sábado, 1 de abril de 2023

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1076

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1076

Dia 02/04/2023 | Domingo dos Ramos

Evangelho segundo Mateus (21,1-11)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

§ Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

§ Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

§ Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

§ Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

§ Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

§ Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

§ Prepare-se ouvindo a canção “Os filhos dos hebreus...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=FCO5lXCZxxc)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

§ Leia com toda a atenção o texto de Mateus 21,1-11

§ Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

§ Por mais que desejássemos, a entrada de Jesus em Jerusalém, depois de uma longa e tensa peregrinação, não tem nada de triunfal

§ Ele chega às portas da cidade montado num jumento e acompanhado por uma multidão de pobres claramente exaltados

§ Eles identificam em Jesus o Messias justo e pobre que anunciara Zacarias, o descendente ideal do idealizado rei Davi

§ Ao transpor os muros, o que ele encontra é uma elite assustada com o que vê e ouve: um profeta vindo de Nazaré da Galileia

§ Qualquer comparação com a acolhida dispensada a príncipes e generais vencedores revelará a enorme diferença

§ O que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

§ Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

§ Releia o texto com calma, prestando atenção aos personagens, ao que eles fazem e ao que eles dizem

§ Você consegue perceber os traços de sátira política que Mateus dá à sua narração da chegada de Jesus a Jerusalém?

§ Com que palavras, gestos e símbolos acolheríamos hoje Jesus em nossas casas, instituições e cidades?

§ O que esta cena paradigmática diz e ensina sobre a prática da evangelização e do anúncio do Reino de Deus?

§ Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

§ Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

§ Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

§ Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

§ Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

§ Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

§ Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

§ Coloque-se no meio do povo da Colina das Oliveiras e se incorpore no coro de vozes que saúda Jesus e abre as portas a ele

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

§ Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

§ Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

§ Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

§ Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

§ O que fazer para que a semana santa não seja reduzida a uma história de um passado mais ou menos distante?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

§ Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

§ Recite a invocação: “Jesus, que mandas dar alimento a quem tem fome, fazei-nos compassivos com eles, em teu nome!”

§ Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

§ Medite e reze com a canção “Hosana ao Filho de Davi” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bi3SIkxdIWs&t=23s)

§ Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

§ Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Anotações sobre Mateus 21,1-11

O relato da entrada de Jesus em Jerusalém, proclamado no Domingo de Ramos, nos convida a abandonar toda e qualquer fantasia de poder e de sucesso que alimentamos e projetamos nele. Nesta cena não há nada de triunfal. Jesus vem da Galileia e entra na capital do seu país politicamente dominado montado numa jumenta. Nada de cortejos de honra, de generais e cavalos vistosos, de discursos oficiais de acolhida. Jesus chega a Jerusalém como sempre foi: um servidor, um reformador inquieto, um profeta destemido e vindo dos grotões, um simples homem da Galileia.

Jesus de Nazaré chega a Jerusalém caminhando à frente de um numeroso e desorganizado grupo de discípulos. O povo da capital não o conhece, e mesmo assim o teme. Mas o pessoal do campo que o acompanha desde a Galileia ou que vive na periferia da capital aclama-o com entusiasmo e o acolhe como o Messias esperado. “Bendito o que vem em nome do Senhor!” Como o velho Simeão, essa gente reconheceu naquele homem que tinha ouvidos, palavras e ações libertadoras em favor dos últimos o Enviado de Deus. E isso contrasta claramente com a fria acolhida do povo de Jerusalém...

O que aquela pequena multidão de pobres e estropiados faz é aclamar o despontar do Reino messiânico inspirado em Davi e a chegada do líder enviado por Deus. Mas Jesus não realiza as ações potentes que esta ideologia apregoava! Ele é o servo paciente e o ouvinte atento da Palavra anunciado por Isaías, e é dessa escuta que brota uma palavra que desperta as pessoas adormecidas e encoraja as multidões acorrentadas pelo medo. A de Jesus será apenas o incondicional e solidário de si mesmo na cruz...

O entusiasmo daquela gente que vinha do interior ou vivia na periferia da capital não se sustentará por muito tempo. Os próprios discípulos, depois de se unirem às multidões e o saudarem como o Messias esperado, voltam atrás e o abandonam. Os gritos de ‘hosana’ – Socorro! Deus salve agora! –darão lugar ao insolente e violento pedido ‘Crucifica-o!’, fruto da frustração das expectativas e da manipulação interesseira das autoridades de Jerusalém.

 (Itacir Brassiani msf)

 

“Dai-lhes vós mesmos de comer!”

“As principais vítimas da insegurança alimentar são as crianças, pois ela pode comprometer o crescimento e o desenvolvimento físico e cognitivo, uma vez que a anemia pode comprometer o desenvolvimento dos órgãos, tecidos e o funcionamento cerebral, afetando capacidades como a memória e a atenção, a leitura e a aprendizagem de linguagens como um todo. Esse déficit pode ser irreversível em situações de insegurança alimentar grave (Bispos do Brasil, Texto-base da Campanha da Fraternidade 2023, § 71).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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