Ano A Roteiro de Leitura Orante
do Evangelho Nº 1058
Dia 15/03/2023
| 3ª Semana da Quaresma | Quarta-feira
Evangelho
segundo Mateus (5,17-19)
(1)Coloque-se em atitude
de oração
§ Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
§ Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
§ Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
§ Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
§ Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
§ Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
§ Prepare-se
ouvindo a canção Cada vez que eu venho para te falar (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Sc5eyp-raOM)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
§ Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 5,17-19
§ Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
§ Jesus havia anunciado
solenemente quem são as pessoas bem-aventuradas, aquelas que agradam ao Deus do
Reino
§ Sabendo que isso não
fechava com as leis tradicionais, Jesus esclarece que não é anarquista e nem um
simples reformador
§ Recorrendo à sua
autoridade de enviado de Deus e de intérprete competente das antigas
escrituras, ele mostra com palavras e ações a novidade do Reino de Deus
§ Ele veio dar pleno
cumprimento à profecia e às leis, e isso ele mostra nas suas decisões, ações e
pregações
§ Depois de afirmar isso,
ele apresentará uma série de casos nos quais evidencia o que significa pleno
cumprimento das escrituras
§ O
que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
§ Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
§ Leia atentamente esta
pequena catequese de Jesus, procurando entender exatamente e apenas aquilo que
está escrito
§ Você não tem a
impressão de que, com seu ensino e sua prática, Jesus estimula uma postura desobediente
e anárquica?
§ Você não acha que, por
outro lado, muitas pregações e práticas prendem Jesus à simples e inflexível
obediência às leis e costumes?
§ O que significa para
nós, hoje, levar a sério que Jesus cumpre e revela plenamente as escrituras anteriores
a ele?
§ Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
§ Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
§ Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
§ Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
§ Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
§ Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
§ Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
§ Reze pedindo a graça da
fidelidade criativa ao Evangelho e da coragem e da imaginação profética
(5)Contemple a vida
à luz da Palavra
§ Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
§ Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
§ Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
§ Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
§ Como ajudar nossas
famílias e comunidades a não apagarem a novidade desafiadora e revolucionária
da vida e da ação de Jesus?
(6)Retorne à vida
cotidiana
§ Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
§ Recite
a invocação: “Jesus, que mandas dar alimento a quem tem fome, fazei-nos compassivos
com eles, em teu nome!”
§ Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
§ Medite
e reze com a canção Paz na terra (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lAgmswgz0VU)
§ Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
§ Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Anotações sobre Mateus 5,17-19
Os evangelhos não
deixam dúvidas: aos olhos de grande parte dos seus contemporâneos, Jesus foi um
anarquista e agitador que estimulou à desobediência da lei religiosa e civil. A
liberdade experimentada por aqueles/as que se fizeram discípulos/as seus também
causou preocupações, até por causa do exagero de alguns. Daí a pergunta: Jesus
veio abolir a Lei?
Estamos na
primeira grande aula no processo de formação dos discípulos/as, que conhecemos
como “sermão da montanha”. É claro que a indicação de quem são os/as
“bem-aventurados/as”, os santos/as, os/as que agradam a Deus causou desconcerto
a muitos ouvintes. A intervenção de Jesus que estamos refletindo procura
colocar as coisas no seu devido lugar.
As citações
diretas das escrituras que podemos ler nos capítulos anteriores já poderiam ter
eliminado as dúvidas: tudo na vida de Jesus ocorre “para que se cumprisse a
Lei”. Mas então, Jesus seria um profeta judeu como todos os outros, ou um
simples reformador dos costumes? Nele só haveria continuidade, e nenhuma
ruptura, em relação ao judaísmo e aos hábitos sociais?
Jesus começa com
uma advertência: “Não pensem que eu vim abolir a Lei e os profetas!” Tanto uma
como a outra, continuam como uma espécie de “pedagogo” (como dirá São Paulo),
até que o Reino de Deus seja consumado, até que passem este velho sistema
social, cultural e religioso (“o céu e a terra”). E completa: “Eu vim para
cumprir plenamente” tanto a Lei como a Profecia. A prática dos escribas e
fariseus era parcial e imperfeita.
A expressão “em
verdade, em verdade, eu vos digo” é uma afirmação da autoridade de Jesus, que
se apresenta como o cumpridor do sentido profético da Lei, até então escondido
à maioria dos judeus. Ele se apresenta como a “chave” que nos abre o sentido
das escrituras. Elas devem ser lidas e revistas a partir daquilo que Jesus
viveu e ensinou. Desobedecendo as leis para atender as necessidades das pessoas
vulneráveis, Jesus se mostra um profeta, e manifesta o verdadeiro sentido e o
objetivo último da lei.
(Itacir Brassiani msf)
“Dai-lhes vós mesmos de comer!”
“Os pobres são as primeiras vítimas da subnutrição e da fome no mundo.
Ser pobre significa, quase sempre, ser mais facilmente provado pelos inúmeros
perigos que ameaçam a sobrevivência e ter menor resistência às enfermidades
físicas. No seio de uma população pobre, as
primeiras vítimas são sempre os indivíduos mais frágeis: crianças, mulheres
grávidas ou em período de amamentação, enfermos e pessoas idosas” (Bispos
do Brasil, Texto-base da Campanha da
Fraternidade 2023, § 44).
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário