Ano A Roteiro de Leitura Orante
do Evangelho Nº 1056
Dia 13/03/2023
| 3ª Semana da Quaresma | Segunda-feira
Evangelho
segundo Lucas (4,24-30)
(1) Coloque-se em atitude de oração
§ Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
§ Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
§ Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
§ Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
§ Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
§ Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
§ Prepare-se
ouvindo a canção Cada vez que eu venho para te falar (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Sc5eyp-raOM)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
§ Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 4,24-30
§ Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
§ Este texto está situado
depois da apresentação de uma espécie de “plataforma de lançamento” do seu
projeto, uma pregação inaugural da missão de Jesus na sua cidade-natal
§ Depois de ler o profeta
Isaías, que fala do envio de um personagem para libertar os pobres e oprimidos,
Jesus diz que essa profecia se cumpre nele, que ele é o Enviado de Javé
§ A resposta dos seus
contemporâneos e coetâneos é contraditória, e vai da acolhida entusiasmada à
rejeição mais acirrada
§ Conhecedor da história
de rejeição dos profetas, Jesus entende o que acontece, mas não abre mão de
fazer o que Deus quer
§ Deus não reconhece
privilégios de pequenos grupos e povos privilegiados, como o demonstraram Elias
e Eliseu
§ O
que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
§ Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
§ Leia atentamente a narração desta primeira
manifestação e rejeição pública de Jesus na cidade de onde se criara
§ Dá para entender que, recordando Elias e Eliseu, Jesus
está pedindo que a Igreja abra suas portas às pessoas discriminadas?
§ Em que medida também nós estaríamos alimentando a
ideia de que Deus deve beneficiar primeiro os “nossos”?
§ No horizonte da Campanha da Fraternidade, quem faria
parte desses grupos considerados desprezíveis e “estrangeiros”?
§ Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
§ Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
§ Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
§ Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
§ Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
§ Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
§ Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
§ Senhor, ajuda-nos a ampliar as fronteiras da nossa família, comunidade e
nação, para acolher e ajudar a todos os que sofrem
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
§ Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
§ Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
§ Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
§ Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
§ Por onde começar a abrir fronteiras e derrubar muros
que nos separam e opõem a quem é apenas diferente?
(6) Retorne à vida cotidiana
§ Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
§ Recite
a invocação: “Jesus, que mandas dar alimento a quem tem fome, fazei-nos compassivos
com eles, em teu nome!”
§ Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
§ Medite
e reze com a canção Paz na terra (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lAgmswgz0VU)
§ Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
§ Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Anotações sobre Lucas 4,24-30
Depois de termos
refletido e rezado ontem a cena na qual Jesus se aproxima de nós e,
nivelando-se à nossa humanidade, nos oferece a água que sacia a nossa sede mais
profunda, somos levados por Lucas à estreia da vida pública de Jesus em Nazaré.
E ele começou “demarcando o campo”, lendo um trecho do profeta Isaías e
terminando com uma breve e explosiva “homilia”: “Hoje se cumpriu essa passagem
da escritura que vocês acabaram de ouvir”.
A reação dos seus
conterrâneos e coetâneos é contraditória: por um lado, admiração e aplausos;
por outro, escândalo, críticas e até ameaças. Enquanto uns se impressionavam
pela coragem e sabedoria das suas palavras, outros tropeçavam na sua origem
humilde e pobre e por sua postura pouco exclusivista em benefício dos seus
concidadãos, e pouco nacionalista por alargar as fronteiras da sua missão para
todos os pobres.
Jesus conhece
tanto a história da profecia como a vontade de Deus, que ele chama de Pai. Deus
não considera os vínculos étnicos, tribais e nacionais na sua ação libertadora.
E os profetas, quando autênticos, se movem com a mesma liberdade. Por isso,
sempre sofrem rejeição por parte daqueles/as que se consideram melhores,
superiores, mais merecedores, começando pelos que são mais próximos.
Jesus não realiza
nenhum milagre em benefício exclusivo dos seus conterrâneos e, com isso,
frustra suas expectativas e interesses. Ele não está sujeito aos interesses e
expectativas de pequenos grupos. Os caminhos de Deus seguem outra lógica:
prioriza as pessoas e grupos sociais mais necessitados, que não contam e não
valem aos olhos dos grupos que controlam o poder, aqueles/as que são
“diferentes” e, por isso, menosprezados/as.
Jesus busca dois
fatos antigos para comprovar isso. Mesmo que existissem muitas viúvas pobres em
Israel, o profeta Elias foi em socorro de uma viúva estrangeira. Em meio a um
grande número de leprosos hebreus, Eliseu priorizou a cura de um leproso
estrangeiro. Cabe-nos assimilar e viver essa compaixão sem fronteiras de Deus.
É este o caminho de uma verdadeira conversão.
(Itacir Brassiani msf)
“Dai-lhes vós mesmos de comer!”
“As causas da fome no Brasil são várias, dentre as quais pode-se
destacar: a histórica estrutura fundiária; uma política agrícola perversa, que
destina a maior parte dos incentivos ao agronegócio; o sequestro do sistema
produtivo pelo sistema econômico financeiro; o desemprego e o subemprego ou
trabalho informal; a perversidade da política salarial; o desmonte de todo o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e
Nutricional” (Bispos do Brasil, Texto-base da Campanha da Fraternidade 2023,
§ 45).
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se
surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de
acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a
unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
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