Ano A Roteiro de Leitura Orante
do Evangelho Nº 1062
Dia 19/03/2023
| 4ª Semana da Quaresma | Domingo
Evangelho
segundo João (9,1-41)
(1)Coloque-se em
atitude de oração
§ Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
§ Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
§ Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
§ Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
§ Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
§ Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
§ Prepare-se
ouvindo o mantra Jesus, tu és a luz (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=qpCS0gucq6c)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
§ Leia
com toda a atenção o texto de João 9,1-41
§ Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
§ Esta bela e densa cena
do encontro de um cego de nascimento com Jesus está inserida na espiritualidade
da caminhada quaresmal
§ Jesus havia dito, no
lugar mais importante do templo, que ele é a luz do mundo, e quem o segue não
caminha na escuridão (8,12)
§ As autoridades reagiram
dizendo que Jesus estava possesso pelo demônio e pegaram em pedras para
apedrejá-lo
§ Saindo do templo, Jesus
cruza com um cego de nascimento, e os discípulos questionam a origem desse mal
§ Jesus não se detém em
extensas e complexas explicações, mas o faz capaz de ver e adquirir autonomia e
maioridade
§ As autoridades reagem
com agressividade, acusam Jesus de desrespeitar a lei e expulsão o homem curado
do templo
§ Finalmente, Jesus
afirma que cegos e pecadores são os fariseus
§ O
que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
§ Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
§ Situe-se
espiritualmente na cena descrita por João, em cada personagem, naquilo que
dizem e fazem
§ Perceba como a
iluminação do cego crescendo, e passa da cura física à maturidade espiritual e
à iluminação da fé
§ Quais são as cegueiras
das quais necessitamos ser libertados, para que nossa adesão a Jesus seja
madura e plena?
§ Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
§ Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
§ Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
§ Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
§ Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
§ Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
§ Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
§ Peça a Jesus a graça de
encontra-lo no caminho da vida e de ver com seus olhos e amar com seu coração
(5)Contemple a vida
à luz da Palavra
§ Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
§ Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
§ Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
§ Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
§ Como ajudar nossa
Igreja e seus membros a se alegrar mais com a vida resgatada e promovida que
com o respeito às leis e costumes?
(6)Retorne à vida
cotidiana
§ Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
§ Recite
a invocação: “Jesus, que mandas dar alimento a quem tem fome, fazei-nos compassivos
com eles, em teu nome!”
§ Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
§ Medite
e reze com a canção Fazer de conta (acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=KUk_EU7SIOk)
§ Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
§ Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Anotações sobre Joao 9,1-41
Os discípulos vêm
um cego mendigando, e perguntam se a desgraça é fruto do pecado, como pensam. O
cego representa as pessoas que vivem sob a opressão, sem imaginar que podem
sair dela, sem vislumbrar alternativas. Ele não esperava uma cura, nascera
privado da condição e dignidade humana e sempre vivera assim. Jesus não pode
dar-lhe nada, porque ele não sabe o que é a vida.
Para Jesus, esse
limite não é castigo, e Deus não é indiferente a essa condição limitadora.
Jesus convoca os discípulos à ação, e assinala a urgência de fazer algo: sua
obra é fazer algo em favor da pessoa humana humilhada. Com o barro, Jesus
recria o ser humano, acaba a criação desfigurada e incompleta. A piscina está
fora da cidade, e o cego deve caminhar, sair livremente. Assim ele começa a ver
e conhecer o que é o ser humano, o mundo, o caminho da fé.
O cego é como um
morto que volta à vida, sendo o mesmo, é outro. Que os cegos vejam, é sinal dos
tempos messiânicos. Antes ele permanecia imóvel, impotente, dependente, e a
mudança repentina causa perplexidade nos vizinhos. A cura suscita interesse por
Jesus no meio popular, esperança e desejo de encontra-lo.
Os fariseus não
se interessam pela cura em si, mas sobre como foi feita. Eles não se alegram
com a cura, e exigem respeito à lei, que seria a regra da ação de Deus. O deus
deles não se interessa pela pessoa humana dependente, cega. Os judeus se
refugiam na incredulidade e suspeitam que o homem jamais havia sido cego. Não
encaram o fato evidente, pois contradiz suas convicções. Intimidado pelas
autoridades, o povo não pode expressar a alegria espontânea pela cura, deve
submeter-se à opinião dos dirigentes.
Os fariseus
querem evitar o testemunho do cego sobre Jesus, e pedem que jure lealdade a
eles, para que Jesus seja rotulado como pecador. Não podem negar a cura, mas
pensam que podem calar a interpelação que ela provoca. Para eles, Deus não pode
agir contra a lei e a favor do ser humano necessitado. Eles pensam que sua
ideologia é mais verdadeira que a experiência, e se refugiam na tradição para
não ver e para negar a realidade.
(Itacir Brassiani msf)
“Dai-lhes vós mesmos de comer!”
“É preciso não só matar a fome, mas emancipar o faminto e, para isso, o
trabalho e o emprego dignos são fundamentais. A subutilização da força de
trabalho (24% não consegue trabalho, desistiu de procurar ou trabalha menos do
que gostaria) e o desemprego elevado (chegou a 15% em 2021, e atinge hoje cerca
de 12 milhões de brasileiros) são situações relacionadas fortemente com a
insegurança alimentar e a fome” (Bispos do Brasil, Texto-base da Campanha da Fraternidade 2023, § 49).
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar
a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
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