Ano A Roteiro de Leitura Orante
do Evangelho Nº 1075
Dia 01/04/2023
| 5ª Semana da Quaresma | Sábado
Evangelho
segundo João (11,45-56)
(1)Coloque-se em
atitude de oração
§ Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
§ Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
§ Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
§ Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
§ Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
§ Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
§ Prepare-se
ouvindo a canção “A palavra de Deus ouvida...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=jg_geU66pxE)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
§ Leia
com toda a atenção o texto de João 11,45-56
§ Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
§ Depois da longa e tensa
discussão com as lideranças do templo, Jesus se dedica à pregação, quando é
avisado da morte de Lázaro
§ Depois de “chamar
Lázaro para fora” e mandar que o desamarrem e o deixem andar, muita gente
aderiu a Jesus
§ Sem nenhum interesse
pela vida do povo, a elite religiosa se reúne e decreta a morte de Jesus, sem
nenhum processo
§ Justificam esta decisão
recorrendo à “lei de segurança nacional”: defesa do “lugar sagrado” e
“segurança da nação”
§ Jesus se retira desse
ambiente perigoso e perverso, e, longe do templo, acolhe novos/as discípulos/as
e oferece-lhes formação
§ O
que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
§ Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
§ Releia o texto com calma, prestando atenção aos
personagens, ao que eles fazem e ao que eles dizem
§ Qual é o verdadeiro motivo da reunião do Conselho, e o
que eles temem a respeito de Jesus?
§ Que tipo de “leitura da realidade” eles fazem? O que
dizem de Jesus? Isso é verdade?
§ Como entender que as ações emancipadoras e
restauradoras de Jesus provoquem tanta indignação e violência nas lideranças?
§ Elas podem se arrogar a
autoridade de representantes de Deus? O que isso significa para as autoridades
e lideranças cristãs de hoje?
§ Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
§ Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
§ Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
§ Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
§ Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
§ Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
§ Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
§ Peça a Deus pela sua
comunidade eclesial: que ela não use o nome de Deus para oprimir, dominar e
perseguir ninguém
(5)Contemple a vida
à luz da Palavra
§ Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
§ Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
§ Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
§ Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
(6)Retorne à vida
cotidiana
§ Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
§ Recite
a invocação: “Jesus, que mandas dar alimento a quem tem fome, fazei-nos compassivos
com eles, em teu nome!”
§ Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
§ Medite
e reze com a canção “A verdade vos libertará” (Acessível
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=udLw5npxd74)
§ Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
§ Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Anotações sobre João 11,45-56
Na meditação de
ontem, Jesus concluía o debate com as lideranças do templo reafirmando sua
filiação divina – suas ações o fazem parecido com o Pai – e que a elite
religiosa é filha da idolatria (que a tradição judaica chama de prostituição),
pois rejeita, persegue e quer matar Jesus, assim como os discípulos fiéis a
ele.
Na cena de hoje,
que está situada depois da ressurreição de Lázaro, estas mesmas “autoridades”
confirmam a decisão de eliminar Jesus, dispensando qualquer processo
minimamente legal. Diante da crescente adesão do povo a Jesus, elas sentem
estar perdendo a influência e terreno. Então, reúnem o “conselho superior” (o
Sinédrio) para tomar uma decisão.
As lideranças
religiosas do templo não toleram pessoas livres, conscientes e vivas. Como
Jesus e sua pregação são os responsáveis por isso, reúnem-se os que pretendem
representar os “interesses de Deus”, seja pelo cargo que exercem, seja pelo
saber que administram. Reunidos, fazem uma leitura negativa e tendenciosa dos
acontecimentos, não conseguem ver nada de bom e somente ameaça naquilo que
Jesus faz.
Pode parecer
incrível, mas esta gente não está interessada no cumprimento da vontade de Deus
e em proteger e melhorar a vida do povo, mas apenas com o risco de perder da
“clientela religiosa” para Jesus. Mas disfarçam, e justificam sua decisão
assassina acenando para o risco de que Jesus, agitando as esperanças do povo, provoque
uma represália romana. Em outras palavras, apelam à “lei de segurança nacional”
para defender seus interesses.
Ironicamente,
Caifás, em nome do conselho e como chefe que encarna perfeitamente a
instituição, opõe-se à ação de Deus em Jesus para “salvar” o “lugar de Deus”,
que é o templo. Isso faz com que Jesus se afaste do templo e se esconda, onde
atrai mais discípulos/as e se dedica à última etapa de formação deles/as antes
de ser levado à morte. Mas, com a morte na cruz, Jesus acaba decretando o fim
da identificação do povo de Deus com a nação judaica, pois abre as portas para
os “filhos de Deus dispersos”.
(Itacir Brassiani msf)
“Dai-lhes vós mesmos de comer!”
“Se é verdade que a
desigual distribuição da população e dos recursos disponíveis cria obstáculos
ao desenvolvimento e ao uso sustentável do ambiente, deve-se reconhecer que o crescimento demográfico é plenamente
compatível com um desenvolvimento integral e solidário, de modo que isso
não seja usado como pretexto para escolhas políticas e econômicas pouco
conformes à dignidade da pessoa humana”
(Bispos do Brasil, Texto-base da Campanha da Fraternidade 2023,
§ 62).
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar
a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
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