Ano A Roteiro de Leitura Orante
do Evangelho Nº 1067
Dia 23/03/2023
| 4ª Semana da Quaresma | Sexta-feira
Evangelho
segundo João (7,1-30)
(1) Coloque-se em atitude de oração
§ Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
§ Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
§ Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
§ Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
§ Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
§ Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
§ Prepare-se
ouvindo o mantra Jesus, tu és a luz (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=qpCS0gucq6c)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
§ Leia
com toda a atenção o texto de João 7,1-30
§ Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
§ Segundo o evangelista
João, Jesus vai diversas vezes a Jerusalém, e sempre que vai provoca conflitos
e enfrentamentos
§ Na Galileia, sua fama
profética cresce, e não faltam aqueles que querem levar vantagem com isso,
inclusive entre seus familiares
§ Nesta perspectiva, os
parentes pressionam Jesus a subir a Jerusalém para a festa das tendas e ampliar
seu apelo social
§ Jesus tem outro
projeto, e vai a Jerusalém para esvaziar o sentido da festa e se legitimar como
filho e enviado do Pai
§ No debate com os
cidadãos da capital, Jesus questiona suas crenças e afirma que eles não
conhecem o Deus que dizem cultuar
§ O
que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
§ Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
§ Situe-se no coração do
debate de Jesus com seus familiares e com os cidadãos da capital, lendo o texto
inteiro (v. 1-30)
§ Você conhece pessoas,
grupos ou igrejas que “usam” o nome de Jesus para levar algum tipo de vantagem?
§ Você é capaz de
perceber o alcance político e social da pregação e da prática de Jesus, ou vê
nele apenas um líder espiritualista?
§ Você tem levado a sério
Jesus (seu ensino e sua prática) para fazer uma ideia de Deus e falar dele?
§ Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
§ Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
§ Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
§ Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
§ Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
§ Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
§ Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
§ Jesus, tu és a Luz dos
olhos meus! Jesus, brilhe essa luz nos passos meus seguindo os teus!
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
§ Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
§ Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
§ Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
§ Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
§ O que fazer para que os
cristãos e suas Igrejas não caiam na tentação de apresentar um Jesus
milagreiro, poderoso e famoso?
(6) Retorne à vida cotidiana
§ Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
§ Recite
a invocação: “Jesus, que mandas dar alimento a quem tem fome, fazei-nos compassivos
com eles, em teu nome!”
§ Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
§ Medite
e reze com a canção Fazer de conta (acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=KUk_EU7SIOk)
§ Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
§ Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Anotações sobre João 7,1-30
A proposta
litúrgica do tempo quaresmal não obedece à sequência literária nem ao progresso
temporal dos textos do evangelho, mas a uma lógica temática, enfatizando o
progresso na conversão pessoal, comunitária e social. O texto de hoje está
localizado em plena ação apostólica de Jesus, num momento especialmente
crítico.
Estando na
Galileia, Jesus é abordado pelos seus próprios familiares, que fazem pressão
para que ele suba a Jerusalém para ampliar sua influência sobre o povo. Isso
revela que seus parentes esperam usufruir das vantagens de ter um familiar
famoso. Este não é o projeto de Jesus, e nem seus familiares acreditam nele.
Diante da recusa
de Jesus, seus parentes sobem sozinhos a Jerusalém para a festa das tendas, que
faz memória da travessia do deserto. Jesus segue mais tarde, discreto e, ao
mesmo tempo, absolutamente convicto de que o templo e suas instituições não
tinham nada a dizer sobre os novos tempos do Reino de Deus que ele inaugurava
com suas ações e anunciava com sua pregação.
A discrição de
Jesus, entretanto, não impede que sua presença seja percebida. E as pessoas se
questionam sobre ele, já que ele não tem nada de especial que o identifique com
o profeta esperado, a não ser suas ações de emancipação e libertação, aliás,
radicalmente questionadas pelas lideranças religiosas. E se perguntavam por que
as autoridades não o prendiam.
Os cidadãos de
Jerusalém, mergulhados na ideologia veiculada pelo templo e seus ministros,
refutam a identidade messiânica de Jesus e afirmam que sabem de onde ele vem:
seu sotaque denuncia que é galileu. Quanto ao messias, ninguém saberia de onde
viria. Mas Jesus responde a eles com ironia e coragem: eles não sabem de onde
virá o messias, nem conhecem aquele que o envia.
Na verdade, Jesus
questiona o saber usado como muro protetivo contra as surpresas de Deus e como
álibi para evitar a necessária conversão. Não podemos falar de Deus ou
imaginá-lo passando ao largo de Jesus, seu filho amado e seu enviado
autorizado.
(Itacir Brassiani msf)
“Dai-lhes vós mesmos de comer!”
“Quando a única lei é o cálculo do lucro no fim do dia, não há mais
qualquer freio na adoção da lógica da exploração das pessoas. As pessoas
são vistas como simples meios. Deixa de haver salário justo, horário justo de
trabalho e criam-se novas formas de escravidão, suportadas por pessoas que, sem
alternativa, devem aceitar esse veneno de injustiça a fim de ganhar o mínimo
para comer” (Bispos do Brasil, Texto-base da Campanha da Fraternidade 2023,
§ 50).
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre
em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente
difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
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