anunciado por Isaías, e é dessa escuta que brota uma palavra
que desperta as pessoas adormecidas e encoraja as multidões acorrentadas pelo
medo. A de Jesus será apenas o incondicional e solidário de si mesmo na cruz...
O entusiasmo daquela gente que vinha
do interior ou vivia na periferia da capital não se sustentará por muito tempo.
Os próprios discípulos, depois de se unirem às multidões e o saudarem como o
Messias esperado, voltam atrás e o abandonam. Os gritos de ‘hosana’ –
Socorro! Deus salve agora! –darão lugar ao insolente e violento pedido
‘Crucifica-o!’, fruto da frustração das expectativas e da manipulação
interesseira das autoridades de Jerusalém.
(Itacir Brassiani msf)
“Dai-lhes vós mesmos de comer!”
“As principais vítimas
da insegurança alimentar são as crianças, pois ela pode comprometer o
crescimento e o desenvolvimento físico e cognitivo, uma vez que a anemia pode comprometer
o desenvolvimento dos órgãos, tecidos e o funcionamento cerebral, afetando
capacidades como a memória e a atenção, a leitura e a aprendizagem de
linguagens como um todo. Esse déficit pode ser irreversível em situações de
insegurança alimentar grave” (Bispos do Brasil, Texto-base da Campanha da Fraternidade 2023, § 71).
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
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